Ir ao conteúdo

Dicas de Air-cooler para Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

E aí galera! 

Vim aqui mais pedir uma recomendação de Air cooler para o meu processador Ryzen 5 5600! Ele está batendo uns 80-90° em jogos e standby fica na casa dos 50°, porque acho que o cooler que botei do Aliexpress não suporta direito, tem somente 100 de TDP. 

Um que estou de olho é o AK400 da Deepcool, achei esse cooler lindo e parece valer muito a pena. 

Eu sou um cara que joga deboa com amigos e não faço uso no talo do pc, sem overclock nem nada. Só quero uma refrigeração melhor. Meu gabinete é um Montech X3 Glass com 6 fans. 

Gostaria de recomendação de Air cooler e se esse que falei é bom ou tem melhores? Se é viável um watercooler também.. não sei. Obrigado desde já!

Setup: placa-mãe ASUS TUF Gaming b550m 

Processador: Ryzen 5 5600

Placa de vídeo: RTX 3060

memória RAM: 16GB

Postado
2 horas atrás, Luftmonch disse:

porque acho que o cooler que botei do Aliexpress não suporta direito, tem somente 100 de TDP. 

@Luftmonch Então a montagem do cooler deve estar errada ou a pasta térmica está pouca, o 5600 tem apenas 65W de TDP, até mesmo o cooler box é bom o suficiente com um gabinete bem refrigerado,

2 horas atrás, Luftmonch disse:

Meu gabinete é um Montech X3 Glass com 6 fans

Deixa eu adivinhar, um vidro na frente certo? Isso aí não é muito agradável também, pouca abertura de ar pro fans trabalharem, pode até ser o problema também.

• Curtir 2
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Luftmonch Olá amigo, tudo bem?

Acredito que o seu problema esteja mais relacionado ao gabinete fechado do que ao próprio cpu cooler, no seu lugar, primeiramente trocaria de gabinete, uma boa opção é o Pichau Kazan 2 que tem ótimo preço, bom espaço interno e fluxo de ar, mas se quiser outro, tudo bem, o importante é que ele seja com frente mesh.

Além disso, a forma como estão instaladas as fans no gabinete faz muita diferença, o correto é: parte frontal com fans jogando o ar ambiente para dentro do gabinete e nas partes superior e traseira as fans jogando o ar quente para fora do gabinete.

De qualquer modo, indico sim o AK400 ou o AG400 são ótimos aircoolers para o R5 5600, o melhor custo-benefício com certeza, pode ir nele sem medo de ser feliz, mas já troca de gabinete também. 😉

Outra coisa, não sei se o aircooler (AK400/AG400) acompanha pasta térmica, mas já aproveita e faz a substituição também.

Abraços!

• Amei 1
Postado
8 horas atrás, Luftmonch disse:

Montech X3 Glass com 6 fans. 

O irmão inteligente do desse gabinete X3 Glass é o X3 Mesh, não tem a burrice de vidro abafando os fans. 😜 

E o X3 Mesh é um gabinete com bom airflow, foi aprovado no teste do Gamers Nexus,  que é bem exigente - suas criticas levaram a Lian Li redesenhar o painel frontal do 011 Dynamic Mini Air e a Montech a redesenhar o painel frontal do Air 100, e fazer um "retooling" nas prensas de estampagem custa uma boa grana.

Se quiser ver o quanto o vidro atrapalhe os fans faça um teste reproduzível com e sem o painel frontal, se der mais de 5 graus de diferença o gabinete é ruim, e ai só trocando.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!