Ir ao conteúdo

Recomendação de computador para jogar em 1440P até R$ 8.000,00

Ir à solução Resolvido por Jackson De Jesus Flores,

Posts recomendados

Postado

Meus iluminados.

Eu tenho a mania de trocar de PC e, em regra, não fazer nenhum upgrade por uns 5 anos ou mais e depois trocar tudo de novo.

Meu PC não tem um ano, mas eu vou montar um novo por razões familiares e aí eu vim aqui me socorrer da sabedoria dos senhores porque eu estou disposto a gastar mais do que gastei naquele SE NECESSÁRIO FOR.

Vamos lá, eu quero um PC pra 1440p que rode tudo com decência pelos próximos 5 anos. Não precisa ser tudo no talo, mas no final da vida dele ele ainda tem que tá rodando coisa nova no médio em 1440 e com frames jogáveis (ainda que caia dos 60fps e fique, vá, lá, na casa dos 50 no fim da vida).

O grande problema (que é difícil de explicar) é o que eu procuro em termos de custo/benefício.

Não adianta eu gastar 60% a mais pra ter uma experiência 10-15% melhor, entendem? Em algum momento o "retorno por real investido" começa a ficar muito pequeno. Preço dispara, retorno fica empacado.

NO PISO DO ORÇAMENTO:

Eu imagino um  i5 13600kf + 32gb DDR4 (sim, as véia) com uma Rx 6750 XT (mas eu tenho medo de não durar 5 anos com decência em 1440p).

NO TETO DO ORÇAMENTO (com minha conta bancária chorando)

Eu imagino o mesmo i5 13600kf mas com DDR5 5600mhz cl36, e uma 4070ti.

Claro, qualquer sugestão que os senhores tenham também ajuda, inclusive trocando o processador, por exemplo. O segredo é não gastar com nada que, ainda que seja muito mais forte na prática, não tenha muito impacto na minha experiência ao longo dos 5 anos de longevidade proposta.

PC Piso orçamento.jpg

PC Teto orçamento.jpg

Postado

Mais "frames per dollar" é o Ryzen 7 7800X3D, mas com o kit (placa-mãe e ram) exige investir mais. 

O gabinete Wheel Jack é ruim de airflow - por mais "modinha" que tenha sido a alguns anos; evite gabinetes com vidro na frente dos fans, frente fechada, a indústria já corrigiu este erro de design nos modelos atuais, otimizando o airflow colocando mesh na frente.

Gabinete com bom airflow, com os 3 fans (140m) que acompanha:

Montech Air 9034 base

O Air Cooler DeepCool AG400 é um bom air cooler, mas não para o i5-13600KF, se mora em região quente vai ficar com temperaturas na casas dos 80 graus - o que para o CPU não tem contraindicação, mas vai te incomodar. Compre um WC de 240mm, ex. Cooler Master ML240L, DeepCool LE500.

Esse fan DeepCool RF120FS é "Rainbow" - os LEDs são alimentados junto com a ventoinha e acendem em cores fixas, sem efeitos e possibilidade de mudar, desligar, e não tem PWM - controle de RPM e por consequência ruído. Compre fans PWM A-RGB, assim controla RPM/ruído da ventoinha, cores e efeitos dos LEDs.

Quanto a quantidade - por razões de estética (enfeite) OK encher o gabinete, mas em termos de refrigeração é meio exagero, vide este exemplo de 3 vs 11 fans - que são de Tt. 140mm; o que mudou significadamente foi ruído 39,2 vs 43,4 dBA, e olha que a posição da placa-mãe e VGA são otimizadas para a "ventania".

3x11-fans.jpg

Postado

Obrigado, 
Os fans e o gabinete são irrelevantes, eu joguei qualquer coisa ali só pra eu ter uma ideia do preço total. Na hora de comprar vou cuidar tamanho de VGA, ventilação, quantidade de fans, etc

Não sei se entendi o 7800x3d. Ele é mais caro, mas o desempenho aumenta muito mais que o preço (porque aí vale a pena)?

