Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon RX 570 4gb - tela azul ao jogar em 21:9


Posts recomendados

Pessoal,

 

Meu setup é um Ryzen 5 1600, ASUS A320, 16GB DDR4, RX 570 4gb (MSI Radeon RX 570 4GB GDDR5 Armor OC 256-bit), alimentado por uma VX450. Uso um monitor de 29p ultrawide, comprado recentemente. Ao jogar Fortine, seja no low, medium ou high, sempre na resolução nativa do monitor, após uns 20 minutos de jogo ele da tela azul com o erro  SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION. Já aconteceu jogando CSGO e World of Warcraft também.

 

Já fiz de tudo, e o erro prevalece o mesmo. Formatei o computador, instalei o win11 pro com todas as atualizações, drivers da placa de vídeo e mesmo assim continua. Processador fica sempre em 50º, com uso no máximo em 50%. A temperatura da GPU não passa de 65º. 

 

Estou com uma leve impressão de que a GPU está com algum problema. Não é possível que uma RX570 4gb não aguente rodar Fortnite no low em 2540x1080.

 

Obrigado pela ajuda, abs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Radeon RX 570 4gb - tela azul ao jogar em 21:9

@luizmainart

15 minutos atrás, luizmainart disse:

Ao meu ver, dar tela azul sempre com cerca de 20 min, é sinal de temperatura. O VRM da placa-mãe esquenta muito? Da sinais de que vai dar tela azul, como queda no FPS?

 

Pelo monitoramente do Adrenaline quando da tela azul a placa geralmente está em uns 60º. Estressei ela pelo MSI Kombustor e não deu tela azul. Um pouco antes de dar tela azul o jogo começa a travar um pouco e o som fica bugado, logo em seguida a o jogo trava por completo e depois de uns 3 segundos da tela azul. Estressei o CPU pelo CPU-Z e a GPU pelo Adrenaline ao mesmo tempo e a temperatura se manteve em 65º e não desligou.

 

Segue um print:

 

image.thumb.png.918516b5539162e3501dc0ac7c21b080.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente o Windows 10 e veja se o problema persiste, AMD e Windows 11 não estão se dando muito bem a muito tempo. No meu AMD Athlon 3000 G, linha Ryzen de entrada, tanto usando a IGPU Vega 3, quanto usando a GPU RX 550, estava tendo muito problemas de mau funcionamento com o Windows 11 instalado. Mesmo estando 100% atualizado, sendo original e usando a versão "normal" do driver e Adrenaline. Se não se atentar, no momento da instalação, ele instala o tal driver "Studio" . Eu vim aqui no fórum diversas vezes questionar sobre o mau desempenho dos meus equipamentos AMD. Mas a bem da verdade, tudo parece ser um desentendimento entre o Windows 11 e hardwares AMD.  Então no meu "Ryzen de entrada" está rodando o WIndows 10 22H2 devidamente atualizado. Neste meu PC os problemas sessaram e nele estou usando apenas a IGPU Vega 3 agora. Tudo que precisa de gráfico roda sem problema algum, não dá mais problemas, como antes. Já no meu outro PC que está a RX 550 e é um Intel Core I5 de 4ª geração, sigo insistindo no Windows 11. Nela tenho tido diversos incômodos. Depois de muitas atualizações subsequentes, não só do Windows como do driver AMD a referida máquina segue funcionando. Mas bastante instável. O que mais tem ocorrido aqui é a seguinte anomalia:

 

Desligo o PC e ele faz isso "normalmente". Ocorre que quando volto a ligar o PC, algum um tempo depois, ele liga mas fica parecendo que fora desligado incorretamente. Se é que estão me entendendo. Fica parecendo que o Windows foi interrompido do nada e não fez o processo de desligamento correto. Qual é o fator indicativo que noto aqui?

 

"O Adrenaline  resetou as configurações para os padrões de fábrica devido ao desligamento inesperado do sistema."

