Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde!

Gostaria de uma avaliação para essa configuração de entrada, ano que vem vou colocar uma RTX 3060, por enquanto será essa. Gostaria de mais avaliações, se há algo errado, algo incompatível, etc. Adianto que sei sobre o SSD NVMe ser PCIe 3.0 e a placa-mãe ser PCIe 4.0.

CPU: AMD Ryzen 7 5700G | Air Cooler Redragon Thor
Placa-Mãe Aorus Elite B550M Gigabyte
memória RAM 2x8GB XPG GAMMIX D10 3200MHz
SSD NVMe 128GB Gigabyte PCIe 3.0 (para o Windows)
SSD SATA 480GB Kingston (para os jogos)
Fonte Mancer Thunder 500W
Gabinete Gamer Superframe Flow

Essa fonte aguentará uma RTX 3060 com folga?

Postado
4 minutos atrás, Karllus E disse:

Air Cooler Redragon Thor

Pega um AG400/AK400 que são melhores, custam menos e o FAN não fica em cima da memória.

(o AK400 é mais silencioso que o AG400, a diferença é apenas nisso)

5 minutos atrás, Karllus E disse:

Essa fonte aguentará uma RTX 3060 com folga?

Sim.

• Moderador
Postado

@Karllus E Olá amigo, tudo bem?

É uma boa configuração, com bom custo-benefício e vai combinar bem com a RTX 3060 quando adquiri-la.

Meu único apontamento é em relação ao armazenamento, não sei se já possui esses dois SSDs ou está pensando em adquirir agora, caso seja a segunda opção, eu faria diferente e investiria em um único NVMe de 1 TB para atender todas as duas demandas, recomendo o SSD NVMe Kingston NV2 1TB, que apresenta o melhor custo-benefício do mercado atual. E ainda vai ficar com um slot vago para no futuro adicionar mais um NVMe se for necessário!

Sobre a questão do PCIe 3.0 do SSD, não há problema quanto a isso, pois a Gigabyte B550M Aorus Elite tem duas conexões M.2 NVMe, uma 3.0 e outra 4.0 , mas mesmo que só tivesse uma, seria compatível, pois há a tecnologia da retro compatibilidade e um SSD 3.0 funciona em uma conexão 4.0 e vice-versa.

Espero ajudar de alguma forma,

Abraços!

• Curtir 1
  • Solução
Postado
25 minutos atrás, Karllus E disse:

Gostaria de uma avaliação para essa configuração de entrada, ano que vem vou colocar uma RTX 3060, por enquanto será essa. Gostaria de mais avaliações, se há algo errado, algo incompatível, etc. Adianto que sei sobre o SSD NVMe ser PCIe 3.0 e a placa-mãe ser PCIe 4.0.

Jogue fora esse SSD de 128gb, eles não servem para nada hoje em dia. Se já tiver, okay, use, mas se não, não desperdice seu dinheiro comprando.

Fora isso, pegue o 5600 normal e use a grana economizada com o 5700g para comprar uma placa de vídeo simples. No caso, uma GTX 1050, que você acha na casa dos ~370R$. O PC vai ficar bem melhor assim, tanto agora como na hora de trocar a placa de vídeo.

Ah, e por falar em placa de vídeo, não pegue a 3060. Uma RX6600xt tem mesmo preço e é mais potente, ou você pode economizar um valor considerável e ir na RX6600 sacrificando pouca coisa no desempenho.

• Curtir 2
Postado

@Kohari Você acha que iria atrapalhar no desempenho das memórias se ficasse em cima delas? Pois esse air cooler eu já comprei ele, e foi mais pelo design dele mesmo.

@guilherme_dr Os armazenamentos eu pensei o seguinte, optei por usar dois para separar os games do local onde ficaria armazenamento o sistema, não sei se causaria lentidão ou algo do tipo, então optei um de 128GB apenas pro Windows e outro apenas para os jogos, evitando uma possível lentidão.

@Imakuni  Eu me interessei pelo Ryzen 7 5700G pelo poder de processamento dele, não irei usar apenas para jogos, vou jogar também, mas não será apenas para isso. Então, você recomenda um Ryzen 5 5500/5600 com uma GTX 1650?

• Moderador
Postado
7 minutos atrás, Karllus E disse:

Os armazenamentos eu pensei o seguinte, optei por usar dois para separar os games do local onde ficaria armazenamento o sistema, não sei se causaria lentidão ou algo do tipo, então optei um de 128GB apenas pro Windows e outro apenas para os jogos, evitando uma possível lentidão.

Não vai haver lentidão por ter o SO instalado no mesmo SSD que utiliza para armazenamento de modo geral, pode ficar tranquilo, como eu disse, a melhor opção para você é adquirir apenas um SSD de 1TB, além de possivelmente economizar pois os dois SSDs podem custar mais do que apenas o NV2 da Kingston, vai terminar com menos espaço de armazenamento.

