Ir ao conteúdo

Fiz conserto da MB... Preciso formatar?

Ir à solução Resolvido por Kaze_jp,

Posts recomendados

Postado

Pessoal Boa tarde!

Final de Julho houve um pico de energia em minha cidade e como utilizava um filtro de linha barato minha placa-mãe deu curto. 

Tentei levar em várias assistências, onde várias declinaram reparar (queriam fazer orçamento de uma nova e deixar a minha de desconto, hehe), até que achei uma na Santa Efigênia que finalmente concordou em reparar. Reparo e testes feitos, e tudo ok.

Mas quando montei de volta em casa o Pc vai direto pra BIOS. Já tentei várias dicas pra ver se ligava no windows mas nada.

Gostaria de saber o que pode ser:

- É necessário formatar o PC depois de reparo na placa?

- Como saber se o SO ainda é reconhecido pela BIOS?

- Mesmo reconhecendo o SSD onde o windows está instalado ele não permite prioridade de boot. Tá corrompido?

- Cabo sata do SSD pode estar com defeito?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Info da placa:

MSI B460 Tomahawk 

• Solução
Postado

@THLisboa , olá 

Vamos para alguns pontos.

• Se consertou a sua placa-mãe. Ao montar já deveria funcionar normalmente. Só iria ser necessário ajustar data/horário e boot(ordem de boot qual SSD/HD vai ter S.O.)
  • Verificar a montagem das memórias, Limpar o slot e conectores.
  • Se não está reconhecendo o SSD/HD, verificar a montagem se tem cabos soltos ou mal conectados. Senão queimou um deles.
  • Se você não mexeu ou plugou SSD/HD em outro computador, deve estar OK.
  • Se estiver meio sujo limpe todos componentes antes de montar.

Tela do boot como fazer ordem de prioridade do boot(Sabia qual é o que tem S.O e coloque em 1º).

image.png.b890ec8aa98f144aa015f850351d37a6.png

Postado
28 minutos atrás, THLisboa disse:

- É necessário formatar o PC depois de reparo na placa?

Depende do que foi feito na placa. Pra ser específico, se mexeram na BIOS. Se não mexeram, então não tem porque formatar. Agora, se mexeram, aí é bom você formatar.

30 minutos atrás, THLisboa disse:

- Como saber se o SO ainda é reconhecido pela BIOS?

SO não é reconhecido pela BIOS, o que a BIOS reconhece é o BOOT do sistema.

31 minutos atrás, THLisboa disse:

- Mesmo reconhecendo o SSD onde o windows está instalado ele não permite prioridade de boot. Tá corrompido?

Quase 100% de certeza que o problema é isso aí. Tem que formatar o SSD. E se o problema persistir, então é porque o SSD provavelmente está morto.

31 minutos atrás, THLisboa disse:

- Cabo sata do SSD pode estar com defeito?

Esqueça a ideia de algo do SATA estar com defeito.

Postado

@THLisboa, pode ser que placa-mãe não tenha a função. 

• Mas você está vendo a ordem da tela - Fixed Boot Order Priorities - você tem ver qual é o SSD/HD que tem o S.O - e deixar em 1º. modificando a ordem.
  • Se você levar a seleção deve mostrar como modificar na tela a direita. 

se estiver com dificuldades tente desse modo com no vídeo:

Postado

@Kaze_jp tava vendo no status e aparece o SSD... mas não aparece o SSD quando vai definir prioridade... vou ver se tá mal encaixado senão o SSD também estragou na queda de energia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!