 

Isso não ocorre sempre, mas com frequência e intermitência. Ou seja, hora acontece, hora não. Não aparece registro de erro em lugar nenhum, fora o Adrenaline. Fazendo assim com que o RPM zero seja reativado e a dissipação ativa fique desligada. Então a melhor coisa que poderia fazer ai no seu PC é voltar para o WIndows 10 e ver se o problema persiste.  Tenho dois computadores com hardware AMD e ambas são máquinas diferentes. Então o que me faz crer mais na teoria do desentendimento entre AMD e Windows 11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luizmainart

1 hora atrás, luizmainart disse:

Qual a versão do seu BIOS? Você precisa de adaptadores para conectar a fonte na placa de vídeo? Adaptadores de fonte PCI-E da muito problema.

 

Cara, a minha BIOS está na versão 57xx, de 2019. Tenho medo de atualizar e acontecer algum pico de energia e ferrar a placa. E sim, eu uso um adaptador para ligar a fonte nela. A VX450 é bem ruim nesse aspecto. Mas você acha que.pode ser isso? Não era para o BSOD ter aparecido nesse teste do Komnustor?

31 minutos atrás, lieggio disse:

Experimente o Windows 10 e veja se o problema persiste, AMD e Windows 11 não estão se dando muito bem a muito tempo. No meu AMD Athlon 3000 G, linha Ryzen de entrada, tanto usando a IGPU Vega 3, quanto usando a GPU RX 550, estava tendo muito problemas de mau funcionamento com o Windows 11 instalado. Mesmo estando 100% atualizado, sendo original e usando a versão "normal" do driver e Adrenaline. Se não se atentar, no momento da instalação, ele instala o tal driver "Studio" . Eu vim aqui no fórum diversas vezes questionar sobre o mau desempenho dos meus equipamentos AMD. Mas a bem da verdade, tudo parece ser um desentendimento entre o Windows 11 e hardwares AMD.  Então no meu "Ryzen de entrada" está rodando o WIndows 10 22H2 devidamente atualizado. Neste meu PC os problemas sessaram e nele estou usando apenas a IGPU Vega 3 agora. Tudo que precisa de gráfico roda sem problema algum, não dá mais problemas, como antes. Já no meu outro PC que está a RX 550 e é um Intel Core I5 de 4ª geração, sigo insistindo no Windows 11. Nela tenho tido diversos incômodos. Depois de muitas atualizações subsequentes, não só do Windows como do driver AMD a referida máquina segue funcionando. Mas bastante instável. O que mais tem ocorrido aqui é a seguinte anomalia:

 

Desligo o PC e ele faz isso "normalmente". Ocorre que quando volto a ligar o PC, algum um tempo depois, ele liga mas fica parecendo que fora desligado incorretamente. Se é que estão me entendendo. Fica parecendo que o Windows foi interrompido do nada e não fez o processo de desligamento correto. Qual é o fator indicativo que noto aqui?

 

"O Adrenaline  resetou as configurações para os padrões de fábrica devido ao desligamento inesperado do sistema."

 

Isso não ocorre sempre, mas com frequência e intermitência. Ou seja, hora acontece, hora não. Não aparece registro de erro em lugar nenhum, fora o Adrenaline. Fazendo assim com que o RPM zero seja reativado e a dissipação ativa fique desligada. Então a melhor coisa que poderia fazer ai no seu PC é voltar para o WIndows 10 e ver se o problema persiste.  Tenho dois computadores com hardware AMD e ambas são máquinas diferentes. Então o que me faz crer mais na teoria do desentendimento entre AMD e Windows 11.

O meu é o Win 11 PRO original, atualizei do 10 para ele. Se não me engano, não consigo instalar ele no PC. A solução seria comprar o win 10 naqueles sites que vendem a chave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matheus Fortuna disse:

@luizmainart

 

Cara, a minha BIOS está na versão 57xx, de 2019. Tenho medo de atualizar e acontecer algum pico de energia e ferrar a placa. E sim, eu uso um adaptador para ligar a fonte nela. A VX450 é bem ruim nesse aspecto. Mas você acha que.pode ser isso? Não era para o BSOD ter aparecido nesse teste do Komnustor?

