Ir ao conteúdo

Acho que meu SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe está travando

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Acho que meu SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s está com defeito. O meu PC congelou, desliguei e liguei de novo e o PC foi direto pra BIOS e o NVMe não apareceu na ordem de BOOT. Desliguei mais uma vez e ele ligou normal e foi pro sistema. O NVMe está instalado normalmente, com a rosquinha e o parafuso ou será que não está conectado corretamente? Ainda bem que está na garantia. Vou ter que trocar de NVMe e formatar de novo?

Meu sistema:

-processador AMD Ryzen 5 5500 

-placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-placa de vídeo Sapphire AMD Radeon RX 550 Pulse 4GB, GDDR5

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

-cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm

-fonte XPG Pylon 450 W 80 Plus Bronze

-gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

• Moderador
Postado

@Ginke Eu tenho um programa chamado Crystal Disk Info que avalia a saúde do SSD/HDD do sistema, dá uma testada e vê se o programa dá algum alerta a respeito da integridade do SSD. Se achar conveniente envia um print do que o CDI mostrar.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Ginke Se o SSD não veio com dissipador, eu imagino que ele não precise de um. Nada de errado com a temperatura e pelo menos o Crystal Disk diz que tá 100%, e considerando que é novo deve tá mesmo. Eu não acho que o problema seja o seu SSD. Eu já tive problemas com meu computador, com congelamentos aleatórios que me forçavam a reiniciar ou desligar pelos botões do gabinete mesmo, meio que se resolveu "sozinho", porque eu nem lembro exatamente o que eu fiz que resolveu. Por via das dúvidas você pode sempre dar uma reinstalada nos componentes do computador, o SSD, a GPU (inclusive no meu caso, às vezes os problemas de congelamento era por causa de encaixe ruim da placa de vídeo no riser cable, eu fui mexendo naquele trem, desencaixando e encaixando até que um dia parou de acontecer).

Sobre o SSD não aparecer na ordem de boot da BIOS, pode ter sido um bug isolado, se depois deu pra ligar e entrar no sistema tranquilamente eu acredito que ele não esteja com defeito. Na próxima vez que ligar o PC vai na BIOS e checa se esse problema de não aparecer lá permanece.

Você pode rodar alguns testes de performance do SSD pra ver se sob estresse ele tá conseguindo entregar o que promete e se ele do nada esquenta demais. Se o problema do congelamento começou logo depois de instalar esse SSD talvez valha a pena acionar a garantia, depois de tentar outros métodos. Computador às vezes parece ter vontade própria, problemas podem sumir tão "do nada" quanto apareceram.

Tenta manter tudo atualizado, drivers, sistema operacional etc. E eu não sei como você fez pra instalar o SO, se foi mediante migração de um drive pra outro e pá, eu sempre acho melhor uma instalação limpa do zero, pra reduzir as chances de ter algum problema.

• Amei 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Ginke Hum, no meu caso tudo parava de funcionar também, só que a tela ficava preta, não sei se é o seu caso. Se você checar que a GPU tá encaixada certinha e tal, então vai ver o problema é com o SSD mesmo, já que começou depois de instalar o SSD. Vai ver deu uma leve "corrompida" no sistema operacional. É chato ter que fazer isso, mas talvez seja ideal formatar o PC, fazer uma instalação limpa do SO e se ainda assim persistir o problema, acionar a garantia. Eu esperava que alguém mais conhecido fosse ajudar por aqui, eu só tenho um pouco de conhecimento baseado em experiência pessoal.

Acho que nessas situações dá pra tentar ir descobrindo a origem do problema por eliminação. Se você ainda tem o drive antigo que tinha antes do SSD, pode tentar usar o PC só com ele, sem o SSD. Se os congelamentos continuarem já vai saber que a culpa não é do SSD.

Se seu processador tivesse gráficos integrados também poderia testar sem a placa de vídeo dedicada, mas não é o caso.

Fica esperto com as memórias também, enfim vê se tudo tá encaixado bonitinho na placa-mãe. Dependendo a paciência que você tiver pode ligar com um pente de memória de cada vez e ver se algo muda. Se tudo tiver nos conformes, o problema deve então ser com o SO ou algum problema físico no SSD.

E eu duvido que seja a fonte, porque ela me parece ser de qualidade e adequada pro seu setup, mas por desencargo de consciência eu checaria o PC inteiro, vê se tá tudo bem arrumado antes de sair formatando qualquer coisa ou acionando garantia.

• Amei 1
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 12/08/2023 às 18:46, Ginke disse:

Acho que meu SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s está com defeito. O meu PC congelou, desliguei e liguei de novo e o PC foi direto pra BIOS e o NVMe não apareceu na ordem de BOOT. Desliguei mais uma vez e ele ligou normal e foi pro sistema. O NVMe está instalado normalmente, com a rosquinha e o parafuso ou será que não está conectado corretamente? Ainda bem que está na garantia. Vou ter que trocar de NVMe e formatar de novo?

Meu sistema:

-processador AMD Ryzen 5 5500 

-placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-placa de vídeo Sapphire AMD Radeon RX 550 Pulse 4GB, GDDR5

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

-cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm

-fonte XPG Pylon 450 W 80 Plus Bronze

-gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

Resolveu?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!