Ir ao conteúdo

Contratempos com Velocidade de Conexão - Placa de Rede com Defeito?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Sei que é um problema simples, mas estou com dificuldades para resolver. 

Tenho um PC honesto aqui que ainda me serve e, teoricamente, ele tem suporte para rede Gigabit. Há algum tempo utilizei ele em uma rede que oferecia 300Mbps e funcionou entregando essa velocidade por bastante tempo... Até que um dia troquei a porta onde o cabo estava conectado no roteador (por necessidade de usar outro dispositivo). Desde então nunca testei novamente em 1Gbps.

Não me ocorreu na época que o problema poderia ser no computador e sim por limitação de hardware do roteador que eu utilizava (suportava até 100Mbps).

Agora, mudei de endereço, consequentemente contratei um novo plano de internet (500Mbps), mas o computador insiste em funcionar até 95Mbps (provavelmente 100 teórico). Suspeitei primeiro que era o cabo que crimpei, porém é CAT 5e. Além disso testei em um notebook no mesmo cabo e ele entregou a velocidade desejada. 

Tenho como suspeita um defeito na placa de rede onboard do PC. Nunca pensei que seria possível dar defeito dessa maneira, limitando até certa velocidade.

Alguém sabe se isso pode acontecer? Existe outra alternativa?

Já atualizei o driver;

Já testei o cabo em outro dispositivo (tá ok);

Verifiquei no Windows o protocolo de comunicação (1Gbps Full Duplex);

Vi se existia alguma configuração na BIOS que me ajudasse, não fui capaz de ver nada relevanete para resolver o problema.

Configurações:
ASUS P8H61-M LX3 R2.0 (Realtek® 8111F PCIe Gigabit LAN)
Windows 11

Core i7-3770

16GB DDR3 1600MHz

EVGA GTX 750Ti 2GB

Desde já agradeço.

Postado

@Ricardov Pior que parece que este cabo está bom, pois testei em um notebook... De qualquer forma vou refazer as pontas amanhã e retorno.

@Kaze_jp Infelizmente não possuo outra placa de rede. Está configurado como nas imagens mesmo...

Postado

Bom amigos, a crimpagem deve ter sido mal feita por mim, testei com um cabo novo que crimpei hoje e funcionou. Só achei bem peculiar que tenha funcionado em outros aparelhos (um notebook e um PS4) na velocidade desejada, talvez por terem compatibilidade com troca automática entre padrão 568-A e 568-B? Não sei. 

De qualquer forma, obrigado pelas dicas. Resolvido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...