Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para tarefas simples até 1.600 reais em 2023


Ir à solução Resolvido por Fe_leme,

Posts recomendados

Já entendo um pouco sobre hardwares, li cerca de 40 tópicos diferentes aqui no fórum sobre isso, mas não achei a resposta que procurava, então queria confirmar com a comunidade se vocês acham que fiz uma boa escolha nesse setup.

Resumindo, quero montar o PC para tarefas simples, comprando em lojas nacionais e quanto mais barato melhor, não ultrapassando a faixa de 1.600,00 reais (parcelado).

 

Antes de mais nada, meu pai tem um computador dos anos 2005 e ele sofre para abrir uma aba no navegador 😔
Então queria montar para ele um computador básico, bom para tarefas do dia a dia que envolvem várias abas no navegador, ver vídeos, acessar programas básicos como Libre Office e que rode jogos simples como Age of Empires II. Além disso quero que esse PC dure uns 6 anos nessas tarefas simples.

 

OBS: Não sei se o gabinete é adequado para as peças.
OBS²: Eu sei que a questão dos upgrades é importante, mas se isso comprometer o orçamento ele vai preferir a peça mais barata mesmo que a longo prazo não se sustente.

 

Tudo explicado, montei essa configuração na Terabyte e queria confirmar se não existe uma opção melhor para o que ele precisa (preço ou atualização da peça):

 

image.thumb.png.ddf3d9322fcf07c3b3f35f57b982e3dd.png

 

Memória DDR4 Kingston Fury Beast, 8GB, 3200Mhz, Black, KF432C16BB/8 (R$ 211,65)

KIT UPGRADE AMD placa-mãe BIOSTAR A320 AMD AM4 + PROCESSADOR AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (R$ 963,41)

SSD Gigabyte, 120GB, Sata III, Leitura 500MBs e Gravação 380MBs, GP-GSTFS31120GNTD (R$ 94,00)

Fonte Gigabyte P450B 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GP-P450B (R$ 258,71)

Gabinete PowerX 6503BK, Mini Tower, Black, mATX, Com Fan (R$ 117,53)

 

Obrigado pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fe_leme A escolha de gabinete é ruim, e a escolha de placa-mãe do kit upgrade também.

 

O ideal é pegar um gabinete que seja mais aberto, e não que seja nesse estilo gabinete forninho, isso ai vai ser ruim para as peças a longo prazo, ajudando a esquentar mais, e também esse ar quente vai para a fonte, o que não é ideal.

 

A fonte ficando em cima, dentro do gabinete, vai puxar todo o ar quente das peças e jogar nela, e isso não é uma boa opção, pois a fonte não é feita para servir de exaustor.

 

Dá para montar sim do jeito que está ai agora, mas eu recomendo que coloque alguns fans no gabinete para ajudar na refrigeração, tanto na entrada de ar quanto na saida também, e futuramente compra outro gabinete, pois tem muito modelo bom e barato, e que agora pode comprometer a compra final passando do limite estipulado.

 

 

Também recomendo que não use estabilizadores, se seu pai é das antigas talvez conheça esse item muito recomendado no passado por "técnicos" que acham que entende algo e no fim só querem o dinheiro dos outros.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho pegar um mini pc, como da beelink ou mesmo um tablet com teclado, esses dias o s6 lite estava nessa faixa de preço, redmi, xiaomi, lenovo tembaparelhos nessa faixa tb, nos chineses blackview ou doogee

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$816,92  30%de desconto | GenMachine-Mini PC Gamer Computer, Processador AMD Ryzen 3 4300U, Windows 10, 11, 2,7 GHz, até 3,7 GHz, DDR4, 32GB, Wifi6, HDMI, Novo
https://a.aliexpress.com/_mK59h42

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Elder Nauvirth, valeu pelo apoio

 

8 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

escolha de placa-mãe do kit upgrade também.

Você acha que a placa-mãe Biostar B450MHP com o Ryzen 3200G já é melhor?

 

8 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

O ideal é pegar um gabinete que seja mais aberto

Você diria para pegar um gabinete com a fonte embaixo e mais espaço para o ar dentro? tem recomendação até uns 160?

@Thiago Atanazio Obrigado pela contribuição.


Infelizmente tablets não se encaixam... Ele precisa de uma tela grande e mexe com programas como libre office. Além disso o mini pc é da Ali express, pode ser taxado e ele não quer comprar por lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Fe_leme disse:

Você acha que a placa-mãe Biostar B450MHP com o Ryzen 3200G já é melhor?

Não recomendo Biostar, já vi falando por aqui no fórum que não é boa marca.

 

Melhor opção é ASUS, Gigabyte, MSI ou ASRock, mas prefira pegar da ASUS que geralmente são melhores no mercado de placas-mãe.

 

48 minutos atrás, Fe_leme disse:

Você diria para pegar um gabinete com a fonte embaixo e mais espaço para o ar dentro? tem recomendação até uns 160?

Gabinete que permita colocar a fonte embaixo acaba sendo uma melhor opçaõ para permitir que a fonte pegue ar só para ela.

