Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor forma de utilizar o cabo da GPU? E a marca é boa?


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Hoje fiz um pequeno upgrade em meu setup. Porém surgiram algumas dúvidas sobre o mesmo.

 

1- Troquei minha fonte para uma Cooler Master GX850 80 Plus Gold. Gostaria de saber se a mesma é boa e se a marca é confiável.

2- Vi que na descrição de montagem da fonte estava indicando para usar dois cabos de alimentação para a placa de Vídeo sendo que antes eu utilizava apenas um. Visando isto deixei a GPU com dois cabos pcie distintos. Porém uma dúvida surgiu, estou usando dois cabos pcie de duas pontas sendo elas 2x 6+2. Há alguma diferença de uma uma ponta ou outra do cabo? Pergunto isso porque troquei de gabinete também para um lian li e ficou bem apertado meu setup e o cabo de alimentação da gpu fica prensado contra o vidro do gabinete. Então para dar uma pequena aliviada estou usando a ponta do cabo pcie da psu ao invés da primeira conexão do meio. Isto afeta em algo o setup?

 

ObS: Minha GPU é uma RTX 2070 Super Gaming X da MSI

 

Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Cooler Master é uma boa marca. O motivo de não ser normalmente recomendada é porque existem melhores, tanto em termos de qualidade quanto garantia maior.

 

No fim das contas, quem optou por uma Cooler Master em vez de uma XPG pode ter se saído melhor, só não tinha noção. rs

 

Para 99% das placas de vídeo, você pode usar um cabo com duas pontas PCI-E partindo da fonte, visto que o TDP é baixo e não sobrecarregará os fios.

 

Porém, não há por que diminuir a vida útil de um fio apenas, se você pode usar dois cabos separados. Além disso, esteticamente é muito mais agradável.

 

Eu uso dois cabos separados para alimentar a GTX 1080, que tem TDP de 230 W (segundo a página da ZOTAC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta man. Uma última dúvida, estou usando dois cabos de 6+2 pinos e minha placa tem uma entrada 6+8. Posso usar o segundo cabo de cada cabo para conectar na GPU? Meu receio é se ele entrega a mesma potência, performance e segurança. Segue o exemplo abaixo.

 

Ou seja estou usando o conector que está mais longe da conexão da fonte. Estou fazendo isso por uma questão estética e de espaço do gabinete.

images.jpeg

20230805_095617.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu não ignorei deliberadamente a sua pergunta, mas isso é algo que eu também não sei e fico me perguntando de vez em quando.

 

Pelo que pesquisei a respeito da sua fonte, tem um conjunto de cabos similar ao da minha:

 

2x cabos de alimentação com dois conectores PCI-E 6+2;

2x cabos de alimentação com um conector PCI-E 6+2.

 

A sua fonte veio incompleta?

 

Realmente não tem por que você estar utilizando dois cabos com dois conectores ao invés de dois de um ou um de dois.

 

O ideal seria utilizar dois cabos com um conector PCI-E 6+2, porque assim "degrada" os cabos por igual, repartindo a carga. 

 

Claro, se quiser utilizar um de dois conectores, também não há problema. As fabricantes de fontes não fariam cabos com dois conectores se não fosse o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!