Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc desligando e queda de desempenho


Posts recomendados

Olá, meus nobres!!

Estou enfrentando um problema esquisito com meu PC. Após anos, finalmente montei o PC gamer dos sonhos e agora ele não entrega o desempenho que pensei.
No começo as configurações eram:

placa-mãe: Huananzhi x99 f8

Processador: Xeon E5-2680 V4
Memória: 2x16
*Fonte: Red Dragon 600w
*Placa de Vídeo: RX 550 4GB

Até ai o PC rodava algumas coisas no baixo (Hogwarts Legacy, tudo meio ***** mas rodava legal) e outras coisas não rodavam (Cyberpunk da vida). Fui feliz com esse setup por uns 2 meses, quando finalmente consegui comprar a placa de vídeo, porém tive que comprar uma fonte melhor, ficando assim:


placa-mãe: Huananzhi x99 f8

Processador: Xeon E5-2680 V4
Memória: 2x16

Fonte: Cougar GEX 750w 80 Plus Gold
Placa de Vídeo: RX 6700 XT 12GB

No começo estava "ok", porém eu não havia testado com outros jogos, até que fui percebendo que o desempenho havia caído. Eu não rodava Hogwarts Legacy, era injogável, o jogo ficava a 10 fps ou menos. Cyberpunk eu ainda consegui jogar, porém não estava no melhor dos desempenhos, Miranha também tinha quedas de fps e até mesmo Mass Effect, jogo antigo, meu PC rodava em +200 fps, mas havia quedas bruscas pra 160(pra menos ou mais), tornando a experiência um pouco desagradável em certos momentos. Os jogos não estão mais fluídos e eu achava que era o sistema, então formatei o PC e coloquei o W10 padrão. O desempenho melhorou um pouco mais, porém o PC agora desliga, liga novamente e desliga, ficando nesse loop até eu desligar da tomada. Gostaria de opiniões, pois sinto ser a fonte problemática (ela veio com um encaixe torto), mas não sei o que pode estar afetando o desempenho e essas quedas súbitas de energia.

Lembrando que esse problema com desempenho é mais do processador ser pouco utilizado (ficando na faixa dos 3% de utilização) e a placa de vídeo ficando nos 50%, mas dependendo do jogo a CPU até sobe pra uns 15% e a placa não chega nos 99%.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pingo.mp3 disse:

Gostaria de opiniões, pois sinto ser a fonte problemática (ela veio com um encaixe torto), mas não sei o que pode estar afetando o desempenho e essas quedas súbitas de energia.

@pingo.mp3 Troca essa fonte (garantia) antes que algo aí queime, se ela veio com algo assim deveria ter trocado de começo, isso pode ter causado esses problemas.

Mas pode ser outros fatores também, exemplo drivers (baixados com aquelas porcarias de driver booster e etc. ou só versão ruim), é um pouco difícil dizer, tente trocar a fonte primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki @Kaze_jp

Opa, amigos!

Em relação a temperatura, aparentemente está ok. Unica coisa que difere é a placa-mãe pegando 100°c, mas vi que isso era "normal" no sentido de que os sensores da placa podem ser imprecisos. Vou observar o fator de tensão durante o dia, mas a princípio irei solicitar a troca da fonte mesmo, tenho até o dia 15 para solicitar, só queria ter a certeza se é a fonte.

Mais tarde posso trazer um print do HWmonitor com as informações para compararmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Não vejo nada demais até então, após eu ter dado uma limpada nos conectores da placa e das memórias, o pc não desligou mais, porém tenho essa insegurança em relação a fonte, acho que vou pedir a devolução e tentar pegar uma de 800w da Cooler Master (vi que estava num bom preço).

imagem_2023-09-10_154751093.png

imagem_2023-09-10_154838168.png

imagem_2023-09-10_154930182.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!