 

E também se tem melhor refrigeração das peças, nada vai ficar dando problemas, como travamentos e afins.

 

Os gabinetes que vi nessa faixa de preço:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23918/gabinete-gamer-ninja-saizo-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-sem-fan-g-gn-004m R$129 à vista, ou 151,76 parcelado

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23912/gabinete-gamer-ninja-kido-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-sem-fan-g-gn-003m R$129,90 à vista, ou 152,82 parcelado

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23373/gabinete-gamer-gamdias-aura-gc2-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-sem-fan R$149,90 à vista, ou 176,35 parcelado

 

Os 3 são boas opções em questões de refrigeração, bem aberto, e com o espaço adequado para a fonte.

 

Infelizmente no anuncio dos três diz que não acompanha os fans, mas isso é o de menos, um fan sem LED é barato, e também tem os fans que tem LED fixo, que também fica em uma boa faixa de preço.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15929/cooler-para-gabinete-t-dagger-120mm-led-red-t-tgf200-r coloca 2 na frente e 1 atrás, ou pelo menos 1 em na frente e 1 atrás para ajudar na refrigeração.

 

 

Caso seja você mesmo quem vá montar, o aspecto interno deverá ficar mais ou menos assim para uma melhor refrigeração:

Color-Coded-Cable-Management.png

 

Note que os cabos fica escondido, e a ideia que quero passar aqui é isso mesmo, esconder os cabos.

 

Sobre a refrigeração:

Phantom_410.jpg

 

Os gabinetes que recomendei tem espaço para fonte embaixo, então logo terá furação embaixo também, a fonte deverá ficar com o fan dela virado para baixo, em direção da furação, pois ela puxa o ar por ali.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada! R$816,92 

 

O problema é que comprando do Allii estes R$ 816,00 podem se tornar R$ 1.600,00 basta... "dar sorte".

 

T-Home (T'byte) para montar em casa, com placa-mãe mais decente -  R$ 1.637,69

 

Ryzen 3200G box com cooler - 499,00

Gigabyte A520M-K - 479,90

8GB DDR4 3200 MHz  - o ideal é dois pentes = 16Gb + R$ 149,90.

SSD WD Blue SN570 NVMe M.2, 250GB, Leitura 3300MBs e Gravação 1200MBs - 159,00

Fonte Gigabyte P450B 450W - 219,90

Gabinete Ninja Saizo, Mid tower, frente Mesh - 129,99

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth
Sobre a placa-mãe ok, vou seguir com uma mais confiável!

Em relação ao gabinete e ventilação, vou fazer como você recomendou mesmo! Vou pegar 3 fans e colocar no "Gabinete Gamer Ninja Saizo" por que esse parece mais fácil de limpar por ter menos detalhes na frente.

 

@1lokos Gostei bastante dessa opção, já tinha até visto no site, mas eu não tenho saldo para comprar à vista, vou até tentar ver no suporte da loja se não é possível fazer em algumas parcelas...

Também vi que tem um SSD mais barato NVMe ainda, você acha q é válido? SSD XPG SX6000 Lite 128GB, M.2 2280, Leitura 1800MBs e Gravação 600MBs


Conclusão por enquanto: Vou vendo se acho promoção com essas peças parceladas, mesmo que tenha q comprar de lojas diferentes e tal.

  • Ryzen 3200G box com cooler - 499,00
  • Gigabyte A520M-K - 479,90
  • 8GB DDR4 (vou decidir de acordo com preço)
  • SSD (vou decidir de acordo com preço)
  • Fonte Gigabyte P450B 450W - 219,90
  • Gabinete Ninja Saizo, Mid tower, frente Mesh - 129,99

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fe_leme @Fe_leme se você for da região de campinas sp,eu tô vendendo um Pc que acredito lhe servirá bem.

O kit e aplaca de vídeo eu usei,mas o restante é novo.

(X79 2620v2+16 GB DDR3+rx 550 4 GB usado por mais de um ano)os próximos itens são novos

Gabinete tdg combat+cooler RGB+2 ventoinhas na parte da frente do Pc+fonte 500W+SSD 1 TB+mouse

Tô vendendo por 1400

Se você importar o kit xeon e a placa de vídeo e não pagar taxa,comprar o restante das peças aqui no Brasil vai gastar uns 1300 1400 no mesmo Pc

Tô vendendo nesse valor pois vender o kit a placa de vídeo o pessoal tava querendo pagar 300 nos dois 

@Fe_leme não se é permitido isso no grupo,se não for peço desculpas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fe_leme disse:

Olá @Elder Nauvirth, valeu pelo apoio

 

Você acha que a placa-mãe Biostar B450MHP com o Ryzen 3200G já é melhor?

 

Você diria para pegar um gabinete com a fonte embaixo e mais espaço para o ar dentro? tem recomendação até uns 160?

@Thiago Atanazio Obrigado pela contribuição.


Infelizmente tablets não se encaixam... Ele precisa de uma tela grande e mexe com programas como libre office. Além disso o mini pc é da Ali express, pode ser taxado e ele não quer comprar por lá.

