Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu servidor rodando Windows server 2019 (legalizado):

MB: ASRock X570 Phaton gaming 4

Memórias: Corsair 2x16Gb 2400 + 2x 8GB 2400)

Processador Ryzen 9 5900x

Fonte AeroCool 700W 80+ Bronze (montada por baixo)

Fans (todos 120mm): 2 dianteiros puxando ar para dentro, 2 superiores e 1 traseiro como exaustores.

Air Cooler: Rise Mode G800 - 6 heat pipes, 2 fans 90mm com 55 CFM empurrando o ar na direção do fan traseiro

Este servidor tem diversas funções e trabalha hoje com 89% de ocupação do processador. Sem alterações na BIOS, a temperatura do processador ficava entre 85ºC e 87ºC o tempo todo (bem próximo do máximo de 90ºC). Acho isso perigoso.

Fui na BIOS, e tirei o auto overclock, travei o clock em 4.0GHz mantendo o Vcore em 1.1V (que eu saiba é padrão). A temperatura baixou para a casa de 70ºC com a máquina estável já a quatro dias.

Como tenho zero experiência nisso, gostaria de saber se estou forçando o processador.

Postado

@Guilherme FW Xavier ,

 

Utilizo um AMD Ryzen 9 5900X também, mas com o Water Cooler Master MasterLiquid ML240L (R$ 364,99) https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2, ele fica em uma temperatura bem mais baixa, mesmo quando estou processando imagens de satélite usando quase 100% do CPU e da placa de vídeo.

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Postado

Ao contrário de um motor mecânico que precosa rodar dentro das specs ou explode, com o processador não tem esse problema. Se está estável, ótimo; se não, seu PC apresenta erros. Mas de qualquer forma, não há dano para o hardware.

 

No caso, assumindo que 1.1 seja a tensão que está rodando de fato (pode ser tanto mais quanto menos), eu chutaria que dá para coloca um pouco mais do que 4.0 de frequência. Já que você tem margem térmoca (70c é bastante confortável), você poderia tentar não capar tanto o seu processador.

Postado
4 horas atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Air Cooler: Rise Mode G800 - 6 heat pipes, 2 fans 90mm com 55 CFM empurrando o ar na direção do fan traseiro

... a temperatura do processador ficava entre 85ºC e 87ºC

 

Esse air cooler tem baixa qualidade/desempenho, é o mesmo GMRGB vendido Allii, que comparado com um DeepCool Gammaxx 400 V2 (4 heatpipes, fan de 120mm) teve desempenho inferior.

 

Coloca um WC de 240mm - de marcas tradicionais; que não terá mais problema com temperaturas altas, próximas do limite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!