Ir ao conteúdo

Recomendação de cooler, gabinete e placa-mãe para um pc gamer que quero montar

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Desejo montar um pc com as seguintes specs:

Ryzen 7 5700x

Rx 6750 xt

32gb ram DDR4 3200mhz (2x16)

Fonte MSI MAG A650BN (Acho que é suficiente, mas me garantam se puderem por favor)

SSD 1tb kingston M.2 2280

Não irei precisar fazer overclock e irei jogar apenas em full HD (no máximo até quad HD só, mas nunca 4k)

Estou em dúvida em qual gabinete, cooler (air ou water) e placa-mãe devo escolher. Vi muitas recomendações sobre a b550m aorus elite, mas não tenho certeza.

Agradeço desde já!

• Moderador
Postado

@eduds08

16 minutos atrás, eduds08 disse:

Fonte MSI MAG A650BN (Acho que é suficiente, mas me garantam se puderem por favor)

É suficiente sim. Também recomendo a NZXT C650 Bronze por ser semimodular, ou a versão Gold que é um pouco mais cara.

Placa-mãe eu recomendo essa daqui MSI MPG B550 Gaming Plus se pegar um gabinete que suporte ATX, como por exemplo esse daqui Montech Air 903 Max

Cooler pode ser Air ou WC, fica a seu critério. O AK400 já segura o Ryzen 5700X. Se quiser um mais parrudo AG620.

• Curtir 1
Postado

Gabiente compacato, com espaço suficiente e barato:

Mancer Goblin - R$ 139,00

• Frente Mesh
  • placa-mãe micro-ATX, ITX
  • Altura máxima do cooler da CPU:158 mm
  • Comprimento máximo da VGA: 330 mm
  • Fan exaustor "quebra-galho": Rotação (fixa): 1400 RPM, Fluxo de Ar: 39,6 CFM, Pressão de Ar: 0,91 mmH2O

Air cooler

DeepCool AG400 - tem sem LED, com LED Rainbow (fixo), LED ARGB, dual fan "push-pull", na faixa dos R$ 130,00 - 55.00.

É mais novo e usa fan mais forte que o AK400, sendo mais eficiente 1-2 graus.

O ponto forte deste modelo é que o fan não fica em cima da memória.

Postado

Em algumas placa-mãe o fan de cooler torre com heatpipes retos pode ficar em cima do primeiro slot de memória, o que não é problema com memória de perfil baixo - vide na foto, com um cooler da Cooler Master, na fotoa uma placa-mãe mini-ITX, mas acontece também com as micro-ATX.

Hyper-H410R-4.jpg

Mas pode ser problema com as memórias com "chifres" de LEDs da moda "frufru", se na foto acima estivesse usando esta memória XPG enfeitada no lugar da de perfil baixo o fan encostaria nela:

xpg.jpg

No AG400 os heatpipes são inclinados para trás - igual do Scythe Fuma 2, e assim o fan não fica em cima do primeiro slot de memória - vide na foto abaixo;  isso também faz o cooler ficar mais baixo 5mm, melhorando a compatibilidade com gabinetes apertados. 

02_01.jpg?fm=webp&q=60

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@1lokos ahh entendi, valeu mano, explicação ótima! Agora, entre essa ag400 e a ag620, a 400 já dá conta do recado ou vale a pena eu investir na mais parruda? E essa parruda vai caber na placa e gabinete será? Porque ela parece bem grande

Postado

Como a diferença de preço é pequena, caso não faça questão de LED,  pegue o DeepColl AG400 PLUS - dois fans push-pull - R$ 154,00

O fan extra não faz milagre, baixa uns 2 graus, não que o 5700X precise, mas tu fica menos tentado em comprar cooler mais caro.

0111-7950d202ebd437e75c16686571097488-64

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@eduds08 A MSI MAG não é semimodular e nem modular. Fontes modulares têm todos os cabos removíveis, as semimodulares vêm apenas com os principais cabos fixos e o restante é removível. A vantagem é que você pode utilizar apenas os cabos que realmente vai precisar pro seu setup, fontes não modulares você não tem essa opção e consequentemente vai ter que ficar com todos aqueles cabos dentro do gabinete, mesmo que não esteja os utilizando.

Em suma, é melhor pra organização e montagem, a build fica com visual mais limpo e também ajuda no airflow com menos cabos tomando espaço.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!