É que tenho tanto desktop como notebooks em casa, e a produtividade é maior com o tablet, tela de 10,4, tenho mais dois notes de 11 e um de 15", por mais que tenha SSD e use a hibernação para ligar e desligar, sempre é mais fácil usar o tablet para leitura, um teclado Bluetooth supre a digitação, uso as aplicacoes microsoft e google para planilhas, tb uso o tablet para monitor secundario com o spacedesk quando monto a bancada homeoffice, mas cada um com a sua regua, eu para essas ações simples prefiro tablet, ate mesmo acessar alguns cliente pelo rd client e anydesk estou usando mais o tablet, uso o desktop alem de jogos para rodar um banco de dados oracle, power bi, planilhas maiores, leitura de xml de vendas e repositório de arquivos

 

AliExpress, taxa de 82,5% mais ou menos caso seja taxado, em cima dos 800, sai uns 1500,porém existem essas maquinas no Brasil também 

 

Porém, nesse uso so office, estudo, acesso a banco, web, consumo de mídia, prefiro tablet, opinião pessoal

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Thiago Atanazio
Obrigado pela dica, mas eu tentei convencer ele e ele quer um PC com windows, bem simples porque é algo que ele já conhece.

 



A minha necessidade era pegar um computador mais fraco (que não trave nas tarefas diárias) que parcelado fique próximo de 1300 no mundo ideal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fe_leme entendo, ja tive o mesmo caso em casa, minha mãe queria um notebook e sugeri um ipad, apos 3 anos, o notebook esta encostado e ela usa o celular 

 

Se for algo que não pensa em melhorar no futuro, vai atender por uns 4 anos nessa necessidade

 

Ryzen 3 2200g ou 3200g usados, olx encontra mais fácil, 200 e 350 reais repectivamente

placa-mãe a320m, na faixa de 300,00

Se for pegar novo procusra o 4600g na faixa de 600

memória mancer na pichau 8gb de 118,00

Fonte mancer 400w de 210,00

HD 480gb SSD sata de 240 na faixade 130

Gabinete tgt jester de 110 ( acho que ele não vai gostar dos fans, deve ter outro na mesma faixa ou retira os fans) 

Compra tudo na pichau, a maioria dessas pecas sao marca propria deles, por isso o bom custo/benefício e paga um so frete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

AliExpress, taxa de 82,5%essoal

 

92,77% - no cálculo do ICMS é incluido o valor calculado do ICMS na base de cálculo para aplicação dos 17%, o "por dentro" ou seja, imposto sobre imposto.

 

Aplicada a mesma regra, compras de até 50 dólares pagarãomais 20,48% - que são os 17% do ICMS incluídos na base de cálculo dos 17%.

 

Valores que pode conferir na calculadora do Tributado.net ou na do G1 - que não é detalhada como a do Tributado; mas fácil de visualizar a taxa final, simulando uma compra de 100 dólares.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-home-amd-Ryzen-5-4600g-8gb-DDR4-HD-500gb-33767

 

Processador1 x Processador AMD Ryzen 5 4600G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.2GHz Turbo), Cache 11MB, AM4, 100-100000147BOXPlaca mãe1 x placa-mãe Mancer A320M-DA, DDR4, Socket AM4, M-ATX, Chipset AMD A320, MCR-A320M-DAMemória1 x memória Mancer Banshee, 8GB, (1x8GB), DDR4, 2666MHz, C19, Preta, MCR-BSH8-2666Armazenamento1 x HD WD Blue 500GB 3.5" Sata III 6GB/s, WD5000AAKXFonte1 x Fonte TGT Tomahawk 500W Preto, TMWK500Gabinete1 x Gabinete TGT G260F, Mid-Tower, Lateral de Vidro, Com 1 Fan, Preto, TGT-G260F-BK01Cabo HDMI1 x Cabo HDMI Pichau 1.8m, 5001-1ACabo De Força1 x Cabo de Força TGT Pichau 1.2m, 3 Pinos, Vermelho, PG-PWC-RD01-TGTKit Teclado e Mouse1 x Kit Teclado e Mouse Office TGT GR100 V2, ABNT2, 1200DPI, Preto, TGT-GR100-BK02

 

processador R5 4600G vai garantir uso por um loooongo tempo, e ainda vai rodar alguns jogos na placa integrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Fe_leme disse:


@Thiago Atanazio

Infelizmente também está acima do orçamento

Parece que a melhor opção pro meu caso é comprar um pc usado ou esperar uma promoção de peças baratas.

 

Aqui ainda uso hoje um velho 775 com 4GB de RAM DDR2 e HD SATA com Body Linux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

mas fala ai o valor dentro do orçamento que vejo aqui outra opcao


Tava querendo ver se conseguia a 1300 parcelado, mas na pichau acabou o estoque do Ryzen 3 3200G
 

 

49 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

compra as pecas em separado desse pc da pichau, menos o processador, 


Acho que vou fazer isso mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...