Ir ao conteúdo

Processador Ryzen 5 3600x vs Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por gMelendez,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou pretendendo montar um computador e já tenho: 

-windows 10

-m2 WD Green SN350 1TB

-memória Viper 2 x 8gigas A2+B2 (valeu pela dica clube do hardware!), single channel, xpg, 3200;

-placa-mãe ASUS TUF GAMING, B550M-plus; 

-fonte Corsair CX 650W;

-gabinete Gamer 6 coolers (com tela em cima e em baixo),

-placa de vídeo Soyo RX580 2048SP,

-monitor LG 24mp400B,

-processador*?

*Qual processador devo usar? Ryzen 5 3600X ou Ryzen 5 5600 ?

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...", estou muito na dúvida e não sei o que fazer...como vi os 2 com preços bons aqui perto de casa, fiquei de olho e na dúvida. Cada um diz uma coisa. E achei estranho um com código inferior sendo melhor e mais barato! como isso?

Obs: Vou usar para jogos medianos(estratégias) e trabalhos de planilhas e texto, por favor me ajudem a solucionar esse problema.

Postado

5 5600 sem sombra de dúvidas é melhor em todos os aspectos. mas ai vai de qual você quer pelo preco q está disposto pagar e qual placa vai querer no futuro, porque com essa "rx 580" os 2 n fazem diferenca nenhuma em jogos, só em aplicacoes que irao utilizar apenas processador que você verá a diferenca.

27 minutos atrás, Vale cupom disse:

Depende com o que você quer usar o pc, e quanto está disposto a pagar, e se irá trocar de placa em um futuro próximo (3 anos) 

28 minutos atrás, Vale cupom disse:

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...",

Só se for Ryzen 7 1700, ou talvez um Ryzen 7 2700. esse negócio de dizer q X Ryzen 5 é melhor q y Ryzen 7 é meio babozeira. sempre depende da geração. e dependendo da geração o processador é podre.

exemplo.

um i5 6400 é melhor q i7. 

só se for o i7 860 e talvez de 2 geração sla. mas você entendeu o ponto.

Postado
55 minutos atrás, Vale cupom disse:

Depende do bolso. Mas considerando o nível do resto da máquina (em particular a placa-mãe), eu acho que não faz sentido economizar esses 300 R$. Pegue o 5600 direto, você acha nos ~650 com um pouco de esforço.

55 minutos atrás, Vale cupom disse:

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...", estou muito na dúvida e não sei o que fazer...como vi os 2 com preços bons aqui perto de casa, fiquei de olho e na dúvida. Cada um diz uma coisa. E achei estranho um com código inferior sendo melhor e mais barato! como isso?

Pois é né cara... que bom que você tem bom senso de perceber que "3600 > 5600" é abobrinha. A única coisa em que ele é melhor é o preço, mas de resto, não tem nem dúvida.

• Curtir 1
Postado

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor! eu rodei os sites e queria entender o porque o Rz 3600X tá ganhando! sinistro...até no forum aqui em um debate disseram que tem esse Rz 5 3600X, o cara disse de boca cheia e o da garota era um Rz 7 , parecia até que ele estava de ferrari e ela de fusca...coitada(era o debate de memória RAM, o pc não funcionava, vou achar e por aqui...). foi sinistro...recente 2023!

26 minutos atrás, Vale cupom disse:

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor! eu rodei os sites e queria entender o porque o Rz 3600X tá ganhando! sinistro...até no forum aqui em um debate disseram que tem esse Rz 5 3600X, o cara disse de boca cheia e o da garota era um Rz 7 , parecia até que ele estava de ferrari e ela de fusca...coitada(era o debate de memória RAM, o pc não funcionava, vou achar e por aqui...). foi sinistro...recente 2023! achei ele um pouco, assim...convencido da máquina que tinha citado, e da garota melhor...ai fiquei mais confuso ainda, eu tenho dinheiro para o Rz 5 5600 achei ok para jogos e trabalhos planilhas e texto com fotos, mas não entendi a dele, com Rz 3 3600X??? 

4 horas atrás, gMelendez disse:

5 5600 sem sombra de dúvidas é melhor em todos os aspectos. mas ai vai de qual você quer pelo preco q está disposto pagar e qual placa vai querer no futuro, porque com essa "rx 580" os 2 n fazem diferenca nenhuma em jogos, só em aplicacoes que irao utilizar apenas processador que você verá a diferenca.

Depende com o que você quer usar o pc, e quanto está disposto a pagar, e se irá trocar de placa em um futuro próximo (3 anos) 

Só se for Ryzen 7 1700, ou talvez um Ryzen 7 2700. esse negócio de dizer q X Ryzen 5 é melhor q y Ryzen 7 é meio babozeira. sempre depende da geração. e dependendo da geração o processador é podre.

exemplo.

um i5 6400 é melhor q i7. 

só se for o i7 860 e talvez de 2 geração sla. mas você entendeu o ponto.

4 horas atrás, Imakuni disse:

Depende do bolso. Mas considerando o nível do resto da máquina (em particular a placa-mãe), eu acho que não faz sentido economizar esses 300 R$. Pegue o 5600 direto, você acha nos ~650 com um pouco de esforço.