Eu tenho fobia de water cooler...eu sei eu sei...mas eu tenho.

Postado

Bom, de air cooler até a faixa de preço de WC 240mm as melhores opções que encontra aqui são os da DeepCool.

DeepCool AG500 - R$ 179,90

5 heatpipes, fan de 120mm.

Deve refrigerar OK o i5-13600K  em jogos, mas se for usar para render pode ficar muito quente.

DeepCook AK400 Zero Dark Plus - R$ 275,00

4 heatpipes, 2 fans 120mm.

Deve baixar 1-2 graus relativo ao AG500, não justifica o preço a mais.

DeepCool AG620 - R$ 411,00

6 heatpipes, 2 fans 120mm

Não supera um WC de 240mm, mas fica próximo, é o ideal para um i5-13600KF.

Gráficos de testes do Hardware Canucks - ponha uma pitada de sal porque são testes em ambiente com temperatura em 20-22 graus (ar condicionado), mas mostra a performance relativa dos coolers.

Situação de uso intenso - Blender, em jogos seria uns 10  menos.

Note que a maior temperatura não reduz o clock/performance dos Intel, reduz dos AMD.

O cooler de baixo é o AK400 (equivalente do AG400), o de cima o AK620 (equivalente do AG620).

AK = melhor acabamento,

AG - ligeira melhora na performance devido a um fan mais forte, mas acabamento simplificado e preço reduzido.

AK400-AK620.jpg

Performance em jogo, o CPU é AMD, mas a escalabilidade vale para os Intel.

AG400-AG500-AG620.jpg

Citação

Não sei se entendi o 7800x3d. Ele é mais caro, mas o desempenho aumenta muito mais que o preço (porque aí vale a pena)?

Não, nunca o aumento de preço de CPUs é proporcionalmente menor que o ganho de performance, é sempre o contrário, e quanto mais caro menos ganham em relação a opção um nível abaixo. Vide por exemplo a diferença de custo e de performance do i9-13900KF e o i7-13700KF.

O ponto forte do 7800X3D é que é o CPU que entrega mais pelo que custa - isso para jogos, cenário para qual os "X3D" são otimizados, com mais cache L3, é o "best bang for your buck".

Considerando a VGA que vai comprar o i5-13600KF é uma boa combinação.

Postado
Em 16/08/2023 às 23:23, 1lokos disse:

Não, nunca o aumento de preço de CPUs é proporcionalmente menor que o ganho de performance, é sempre o contrário, e quanto mais caro menos ganham em relação a opção um nível abaixo

Esse aqui é o meu grande dilema. 

Quero encontrar o "sweet spot"

Eu aceito chegar nos 11k se realmente valer a pena. Mas eu n quero gastar 11 mangos num PC só 20% melhor que um de 7,5 mangos. Aí vou no de 7,5.

Se for assim é mais jogo aumentar a frequência de troca/upgrade e pegar peças mais modestas.

Outro ponto importante nessa busca do custo/benefício é a questão das memórias, DDR5 vale mesmo a pena? Se hoje a diferença é pequena, qual a chance de nos próximos anos ela se tornar grande. E mesmo assim, caso se torne, quem garante que não será através de pentes MUITO MAIS RÁPIDOS que esses 5600-6000mhz (o que tornaria esses pentes inúteis mesmo que a tecnologia DDR5 decole).

Além do dilema DDR4/DDR5 acima.

Qual a placa de vídeo que melhor vai me atender no custo/benefício para 1440p?

Eu tenho várias opções na cabeça mas não tenho segurança em nenhuma...

6750 XT? 4070(não-TI)? RX 6800? 4070 Ti? Outra coisa?

Optei pela RX 6750 XT e pelas memórias DDR4

A diferença de preço pra DDR5 é muito mais alta que o ganho de desempenho.

