Ir ao conteúdo

quanto mais pentes melhor ou pior?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu tenho um Ryzen 5 3600 e dois pentes de 8 GB 2666 MHz. Eu queria fazer um upgrade para ter 32 GB de RAM no computador. Minha placa-mãe suporta quatro pentes de memória, então logo pensei que seria bom comprar mais dois pentes de memória iguais aos meus. Assim, ficaria em quad channel. Na minha cabeça, isso não só aumentaria a memória, mas também o desempenho. No entanto, vi uma pessoa dizendo que meu processador teria um desempenho pior se eu usasse quad channel. Eu gostaria de entender como isso funciona e se eu deveria substituir meus dois pentes de 8 GB por dois pentes de 16 GB em vez de comprar mais dois de 8 GB.

• Solução
Postado

@KamuiDesu Não, é Quad Channel, que existe, mas atualmente não é utilizado - ao menos não em configurações de Desktop normais. Pode até ser que ainda seja utilizado em servidores, mas não tenho muita informação sobre isso.

Mas de uma maneira geral, quanto mais pente você utilizar mais instável é conseguir com que as memórias fiquem estáveis com Overclock/XMP/DOCP/EXPO (em resumo todo resto dessas siglas, é OC de fabrica), em altas frequências. Agora se for usar em 2666mhz, é pouco provavel que você tenha que abaixar a frequência para 2400mhz.

Postado
36 minutos atrás, Gui GC disse:

@KamuiDesu Não, é Quad Channel, que existe, mas atualmente não é utilizado - ao menos não em configurações de Desktop normais. Pode até ser que ainda seja utilizado em servidores, mas não tenho muita informação sobre isso.

Mas de uma maneira geral, quanto mais pente você utilizar mais instável é conseguir com que as memórias fiquem estáveis com Overclock/XMP/DOCP/EXPO (em resumo todo resto dessas siglas, é OC de fabrica), em altas frequências. Agora se for usar em 2666mhz, é pouco provavel que você tenha que abaixar a frequência para 2400mhz.

beleza, obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!