Quanto a substituição para o R5 5600, comentada pelo Imakuni, é legal mesmo, visando economizar um pouco no CPU e ter uma grana para oder usar na GPU, mas particularmente, não gastaria com uma placa de vídeo "mais fraca" de modo temporário, guarde o dinheiro necessário e já invista na RTX 3060 ou então na RX6600 que é melhor mesmo. (Minha opinião)

Abraços!

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Karllus E disse:

Gostaria de uma avaliação para essa configuração de entrada, ano que vem vou colocar uma RTX 3060, por enquanto será essa.

Pode ser mesmo, mas acontece que como a tecnologia evolui tão rápido, pode surgir as outras opções bem melhores de placa de vídeo do que isso. Mas pegar uma configuração sem GPU dedicada e deixar para comprar a GPU dedicada para depois não é uma ideia tão ruim.

1 hora atrás, Karllus E disse:

SSD NVMe 128GB Gigabyte PCIe 3.0 (para o Windows)
SSD SATA 480GB Kingston (para os jogos)

Eu compraria apenas Kingston NV2 1TB M.2 NVMe para ambos Windows e jogos, acho bem melhor assim. Além de fato de que o 128GB de armazenamento é muito pouco hoje em dia.

Fonte Mancer Thunder 500W

É uma fonte bem OK. Mas existem tantas opções bem melhores das fontes. Tem NZXT C650 Gold, ela está mais em conta para fonte 80 Plus Gold, possui um projeto bem melhor e é fonte modular, além de ter uns maravilhosos 10 anos de garantia.

Gabinete Gamer Superframe Flow

Não sei muito bem sobre esse modelo. Mas recomendo o Montech AIR 100.

5 minutos atrás, Karllus E disse:

@guilherme_dr Então, relativamente, um Ryzen sem vídeo integrado teria mais desempenho que um modelo com gráfico integrado?

Sim, teria. Porque o Ryzen com vídeo integrado possui um cache reduzido para dar um espaço para desempenho do vídeo integrado. Mas a diferença de performance de CPU pode ser menor, então eu não me preocuparia com isso especialmente se tiver montando o PC sem GPU dedicada.

Postado
30 minutos atrás, Karllus E disse:

Você acha que iria atrapalhar no desempenho das memórias se ficasse em cima delas? Pois esse air cooler eu já comprei ele, e foi mais pelo design dele mesmo.

O Redragon Thor não fica em cima da memória, o problema mesmo seria se os heatpipes atrapalhassem de colocar uma memória naquele slot.

Postado
38 minutos atrás, Karllus E disse:

@Imakuni  Eu me interessei pelo Ryzen 7 5700G pelo poder de processamento dele, não irei usar apenas para jogos, vou jogar também, mas não será apenas para isso.

O problema do 5700g é que o desempenho dele não é tão alto. Realmente é melhor que o 5600, mas não é equivalente ao 5700x, seria algo mais no meio.

39 minutos atrás, Karllus E disse:

Então, você recomenda um Ryzen 5 5500/5600 com uma GTX 1650?

Se quiser investir mais grana para ir na 1650, pode ser. Mas eu tinha sugerido a 1050 que é consideravalmente mais barata, já que você próprio pretende só usar como quebra galho.

15 minutos atrás, Karllus E disse:

@guilherme_dr Então, relativamente, um Ryzen sem vídeo integrado teria mais desempenho que um modelo com gráfico integrado?

Não necessariamente. Mas no caso do 5600g / 5700g, sim, eles tem menos desempenho que as versões normais.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
21 minutos atrás, Karllus E disse:

Então, relativamente, um Ryzen sem vídeo integrado teria mais desempenho que um modelo com gráfico integrado?

Já lhe responderam isso, mas quero aproveitar para salientar que eu faria essa substituição (5700G por 5600) visando economia, já que em desempenho quase não há diferença, mas no bolso há, dá para encontrar facilmente o 5600 por menos de 900,00 reais.

Abraços!

• Curtir 1
Postado

Complementando sobre o Ryzen 5600 x 5700G: o desempenho em jogos do Ryzen 5600 é melhor, no geral, principalmente em multitarefas, o Ryzen 5700G é um pouco melhor, mas pela diferença de preço dos dois, o 5700g não compensa.

image.png.0c3f0a69f3da16879a811f2ac2a54518.png

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, Karllus E disse:

E tem diferença entre o Ryzen 5 5500 e o 5600? São a mesma coisa?

Tem sim, o Ryzen 5500 tem o mesmo desempenho do Ryzen 3600, basta procurar pelo 3600 no gráfico acima. E outra, o Ryzen 5600x do gráfico tem praticamente o mesmo desempenho do Ryzen 5600 sem x.

Postado
2 minutos atrás, Karllus E disse:

@Kohari E tem diferença entre o Ryzen 5 5500 e o 5600? São a mesma coisa?

Sim, o Ryzen 5 5500 possui um desempenho levemente inferior que 5600, já que ele é o Ryzen 5 5600G sem iGPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!