Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Ryzen 5 3600x vs Ryzen 5 5600


Ir à solução Resolvido por gMelendez,

Posts recomendados

Bom dia, estou pretendendo montar um computador e já tenho: 

-windows 10

-m2 WD Green SN350 1TB

-memória Viper 2 x 8gigas A2+B2 (valeu pela dica clube do hardware!), single channel, xpg, 3200;

-placa-mãe ASUS TUF GAMING, B550M-plus; 

-fonte Corsair CX 650W;

-gabinete Gamer 6 coolers (com tela em cima e em baixo),

-placa de vídeo Soyo RX580 2048SP,

-monitor LG 24mp400B,

-processador*?

 

*Qual processador devo usar? Ryzen 5 3600X ou Ryzen 5 5600 ?

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...", estou muito na dúvida e não sei o que fazer...como vi os 2 com preços bons aqui perto de casa, fiquei de olho e na dúvida. Cada um diz uma coisa. E achei estranho um com código inferior sendo melhor e mais barato! como isso?

Obs: Vou usar para jogos medianos(estratégias) e trabalhos de planilhas e texto, por favor me ajudem a solucionar esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 5600 sem sombra de dúvidas é melhor em todos os aspectos. mas ai vai de qual você quer pelo preco q está disposto pagar e qual placa vai querer no futuro, porque com essa "rx 580" os 2 n fazem diferenca nenhuma em jogos, só em aplicacoes que irao utilizar apenas processador que você verá a diferenca.

27 minutos atrás, Vale cupom disse:

*Qual processador devo usar? Ryzen 5 3600X ou Ryzen 5 5600 ?

Depende com o que você quer usar o pc, e quanto está disposto a pagar, e se irá trocar de placa em um futuro próximo (3 anos) 

28 minutos atrás, Vale cupom disse:

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...",

Só se for Ryzen 7 1700, ou talvez um Ryzen 7 2700. esse negócio de dizer q X Ryzen 5 é melhor q y Ryzen 7 é meio babozeira. sempre depende da geração. e dependendo da geração o processador é podre.

exemplo.

um i5 6400 é melhor q i7. 

só se for o i7 860 e talvez de 2 geração sla. mas você entendeu o ponto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Vale cupom disse:

*Qual processador devo usar? Ryzen 5 3600X ou Ryzen 5 5600 ?

Depende do bolso. Mas considerando o nível do resto da máquina (em particular a placa-mãe), eu acho que não faz sentido economizar esses 300 R$. Pegue o 5600 direto, você acha nos ~650 com um pouco de esforço.

 

55 minutos atrás, Vale cupom disse:

Pergunto pois ouvir dizer que: "...Ryzen 5 3600X é superior até mesmo que o Ryzen 5 5600X e alguns Ryzen 7...", estou muito na dúvida e não sei o que fazer...como vi os 2 com preços bons aqui perto de casa, fiquei de olho e na dúvida. Cada um diz uma coisa. E achei estranho um com código inferior sendo melhor e mais barato! como isso?

Pois é né cara... que bom que você tem bom senso de perceber que "3600 > 5600" é abobrinha. A única coisa em que ele é melhor é o preço, mas de resto, não tem nem dúvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor! eu rodei os sites e queria entender o porque o Rz 3600X tá ganhando! sinistro...até no forum aqui em um debate disseram que tem esse Rz 5 3600X, o cara disse de boca cheia e o da garota era um Rz 7 , parecia até que ele estava de ferrari e ela de fusca...coitada(era o debate de memória RAM, o pc não funcionava, vou achar e por aqui...). foi sinistro...recente 2023!

 

26 minutos atrás, Vale cupom disse:

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor! eu rodei os sites e queria entender o porque o Rz 3600X tá ganhando! sinistro...até no forum aqui em um debate disseram que tem esse Rz 5 3600X, o cara disse de boca cheia e o da garota era um Rz 7 , parecia até que ele estava de ferrari e ela de fusca...coitada(era o debate de memória RAM, o pc não funcionava, vou achar e por aqui...). foi sinistro...recente 2023! achei ele um pouco, assim...convencido da máquina que tinha citado, e da garota melhor...ai fiquei mais confuso ainda, eu tenho dinheiro para o Rz 5 5600 achei ok para jogos e trabalhos planilhas e texto com fotos, mas não entendi a dele, com Rz 3 3600X??? 

 

 

4 horas atrás, gMelendez disse:

5 5600 sem sombra de dúvidas é melhor em todos os aspectos. mas ai vai de qual você quer pelo preco q está disposto pagar e qual placa vai querer no futuro, porque com essa "rx 580" os 2 n fazem diferenca nenhuma em jogos, só em aplicacoes que irao utilizar apenas processador que você verá a diferenca.

Depende com o que você quer usar o pc, e quanto está disposto a pagar, e se irá trocar de placa em um futuro próximo (3 anos) 

Só se for Ryzen 7 1700, ou talvez um Ryzen 7 2700. esse negócio de dizer q X Ryzen 5 é melhor q y Ryzen 7 é meio babozeira. sempre depende da geração. e dependendo da geração o processador é podre.

exemplo.

um i5 6400 é melhor q i7. 

só se for o i7 860 e talvez de 2 geração sla. mas você entendeu o ponto.