 

Tenta ajeitar o cabo adaptador, porque pode ser isso sim. Já usei cabos adaptadores de cooler e fica ruim, difícil de conectar direito e placa de vídeo (RX 570) consome muito e se tiver mau conectado, pode dar problema. Uso uma RX 580 2048sp da china aqui no Windows 11 Pro, acho que hoje já ta mais estável, mas quando puder, teste no Windows 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luizmainart disse:

 

Tenta ajeitar o cabo adaptador, porque pode ser isso sim. Já usei cabos adaptadores de cooler e fica ruim, difícil de conectar direito e placa de vídeo (RX 570) consome muito e se tiver mau conectado, pode dar problema. Uso uma RX 580 2048sp da china aqui no Windows 11 Pro, acho que hoje já ta mais estável, mas quando puder, teste no Windows 10.

Cara, o meu eu tive que colocar cola quente (não sei nem se pode) porque os pinos ficavam saindo do "case" dele. Segue foto:

image.png.1808a3459adec66873135eff05eeb080.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Matheus Fortuna disse:

Cara, o meu eu tive que colocar cola quente (não sei nem se pode) porque os pinos ficavam saindo do "case" dele. Segue foto:

image.png.1808a3459adec66873135eff05eeb080.png

Pode ser esse o problema. Você não tem outra placa de vídeo ou outra fonte para testar? Muitas vezes, quando o cabo está mau conectado, o conector esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luizmainart  

agora, luizmainart disse:

Pode ser esse o problema. Você não tem outra placa de vídeo ou outra fonte para testar? Muitas vezes, quando ta mau conectado, o conector esquenta.

 

Não tenho cara, infelizmente. Qual fonte para esse setup você indicaria? Até vi um outro tipo de conector, parece ser mais confiavel: é de 6p para 8p. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 minutos atrás, Matheus Fortuna disse:

@luizmainart  

 

Não tenho cara, infelizmente. Qual fonte para esse setup você indicaria? Até vi um outro tipo de conector, parece ser mais confiavel: é de 6p para 8p. 

Pior que pode ser outro problema. O cabo de 6 pinos pra 8 pinos é bem menos pior, a meu ver. Fonte eu recomendo você pedir indicações na área de fontes do clubedohardware, lá você pode ainda informar melhor sobre os cabos adaptadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, luizmainart disse:

Pior que pode ser outro problema. O cabo de 6 pinos pra 8 pinos é bem menos pior, a meu ver. Fonte eu recomendo você pedir indicações na área de fontes do clubedohardware, lá você pode ainda informar melhor sobre os cabos adaptadores...

Na época, lá em 2019, eu fiz um tópico que rendeu 2 páginas. Até recomendaram usar o adaptador porque a VX realmente é capada nos conectores e não oferece um 6x2. Uma pena. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Fortuna Tu consegues voltar para o WIndows 10 sem problemas. Antes de sair mudando o sistema, verifique se o serial que possui esteja vinculado a sua conta Microsoft. Outra coisa é que podes anotar sua chave. O meu Windows tb é o Pro e tenho o home. Basta tu pegar a ISO do 10 no site da microsoft instalar a versão que tens atualmente. Depois é logar em sua conta Microsoft e ativar. Ou então digitar o serial que anotaste.  Se atualizou do 10 original para o 11 não tem problema em voltar ao 10.

 

Eu admito a vocês que estou ficando de saco cheio dessas picuinhas entre AMD e Windows. Atualizou o driver pela 3ª vez entorno de 20 dias. Agora a placa deu para esquentar e a ventilação ativa ficar a toda potência dependendo do que estiver usando. Como o que faço de trabalho no PC eu sei que dá, já estou de olho numa Nvidia GTX 1050 Ti 4Gb da Zootac. É antiga? É, eu sei! Mas pro que preciso acho que vai resolver bem e não ficar me incomodando por um tempo. Onde está a RX mesmo é um i5 4590 com 16gb DDR3 (2x8) SSD, HD e fonte de 500w. Então essa placa que citei vai me servir. Minha RX 550 vou passar pra frente. Sempre usei AMD nunca me incomodou, mas de uns tempos pra cá... Vai entender.

 

Ah, só a título de informação. Aqui eu rodo poucos jogos, nada tão pesado, uso visualizador da plataforma Second Live, faço conteúdo para YouTube e trabalho com audiovisual (Vegas 17, Camtasia Studio 2022, OBS Studio e Sound Forge 17). Então essa minha GPU atual deveria atender sem problemas. Porém... Eu vou ver se vou para uma GTX 1050 Ti ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!