Pois é né cara... que bom que você tem bom senso de perceber que "3600 > 5600" é abobrinha. A única coisa em que ele é melhor é o preço, mas de resto, não tem nem dúvida.

ok ...seguirei o conselho dos dois! vou ignorar esse cara da memória que Glorificou muito o pc dele! Rz3600x e desmereceu o da garota coitada (que nem funcionou), e irei de Rz 5 5600 e no Box! obrigado a ambos!! Amanhã mesmo já compro e digo o resultado.

Postado

Ryzen 2600, 3600, 5600 - e suas variações com X; são gerações diferentes do mesmo processador 6/12 - 3/32 L2/L3 cache.

As versões X (3600X, 5600X) tem clock um pouco maior e só.

Por ser mais antigo o 3600X tem um TDP - consumo; mais alto,  95W contra 65W do 5600/5600X.

Então não tem como um CPU da geração anterior do mesmo modelo (6/12) ter desempenho melhor que o da atual.

19 minutos atrás, Vale cupom disse:

Rz 5 3600X... Rz 7 

Que Ryzen 7? Nesse caso a comparação é entre dois processadores diferentes, 6/12 vs 8/16.

Mas se o R7 for, por exemplo,  um Ryzen 7 2700, nesse caso o 3600X que é de geração mais atual leva vantagem, mesmo sendo 6/12, para o usuário comum os núcleos/threads que o 2700 tem a mais (2/4) não fazem diferença.

Mesmo comparando CPUs diferentes (R5 e R7)  de mesma geração, ex. Ryzen 5 5600 (6/12) e Ryzen 7 5700X (8/16) para o usuário comum a diferença de desempenho a mais do 5700X é praticamente simbólica, nem justifica o custo a mais, só vai fazer alguma diferença com VGA "high end". 

5600-vs-5700-X.jpg

Postado
6 horas atrás, 1lokos disse:

Ryzen 2600, 3600, 5600 - e suas variações com X; são gerações diferentes do mesmo processador 6/12 - 3/32 L2/L3 cache.

As versões X (3600X, 5600X) tem clock um pouco maior e só.

Por ser mais antigo o 3600X tem um TDP - consumo; mais alto,  95W contra 65W do 5600/5600X.

Então não tem como um CPU da geração anterior do mesmo modelo (6/12) ter desempenho melhor que o da atual.

Que Ryzen 7? Nesse caso a comparação é entre dois processadores diferentes, 6/12 vs 8/16.

Mas se o R7 for, por exemplo,  um Ryzen 7 2700, nesse caso o 3600X que é de geração mais atual leva vantagem, mesmo sendo 6/12, para o usuário comum os núcleos/threads que o 2700 tem a mais (2/4) não fazem diferença.

Mesmo comparando CPUs diferentes (R5 e R7)  de mesma geração, ex. Ryzen 5 5600 (6/12) e Ryzen 7 5700X (8/16) para o usuário comum a diferença de desempenho a mais do 5700X é praticamente simbólica, nem justifica o custo a mais, só vai fazer alguma diferença com VGA "high end". 

5600-vs-5700-X.jpg

Ok valeu show! Entendi. Puxa esse cara aí de cima(Francisco), nos comentários postou RZ 3 3600X como se fosse algo assim...de outro mundo! Só confundiu! "O dela:AMD Ryzen 7 3800X"... Mas já entendi e amanhã vou pegar esse Rz 5 5600 ok obrigado. 👍 testando coloco aqui ok .

Postado

Acabei comprando o Rz 5 5600 box! Novo! Montei, configurei (conforme as orientações de todos), foguete! Windows 10 atualizou bastante, mas ficou muito bom, rápido pacas! obrigado a todos. Ligou de 1a!  

• Curtir 1
  • Solução
Postado
11 horas atrás, Vale cupom disse:

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor!  3600

Ainda bem q tu sabe desse site, é a melhor coisa aq no rj pprt. 5 3600 por 420 reais

1 hora atrás, Vale cupom disse:

Acabei comprando o Rz 5 5600 box! Novo! Montei, configurei (conforme as orientações de todos), foguete! Windows 10 atualizou bastante, mas ficou muito bom, rápido pacas! obrigado a todos. Ligou de 1a!  

dps só pensar em atualizar essa placa ai. se puder. a 5 5600 aguenta placa mid range atuais fortes.

Postado
Em 15/08/2023 às 22:08, gMelendez disse:

Ainda bem q tu sabe desse site, é a melhor coisa aq no rj pprt. 5 3600 por 420 reais

dps só pensar em atualizar essa placa ai. se puder. a 5 5600 aguenta placa mid range atuais fortes.

olá, ok vou ver essa placa, mas veja meu plano B: já estou juntando para uma atualização, bem mais p frente, em um futuro não muito distante, Ryzen 7 7700 com Mid Range ou outra que sair aqui  nos foruns, a sim...aqui é referência em sites de informações, dica e ajuda, o Boa dica é referência em material e acessórios. Minha esposa montou 2 pcs vendo aqui no Clube e comprando no Boa! obs. e não entendia nada de nada rsrsrs...eu indiquei os dois p ela e ela conseguiu sózinha(com ajuda de vcs...claro). 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...