 

 

4 horas atrás, Imakuni disse:

Depende do bolso. Mas considerando o nível do resto da máquina (em particular a placa-mãe), eu acho que não faz sentido economizar esses 300 R$. Pegue o 5600 direto, você acha nos ~650 com um pouco de esforço.

 

Pois é né cara... que bom que você tem bom senso de perceber que "3600 > 5600" é abobrinha. A única coisa em que ele é melhor é o preço, mas de resto, não tem nem dúvida.

ok ...seguirei o conselho dos dois! vou ignorar esse cara da memória que Glorificou muito o pc dele! Rz3600x e desmereceu o da garota coitada (que nem funcionou), e irei de Rz 5 5600 e no Box! obrigado a ambos!! Amanhã mesmo já compro e digo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 2600, 3600, 5600 - e suas variações com X; são gerações diferentes do mesmo processador 6/12 - 3/32 L2/L3 cache.

As versões X (3600X, 5600X) tem clock um pouco maior e só.

Por ser mais antigo o 3600X tem um TDP - consumo; mais alto,  95W contra 65W do 5600/5600X.

 

Então não tem como um CPU da geração anterior do mesmo modelo (6/12) ter desempenho melhor que o da atual.

 

19 minutos atrás, Vale cupom disse:

 Rz 5 3600X... Rz 7 

 

Que Ryzen 7? Nesse caso a comparação é entre dois processadores diferentes, 6/12 vs 8/16.

 

Mas se o R7 for, por exemplo,  um Ryzen 7 2700, nesse caso o 3600X que é de geração mais atual leva vantagem, mesmo sendo 6/12, para o usuário comum os núcleos/threads que o 2700 tem a mais (2/4) não fazem diferença.

 

Mesmo comparando CPUs diferentes (R5 e R7)  de mesma geração, ex. Ryzen 5 5600 (6/12) e Ryzen 7 5700X (8/16) para o usuário comum a diferença de desempenho a mais do 5700X é praticamente simbólica, nem justifica o custo a mais, só vai fazer alguma diferença com VGA "high end". 

 

5600-vs-5700-X.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, 1lokos disse:

Ryzen 2600, 3600, 5600 - e suas variações com X; são gerações diferentes do mesmo processador 6/12 - 3/32 L2/L3 cache.

As versões X (3600X, 5600X) tem clock um pouco maior e só.

Por ser mais antigo o 3600X tem um TDP - consumo; mais alto,  95W contra 65W do 5600/5600X.

 

Então não tem como um CPU da geração anterior do mesmo modelo (6/12) ter desempenho melhor que o da atual.

 

 

Que Ryzen 7? Nesse caso a comparação é entre dois processadores diferentes, 6/12 vs 8/16.

 

Mas se o R7 for, por exemplo,  um Ryzen 7 2700, nesse caso o 3600X que é de geração mais atual leva vantagem, mesmo sendo 6/12, para o usuário comum os núcleos/threads que o 2700 tem a mais (2/4) não fazem diferença.

 

Mesmo comparando CPUs diferentes (R5 e R7)  de mesma geração, ex. Ryzen 5 5600 (6/12) e Ryzen 7 5700X (8/16) para o usuário comum a diferença de desempenho a mais do 5700X é praticamente simbólica, nem justifica o custo a mais, só vai fazer alguma diferença com VGA "high end". 

 

5600-vs-5700-X.jpg

 

 

 

Ok valeu show! Entendi. Puxa esse cara aí de cima(Francisco), nos comentários postou RZ 3 3600X como se fosse algo assim...de outro mundo! Só confundiu! "O dela:AMD Ryzen 7 3800X"... Mas já entendi e amanhã vou pegar esse Rz 5 5600 ok obrigado. 👍 testando coloco aqui ok .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 horas atrás, Vale cupom disse:

obrigado galera, valeu, mas... meu medo é pegar um Rz 5600 ou Rz 5600X e o vizinho por exemplo pegar um Rz 3600X (que está mais barato aqui no RJ "BoaDica"), e ficar melhor!  3600

Ainda bem q tu sabe desse site, é a melhor coisa aq no rj pprt. 5 3600 por 420 reais

1 hora atrás, Vale cupom disse:

Acabei comprando o Rz 5 5600 box! Novo! Montei, configurei (conforme as orientações de todos), foguete! Windows 10 atualizou bastante, mas ficou muito bom, rápido pacas! obrigado a todos. Ligou de 1a!  

dps só pensar em atualizar essa placa ai. se puder. a 5 5600 aguenta placa mid range atuais fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/08/2023 às 22:08, gMelendez disse:

Ainda bem q tu sabe desse site, é a melhor coisa aq no rj pprt. 5 3600 por 420 reais

dps só pensar em atualizar essa placa ai. se puder. a 5 5600 aguenta placa mid range atuais fortes.

olá, ok vou ver essa placa, mas veja meu plano B: já estou juntando para uma atualização, bem mais p frente, em um futuro não muito distante, Ryzen 7 7700 com Mid Range ou outra que sair aqui  nos foruns, a sim...aqui é referência em sites de informações, dica e ajuda, o Boa dica é referência em material e acessórios. Minha esposa montou 2 pcs vendo aqui no Clube e comprando no Boa! obs. e não entendia nada de nada rsrsrs...eu indiquei os dois p ela e ela conseguiu sózinha(com ajuda de vcs...claro). 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!