Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicações de configuração de computador para jogos até R$ 5 mil


Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Bom dia, vou pegar um novo computador, pricipalmente para jogos, para o trabalho utilizo um notebook.

Montei inicialmente uma configuração na faixa de 5 mil e estou em dúvida se ela está ok:

 

 

- Ryzen 5 5600 - R$ 829

- B550m TUF plus -  R$ 899

- RTX 4060 ASUS - R$ 1949

- SSD XPG S70 1tb - R$ 469

- DDR4 XPG 3600 16GB (2X8) cl18 - R$ 399

- Fonte XPG Kyber 750w gold - R$ 489

- Montech air 100 - R$ 319

Total - R$ 5.460

 

Dúvidas:

  • Sei que a 3060 ti é ~10% mais rápida que a 4060, mas a 4060 tem as tecnolgias novas da nvidia (dlss 3, codec avi) e é mais eficiente. Mas qual é a melhor opção? Pretendo trocar daqui uns 3 anos.
  • A fonte Kyber é muito overkill pra essa configuração? Uma msi 650w bronze seria uma melhor escolha ou os R$ 120 valem para ter uma fonte gold, no futuro pretendo ir dando upgrade em algumas peças, e talvez a fonte já seja suficiente (principalmente com o conector pcie 5.0)
  • Tenho uma fonte antiga da evga 430w white, conseguiria usar ela e gastar o dinheiro em outros componentes ou melhor aposenta-lá e comprar uma nova mesmo?
  • Seria melhor trocar os 16gb de RAM por dois pentes de 16gb 3200 cl 16? A diferença de preço é pequena, em torno de R$ 100, mas fiquei em dúvida se faço esse upgrade mais pra frente com mais dois de 8gb ou se já parto pro DDR5 e não gasto com DDR4 agora.

 

Obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ryanzero alterou o título para Escolha de VGA, fonte e mémoria para PC de R$ 5 mil
  • Moderador

@ryanzero Olá, em relação à fonte XPG, eu fico com um pé atrás depois do que a XPG fez com a Pylon de 650W:

 

 

Até onde eu sei, isso não ocorreu com outras linhas da XPG, entretanto eu tenho receio.

 

Só pra deixar claro, isso não significa que XPG faz fonte bomba ou de má qualidade, só que ela perdeu muita credibilidade depois disso aí, fica a seu critério. Essa fonte aí deveria ser muito boa e tá com um preço bom. De qualquer forma, eu tenho outras recomendações de fonte, caso você prefira não arriscar:

 

 

As próximas já são mais caras e de alta qualidade:

 

 

21 minutos atrás, ryanzero disse:

SSD XPG S70 1tb

 

Também não escolheria esse SSD devido ao controlador IG5236 que já apresentou alguns problemas no passado. Recomendo o Kingston Fury Renegade 1TB Gen 4.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ryanzero Olá amigo, tudo bem?

 

É uma boa configuração sem dúvidas, mas eu faria algumas alterações..

 

1º - Como você pretende substituir a GPU daqui a 3 anos, no seu lugar eu iria de RX 6750 XT 12GB, pois vai te entregar mais desempenho do que até mesmo a RTX 3060Ti e como o seu foco está em jogos, vale a pena.

 

2º - Não tenho todo esse receio quanto a fontes da XPG, o problema citado pelo amigo acima foi exclusivamente com a linha Pylon que é a de entrada, a linha XPG Core Reactor por exemplo continua sendo uma das melhores disponíveis no mercado, mas o fato é, acho que para uma configuração como essa (principalmente se for de RX6750XT), seria necessário uma fonte de maior qualidade em construção, indico a Super Flower LEADEX III 750W, vai entregar a qualidade e segurança necessária ao hardware.

 

3º - Ainda sobre fontes, não recomendo que utilize sua atual fonte EVGA nessa configuração, além de potência baixa, não tem um projeto adequado para tal.

 

4º - Não invista em 32GB DDR4, já vai de DDR5 5600Mhz, aí sim vale a pena o investimento e estará preparado para o futuro, caso queira DDR4 mesmo, fique com 2x8GB 3200Mhz, não precisa de mais do que isso.

