Ir ao conteúdo

Alimentação do processador 8 pinos será suficiente ou irá faltar energia?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera

Seguinte, minha placa-mãe (B650 Aorus Pro AX) tem 8 + 4 pinos para alimentação do processador. Meu processador é um Ryzen 9 7950X. Minha fonte é uma thermaltake toughtpower 1200W GF3 PCIE 5.0 ATX 3.0. 

Na fonte, veio 2 cabos 8 pinos para alimentação do processador, mas minha placa-mãe tem apenas 8 + 4 (acho que a linha x670 da aorus vem com 8 + 8 na placa-mãe). De primeiro momento conectei apenas um conector de 8 pinos para alimentar o processador, já que na minha fonte não veio um de 4 pinos. Posso deixar assim mesmo ou o processador é muito forte para apenas 8 pinos e devo considerar comprar um adaptador 4 pinos para usar toda a alimentação que a placa-mãe disponibiliza?

Obs: montei o pc esses dias e ainda está sem windows, entrei na BIOS e aparentemente o processador está funcionando normalmente, temperatura na BIOS em torno de 38-40C com perfil EXPO ativado memória RAM a 6000mhz e processador em um clock base de 4.5-4.7ghz. Uso um water cooler pl360 flux da cooler master. 

Acredito que o Ryzen 9 7950X tem 170W de TDP, podendo subir mais. Não sei exatamente quanto entrega o conector de 8 pinos.

• Solução
Postado
51 minutos atrás, Alybonato disse:

Minha fonte é uma thermaltake toughtpower 1200W GF3 PCIE 5.0 ATX 3.0. 

Na fonte, veio 2 cabos 8 pinos para alimentação do processador, mas minha placa-mãe tem apenas 8 + 4 (acho que a linha x670 da aorus vem com 8 + 8 na placa-mãe).

Esses cabos "8 pinos" na realidade são 4 + 4. Você deveria conseguir separar e usar sem nenhum problema.

55 minutos atrás, Alybonato disse:

Posso deixar assim mesmo ou o processador é muito forte para apenas 8 pinos e devo considerar comprar um adaptador 4 pinos para usar toda a alimentação que a placa-mãe disponibiliza?

8+4 é placebo, o processador não vai consumir nem metade disso. Tecnicamente é melhor que você conecte, isso reduz marginalmente o consumo de energia... mas é um efeito imperceptível.

Postado
21 minutos atrás, StephyBR disse:

@Alybonato

Geralmente você pode separar esse cabo 8P (Na verdade ele é um 4+4)

Nossa, verdade, consegui separar, erro grotesto meu aqui kkkk... Acontece que quando conectei o 8 pinos no processador usei o 4 + 4 sem perceber a separação, aí o que sobrou na caixa de fato é 1 de 8 pinos que não tem como separar, mas tirando o que estava conectado no processador consegui separar, muito obrigado!

19 minutos atrás, Imakuni disse:

Esses cabos "8 pinos" na realidade são 4 + 4. Você deveria conseguir separar e usar sem nenhum problema.

8+4 é placebo, o processador não vai consumir nem metade disso. Tecnicamente é melhor que você conecte, isso reduz marginalmente o consumo de energia... mas é um efeito imperceptível.

Consegui separar, obrigado!

Você diz que nem mesmo o Ryzen 9 7950X de 16/32 com clock base de 4.5 e máximo de 5.7ghz não chega a consumir isso?

Postado
10 minutos atrás, Alybonato disse:

Você diz que nem mesmo o Ryzen 9 7950X de 16/32 com clock base de 4.5 e máximo de 5.7ghz não chega a consumir isso?

Só se usar nitrogênio / hélio líquido para resfriar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!