No mesmo sentido, achei o ganho muito pequeno em relação à RX 6750XT em relação às placas da faixa de preço 3-5k.

Cooler vou no AG500 como foi recomendado.

A única dúvida que permanece é:

A XPG Core Reactor 850W segura qualquer upgrade de VGA que eu decida fazer no futuro ou devo me preocupar?

Postado

Por mim eu manteria sua escolha, mas investiria mais na placa de vídeo. Eu imagino que o que mais pesa nos jogos mais novos são os gráficos, então uma placa de vídeo mais parruda deve aguentar o tranco. Esse Core i5 é bem potente de acordo com os testes que vi por aí, eu acho que deve segurar a onda por uns bons anos.

Postado

@AdrianoSiqueira  O problema é o custo/benefício....Tive a impressão que acima disso aí o preço sobe rápido e o ganho verdadeiro sobe devagar.

Talvez seja melhor comprar uma placa de ~2.5k agora e trocar daqui uns 3 anos do que comprar uma de ~5.5k e ter que trocar em 5 anos (% do preço sobe mais forte que o % de ganho/longevidade)

Postado

O Diego do canal Adrenaline falou a mesma coisa, quanto mais vai subindo o patamar de preço, a performance não vai acompanhando. Mas aí você dá uma olhada nos testes que tem pela internet e vê uma placa que cabe no seu orçamento.

• 2 semanas depois...
Postado

Eu aguardei o lançamento das 7800 xt (um dos meus pontos é longevidade, e os 16gb das 7800xt me agradam).

No curso, dei uma sopesada no peso do processador e acabei fazendo algumas mudanças.

Lembrando que embora o orçamento seja elástico eu NÃO quero gastar o teto do orçamento pra ter um desempenho 10-15% melhor que o orçamento no piso

Abaixo segue o último "esboço". Pelo consumo individual de cada componente parece que a fonte aguenta, mas gostaria da opinião de vocês sobre tudo e, inclusive, a fonte.

Considerando todos esses fatores acima, a config atual ficou assim (não pesquisei preços em várias lojas e não sei se vale a pena segurar 2 meses pra ver o que acontece na black fraude).

image.thumb.png.92afa98996b2284a1eb0752fb7da4fe7.png

Postado

Já cotou um kit Ryzen 5 7600 com DDR5?

Reparou que esse fan DeepCool RG 120 é "Rainbow" - os LEDs são alimentados junto com a ventoinha e ficam acesos do mesmo jeito o tempo todo:

"O Kit de 3 unidades de Coolers RF-120 da Deepcool entrega uma combinação de iluminação pré-programada roxa/azul/laranja.

Dê uma olhada no PCYes Nix2, PWM,  LED ARGB (LED endereçável individualmente), tem mais CFM - 64 e pressão - 2, acha por R$ 49,90 a unidade, ou seja pelo preço do kit DeepCool compra quatro.

Postado

Trocar Intel + DDR4 pelo R5 7600 + placa-mãe am5 DDR5  + 32gb DDR5 5600mhz dá uma diferença de 850 mangos.

A pergunta é, realmente haverá impacto (relevante) nesses 850 mangos?

850 mangos é mais de 10% do preço total até agora (que com cupons fica na casa de R$ 8.050,00, se o ganho for, sei lá, 3 ou 4%, meio que não adianta.

E o resto? Tá bom? E essa fonte ali?

Vou ver esses fans que recomendaste.

Postado

Existe alguma razão pela tua sugestão de ir pra DDR5 incluir trocar pra AM5 ao invés da LGA 1700?