 

5º - Compre o SSD Kingston NV2 1TB, é a melhor opção custo-benefício atualmente e não precisa mais do que isso, afinal, SSDs de velocidades altas só farão diferença para usuários que trabalham com altas taxas de transferência de arquivo, para uso diário comum e jogos, o NV2 da Kingston é o ideal, use a diferença de preço em uma fonte melhor como a que foi indicado.

 

6º - Recomendo o AirCooler DeepCool AG400 para usar com o R5 5600.

 

Espero ajudar de alguma forma,

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Indicações de configuração de computador para jogos até R$ 5 mil
  • Moderador

Essa fonte Kyber parece nova no mercado, é uma "parceria" com a SuperFrame. Não ví nenhum teste dela, por ser um modelo novo, não tem como afirmar sobre a qualidade dela. Dito isso, não recomendo a compra dela, e você não precisa de mais de 650W.

 

A XPG Core Reactor é uma boa fonte e também tem 10 anos de garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, seguindo algumas sugestões a configuração ficou assim:

 

- Ryzen 5 5600 - R$ 829

- B550m TUF plus -  R$ 899

- RTX 4060 ASUS - R$ 1949

- SSD kingston 1tb - R$ 264

- DDR4 XPG 3600 16GB (2X8) cl18 - R$ 399

- Fonte XPG core reactor 650w - R$ 639

- Montech air 100 - R$ 319

- Cooler deepcool AG400 - R$ 129

Total com frete - R$ 5.550

 

Em relação a 6750 XT, mesmo sabendo que a performance dela é superior eu prefiro ficar com a Nvidia, acredito que nos próximos jogos mudanças de software vão impactar mais que performance pura, ray tracing, dlss, frame gen, são pontos importantes pra mim, talvez na próxima gpu eu fique com a amd que tem evoluido bastante nessa questão.

Devo ficar com essa 4060 ou pego a 3060 ti da msi?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@ryanzero 

 

2 horas atrás, ryanzero disse:

ray tracing, dlss, frame gen, são pontos importantes pra mim

 

De acordo com a AMD, a série 7000 (RDNA 3), vai permitir utilizar a tecnologia de interpolação e geração de frames em qualquer jogo DX11 e DX12, é uma afirmação bem ambiciosa, se isso realmente funcionar seria muito bom. 

 

De fato se Ray Tracing é importante pra você, NVIDIA é a melhor opção, porém a 4060 tem uma performance decepcionante, sendo um pouquinho mais fraca que a 3060 Ti. Mas aí tem que levar em consideração as alucinações de frames e etc. De qualquer forma, se você conseguisse encontrar uma 4060 Ti (de 16GB) por um bom preço seria uma opção melhor. Não só pela performance extra mas por vir com uma quantidade muito boa de VRAM.

 

3 horas atrás, ryanzero disse:

Devo ficar com essa 4060 ou pego a 3060 ti da msi?

 

Se você acha que as tecnologias da série 4000 vão sobrepor à performance superior da 3060 Ti, pega a 4060. Caso contrário vai de 3060 Ti.

 

3 horas atrás, ryanzero disse:

Montech air 100 - R$ 319

 

Só pra confirmar que você está ciente, esse gabinete é um mini tower, portanto mais compacto, é isso mesmo que você deseja? No mais, é um bom gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Batata Defumada disse:

se você conseguisse encontrar uma 4060 Ti (de 16GB) por um bom preço seria uma opção melhor

Boa! Vou aguardar alguns dias vê se aparece uma boa promoção, mas a ideia é trocar essa VGA daqui uns 2-3 anos, então talvez pegue a 4060 por ora.

 

7 horas atrás, Batata Defumada disse:

Só pra confirmar que você está ciente, esse gabinete é um mini tower, portanto mais compacto, é isso mesmo que você deseja? No mais, é um bom gabinete.

Sim, mas como a placa-mãe escolhida é matx achei suficiente.

 

Obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!