Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, meu water cooler novo acabou de chegar, instalei e simplesmente o pc apresentou 100 graus + até desligar como se estivesse sem cooler, já retirei olhei pasta térmica, sim eu tirei o plástico que vem no cobre, não sei mais o que fazer

afc42d8e-f484-4db6-8d54-2c2460c55414.jpeg

A forma como instalei está errada ? 

IMG_0327.jpeg

Postado

Retire o bloco, verifique se removeu o plástico de proteção, veja como esta o espalhamento da pasta térmica, mais de um lado indica que esta frouxo. Monte de novo e teste.

O 5700X fica com boas temperaturas - na casa dos 70 graus; com um mero Air Cooler DeepCool AG400, de 4 heatpipes e fan de 120mm. É obrigação deste WC de 240mm baixar pelo menos uns 5 graus.

• Curtir 1
Postado

@1lokos já tirei, recoloquei a pasta térmica, apertei bastante, nada mudou, o que eu faço ? to sem pc até resolver isso t.t
A pasta térmica usada é uma MASTERGEL PRO que vem com o mesmo, boa até, 8 de condutividade.
tirei o plástico tanto do cobre lá quanto do visor da bomba, o jeito que fiz a instalação está correto ? não cabia na parte de cima então pus na frente do gabinete

Postado

@Edvaldo J. Frederico  vou fazer isso hoje a noite, estou no estágio agora a tarde, você pode ficar aqui no post comigo a noite pra eu te dizer como está ? umas 19h +/-
no geral, quando vi a temperatura a máquina desligou, tirei tudo de novo, reinstalei, troquei a pasta térmica, reapertei as coisas, inclusive consegui a façanha de me queimar com o bloco pois estava pegando fogo quando fui retirar os resquícios da pasta antiga.

usei como base para instalação esse vídeo Cooler Master Masterliquid ML280 Mirror AIO
a proposito, as ventoinhas qual a maneira certa de encaixar ? o meu eu instalei exatamente dessa forma da imagem a seguir:
image.thumb.png.e8a9ea5105e0823fe757d978161c6bb2.png

• Curtir 1
Postado

Desta forma e como colocou no gabinete as ventoinhas estão soprando contra o radiador, mas de dentro para fora do gabinete, ou seja pegando o ar aquecido pela VGA, VRM da placa-mãe... para resfriar a água...🤔

O ideal é o contrário, as ventoinhas pegando ar do ambiente e soprando sobre o radiador, por isso tem que ter fans exautores na traseira e no topo para expulsar este ar morno para fora do gabinete. Quando o radiador esta na frente a VGA e placa-mãe trabalham um pouco mais quente e o CPU mais  - quando esta no topo é o contrário; questão de compromisso.

Qual o seu gabinete? Pelo que dá para ver na foto parece ter frente fechada, ai mata a eficiência das fans ainda mais deste jeito que esta.

Postado

@1lokos uso 2 exaustores em cima e um atrás, tem a frente fechada mesmo, mas isso justifica ter ficado com 100 graus ? o aircooler que eu usava antes desse ficava na faixa dos 67-75 em full load, quanto a montagem acha melhor eu mudar a posição das fans ?

meu gabinete é o Redragon Grapple
obs: ta pegando 100° assim que liga, tecnicamente sem uso de nada t.t

Postado

Se liga e já esquenta a ponto de queimar a mão ou a bomba esta travada, ou não esta ligada - plugou o conector onde?

O gabinete realmente não ajuda, não foi pensado em "airflow".

Postado

@1lokos estou ciente do gabinete, quando eu estiver melhor financeiramente vou pegar um com bom airflow, cometi esse erro de pega-lo, mas eu também não tinha 50% do conhecimento que tenho hoje sobre, bom, eu pluguei o conector na cpu_fan e coloquei aquele cabo que bifurca vira 2, pra alimentar os dois coolers, agora que você falou isso to pensando aqui, no bloco tem 3 cabos diferentes, um que é o led que eu liguei no sata e um outro que acho que não conectei pois deduzi que era a alimentação disso, mas era alimentação da bomba ? liguei a controladora que vem com ele

• Solução
Postado

O ideal é plugar o cabo Y dos fans do radiador no CPU_FAN, pois esse conector vem configurado para ajustar a RPM dos dos fans conforme a temperatura do CPU,

A cabo de alimentação da bomba - que deve ter rotação constante, para não interromper o fluxo de água; conecta num SYS_FAN e no BIOS ajuste para que este conector fique a 100% de RPM.

Se achar que a bomba esta girando, o que não tem como chegar visualmente - um indicativo é o cabo na entrada do radiador estar quente; remova o radiador do gabinete e teste com ele de fora, sem a obstrução para os fans criada pela frente do gabinete.

Postado

@1lokos to achando que n encaixei a aliementação da bomba, só lembro que dela eu encaixar a controladora, se n for pra controladora ent n conectei, assim que chegar em casa vou checar isso e volto pra falar, obrigado! tu é mt TOP po, sempre me ajuda aqui >.<

Postado

Pode ser, o cabo dos LEDs não tem relação com o funcionamento da bomba ou fans, e nem toda controladora tem conector para os cabos PWM ou não de bomba, fans.

De qualquer forma, mesmo que a controladora tenha conector compatível não é recomendável ligar o cabo da bomba nela, não tem benéfico nenhum e acrescenta um ponto de falha a mais no sistema, o Murphy agradece. 😉 

Postado

Sim inverta o sentido, e se possível coloque os fans na frente do radiador - é mais eficiente o fan soprar ar sobre o radiador do que puxar ar através dele;  ficando assim:

Parede frontal do gabinete > fans > Radiator.

Mas se for complicado colocar assim só inverta o sentido dos fans.

Do jeito que esta atualmente tem 3 fans (1 atrás, 2 no topo) competindo com os dois fans do radiador pelo ar dentro do gabinete, que não tem por onde entrar livremente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!