Pergunto porque TALVEZ eu consiga ir de DDR5 sem alterar muito o custo final desde que eu mantenha a plataforma intel

Eu pegaria essa placa-mãe no lugar B660M

E essas memórias DDR5 5600mhz no lugar daquelas DDR4 3200 MHz

Essas alterações sobem o orçamento só em 320 mangos (mas eu não sei exatamente como funciona o esquema das memórias, essa placa-mãe sugere que 5600mhz é só com overclock e eu não sei se seria complicado fazer as memórias funcionarem na frequência devida em razão desse "aviso" na descrição da placa-mãe)

Postado
Em 06/09/2023 às 19:08, Jackson De Jesus Flores disse:

Eu aguardei o lançamento das 7800 xt (um dos meus pontos é longevidade, e os 16gb das 7800xt me agradam).

No curso, dei uma sopesada no peso do processador e acabei fazendo algumas mudanças.

Lembrando que embora o orçamento seja elástico eu NÃO quero gastar o teto do orçamento pra ter um desempenho 10-15% melhor que o orçamento no piso

Abaixo segue o último "esboço". Pelo consumo individual de cada componente parece que a fonte aguenta, mas gostaria da opinião de vocês sobre tudo e, inclusive, a fonte.

Considerando todos esses fatores acima, a config atual ficou assim (não pesquisei preços em várias lojas e não sei se vale a pena segurar 2 meses pra ver o que acontece na black fraude).

image.thumb.png.92afa98996b2284a1eb0752fb7da4fe7.png

E se eu trocar o kit processador/placa-mãe/memórias por esse  abaixo? 
Vi alguns testes sugerindo que o i5 12400f pode começar a gargalar a 7800 xt, então pensei em jogar o processador mais alto (i5 13600kf) e já colocar DDR5.
A diferença só da placa-mãe e das memórias ficou pequena, na casa dos 400 mangos, mas o processador sobe 1k no orçamento (mas é aquela...se REALMENTE vale a pena eu pago).

image.thumb.png.aec3ee9a24434ef6efa646cd56298711.png

Postado

Primeiramente agradecer o @1lokos e o @AdrianoSiqueira pelas dicas/sugestões.

Refletindo sobre as questões como gabinete/ventilação/plataforma/ddr4vsddr5, custos e etc eu cheguei às seguintes alterações e reduzi toda a minha indecisão à TRÊS configurações.

Se vocês quisessem:

1. Um PC pra jogar bem em 1440p por pelo menos uns 5 anos.
2. Tivessem que gastar o menos possível mas respeitando a premissa 1 ao máximo (a menos que os custos se tornem muito altos e sem impactos relevantes).

Qual destas configurações vocês acham que seria melhor?

"Homeless edition" (versão mais humilde possível tentando respeitar as premissas)

i5 12400f ..........................................................................R$ 950,00

placa-mãe ASUS TUF B660m..........................................R$ 1.400,00

Memória Kingston 2x16GB 3200mhz CL16................R$ 640,00

SSD 2TB XPG 7400mb/leitura.......................................R$ 900,00

VGA RX 6750XT 12GB....................................................R$ 2.300,00

PSU MSI 80+ Bronze 650W...........................................R$ 350,00

Gab. Montech 903.........................................................R$ 380,00

2x Fan PC Yes NIX 120MM.......................................... R$ 100,00

Total (sem frete).............................................................R$ 7.020,00

"Humilde mas com 7800XT" (18% mais caro que a versão anterior, mas imagino que com maior longevidade e mais desempenho em algum percentual desconhecido)

i5 12400f ..........................................................................R$ 950,00

placa-mãe ASUS TUF B660m..........................................R$ 1.400,00

Memória Kingston 2x16GB 3200mhz CL16................R$ 640,00

VGA RX 7800 XT Challenger 16G OC ASRock..............R$ 3.600,00

Gab. Montech 903.........................................................R$ 380,00

Total (sem frete).............................................................R$ 8.320,00

"Gold Sinker + DDR5" (19% mais caro que a "Humilde+7800XT, mas 41% mais caro que a Homeless edition, na expectativa/achismo de que o gasto extra "garanta" a longevidade almejada com a qualidade necessária) 
i5 13600k (tá o mesmo preço que o "kf") ...................R$ 1.999,00

