Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou precisando de ajuda urgente, antes da descrição do problema segue minha config:

placa-mãe: Gigabyte B550M Aorus Elite rev 1.3 (comprada no aliexpress)

Processador: AMD Ryzen 7 5700G

RAM: 4x8GB DDR4 3200mhz

SSD: XrayDisk 1TB Pro PCIe Gen3 x4 (comprado no aliexpress)

Meu PC funcionava normalmente com a versão da BIOS que veio(FB). Fui atualizar a BIOS e quando ele reiniciou não iniciou o windows. Li em fóruns que isso pode ocorrer após atualizar a BIOS e que a solução seria formatar, pois bem, fui dar inicio a formatação.

Inseri o pendrive e ordenei a preferência no boot como na foto abaixo(notem que o SSD foi reconhecido).

Porém ao seguir com instalação do Win10 Pro, não apareceu o SSD, logo pesquisei pelo cmd e também não apareceu.

O estranho é que quando reiniciei o computador ele deixou de reconhecer o SSD reconhecendo apenas como MN-5216.

Desliguei totalmente o computador e ao entrar na BIOS reconheceu novamente. Ao seguir para a instalação deixou de reconhecer. 

Dai pra frente comecei a notar sempre esse padrão, na primeira vez que liga o computador ele reconhece mas quando segue pra instalação do windows deixa de reconhece.

OBS: tentei trocar o slot do SSD e permanece.

Podem me ajudar?

RECONHECENDO M2.jpeg

UEFI ONLY.jpeg

SEM RECONHECER M2.jpeg

WINOWS.jpeg

DOS.jpeg

Postado

Também estou com esse problema no mesmo modelo de SSD, tentei nas duas portas da minha b660m aorus pro e deu o problema MN-5216, pelo que pesquisei é um firmware zoado do SSD, resta saber se a fabricante tem esse firmware atualizado…

• 4 meses depois...
  • 11 meses depois...
Postado
Em 13/01/2024 às 12:51, Cyber_Dm30 disse:

Até hoje nada de solucionar...

Mandei um E-mail pra Xraydisd, quem sabe um update de fimware resolva...

https://www.xray-disk.com/

Conseguiu solucionar?

Passei pela mesma situação, estou procurando até agora como solucionar, o que fiz foi retornar a BIOS anterior e o SSD voltou a funcionar.

• 2 meses depois...
Postado

@Seichiro Estava com a Versão 5 da BIOS voltei ate a v2 e mesmo assim não reconheceu, não posso voltar pra v1 porque não vai reconhecer o processador de 14th, alguém conseguiu solucionar??? mandei ate ticket pra gigabyte mas ate agora nada

• 4 semanas depois...
Postado

Opa, galera. 

Tive o mesmo problema com um SSD dessa marca vagabunda e acho que consegui fazer uma atualização do firmware, mas não sei até quando vai durar. Na BIOS aparecia apenas como "MN-5216", que é o modelo do controlador da Innogrit, também conhecido como Shasta+.

Fiz uma busca gigantesca pela net até encontrar o software que a marca usa pra gravar o firmware, porém reparei que tem vários modelos diferentes por aí, então pode ser que não funcione com o seu. Achei um explicação em chinês de como fazer, porém mesmo traduzido eu não entendi ***** nenhuma, então fui na tentativa e erro. No meu caso é a versão M.2 1TB Pro (NVMe, PCIe 3.0), igual do cara que abriu o tópico, comprado no Ali. A versão do firmware que tava era a 2.1.7.1S, e consegui atualizar para a 2.1.A.1S

Link do programa MPutility: https://avidia.lanzouf.com/iuA0D0tkxdwd

O tutorial em chinês: https://www.mydigit.cn/forum.php?mod=viewthread&tid=383306

Aqui tá o problema: eu não lembro onde cliquei, pois já tava com raiva e descrente. Porém lembro que fiz só duas coisas no MPutility, e ACHO que foi o seguinte:

1º: Ali onde tem "FTK Disk" vai aparecer algo como "Programming" ou "Recovery" alguma coisa, dando a entender que está em modo de programação. Vá em "Production State" e faça o seguinte:Capturadetela2025-04-10210253.thumb.png.15974e5c0d24d8f3b93fa0a893b5396b.png

2ª: Selecione "FT2-FTK Open Card" e depois em "Start (Enter)" (Levou uns 30 segundos e apareceu PASS em verde)

3º: Selecione "FT3-Disk Clean" e depois em "Start (Enter)" (Novamente mais uns 30 segundos pra finalizar até aparecer PASS em verde. Aqui você vai ver que o disco já mudou o status, porém nada vai mudar no Windows, pois você precisa desligar o PC e ligar novamente).

Se der certo, desliga o PC e tira da energia, espera um pouco e liga novamente. Vá no gerenciador de discos do Windows, ative ele e crie um novo volume da forma que preferir. Depois verifica com o CrytalDisk pra ver se atualizou mesmo. Foi o que consegui. A velocidade deu 100%.

Se não der certo, tenta primeiro a opção "FT1-Do RDT" e depois as outras duas acima pra ver se resolve, sempre lembrando de clicar em "Start (Enter)" e aguardar terminar.

Uma observação: no arquivo "Config_New.ini" você pode mudar o nome "INNOGRIT" para algo como "Xraydisk 1TB Pro" ou outro de sua preferência.

Espero que ajude vocês.

Capturadetela2025-04-10210058.thumb.png.f864d3bfcd319405e443a0e292329a07.png

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Ricardo Marlus disse:

mas não sei até quando vai durar

Vai durar até o SSD morrer de novo e ai quando instalar uma nova firmware ele volta zerado, pode repetir estes ciclos diversas vezes até a hora em que as nands perdem a capacidade de manter gravados os dados.

Uma forma de se saber qual seria a provável vida útil restante das nads seria fazer um exame de superfície e pelo resultado estimar quanto lhe falta de vida; por exemplo se foram encontrados muitos setores defeituosos as nands estão no fim mas, se não encontrou nenhum setor defeituoso, significa que está praticamente nova.

Parabéns, você merece o título de Sucateiro de SSD Honoris Causa por ter conseguido ressuscitar um SSD morto.

Este assunto também merece um post exclusivo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...