Cooler AG500 DeepCool................................................R$ 215,00

placa-mãe Gigabyte B760m Aorus Elite......................R$ 1.415,00

Memória Kingston 2x16GB, 5600MHz CL40...............R$ 950,00

VGA RX 7800 XT Challenger 16G OC ASRock..............R$ 3.600,00

Total (sem frete)...........................................................R$ 9.909,00

Apesar de eu ter tentado limitar as escolhas pra facilitar a decisão, sintam-se livres pra me indicar qualquer alteração (ou mesmo pra dizer que minha premissas são insustentáveis e que eu devo desistir e esperar saltos significativos de desempenho nos lançamentos da próxima leva de produtos).

Postado
17 horas atrás, AdrianoSiqueira disse:

Segundo análises, a 7800XT não é um bom negócio, porque o ganho de performance em relação a geração anterior é muito baixo e não justifica o aumento de preço.

Veja:

Eu ACHO que a gente tirou conclusões opostas desse vídeo (eu já tinha visto)

A 7800XT tem a performance da 4070 em rasterização e mais memória e é um pouquinho mais barata (em regra).

Ela tem um ganho pouco significativo em cima da 6800xt, mas ela é 150 dólares mais barata.

Eu não vou mentir, minha inclinação, HOJE, seria ir no "humilde com 7800xt", mas eu tenho muito medo do i5 12400f envelhecer muito rápido.

• Solução
Postado

FAVOR ALTERAR O TÍTULO DO POST DE 11K PARA 8K (acredito que ajudará mais pessoas).

Segue abaixo a melhor coisa que  (eu acho) que consegui montar extraindo o máximo possível do orçamento, tentando projetar uma boa longevidade e desempenho em 1440p.

Proc. AMD Ryzen 7 5700x  (1.249)

Cooler DeepCool Ag.400 BK A-RGB (199)

placa-mãe MSI B550M Pro (750)

32gb (2x16) DDR4 3200mhz cl16 D35G (480)

SSD NV2 2TB Kingson 3500/2800 (580)

Fonte NZXT C Series semi-modular 650w (380)

VGA RX 7800 XT Challenger 16G OC ASRock (3600)

Gabinete Cougar Archon 2 Mesh (310)

3x Fan 120mm PCYES Nix (150)

Total: R$ 7.700,00

Pode fechar o tópico! Abraço a todos e obrigado.

Postado
5 horas atrás, RIckzeyra disse:

@Jackson De Jesus Flores não manjo muito mas o gasto maior de Watts da AMD varia muito no consumo de luz ?

Eu realmente não sei essa resposta.

Eu só costumo usar esse site pra calcular a fonte: https://outervision.com/b/QdwKm1

Mas o impacto na conta de luz eu num sei não.

Em 14/09/2023 às 16:43, Jackson De Jesus Flores disse:

FAVOR ALTERAR O TÍTULO DO POST DE 11K PARA 8K (acredito que ajudará mais pessoas).

Segue abaixo a melhor coisa que  (eu acho) que consegui montar extraindo o máximo possível do orçamento, tentando projetar uma boa longevidade e desempenho em 1440p.

Proc. AMD Ryzen 7 5700x  (1.249)

Cooler DeepCool Ag.400 BK A-RGB (199)

placa-mãe MSI B550M Pro (750)

32gb (2x16) DDR4 3200mhz cl16 D35G (480)

SSD NV2 2TB Kingson 3500/2800 (580)

Fonte NZXT C Series semi-modular 650w (380)

VGA RX 7800 XT Challenger 16G OC ASRock (3600)

Gabinete Cougar Archon 2 Mesh (310)

3x Fan 120mm PCYES Nix (150)

Total: R$ 7.700,00

Pode fechar o tópico! Abraço a todos e obrigado.

@Pedroou

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!