Ir ao conteúdo

Troca mal sucedida de CPU Ryzen

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa noite.

Estou escrevendo essa msg do meu celular e muito triste... espero que algum de vcs possa me ajudar ou ao menos diminuir meu desespero...

Eu tenho um Ryzen 5 1600 (ou tinha) instalado numa ASUS A320. Resolvi trocar meu CPU pra poder jogar jogos mais atuais e aproveitar o potencial da minha RX 6700 XT, além de iniciar meu canal no YouTube.

Acontece que eu resolvi trocar o processador por conta própria, pois sempre montei meus PCs e nunca tive problema, agora a noite eu tirei o R5 1600, e coloquei o Ryzen 7 5700x no socket, mas quando liguei, ele não deu nenhum sinal, nem de vídeo, nem o sonoro da BIOS. Fiquei preocupado e coloquei o R5 de volta, mas ai quando fui ligar ele deu uns bipes e não deu mais sinal de vídeo, fui tirar ele p verificar e vi q alguns pinos estavam tortos, tentei arrumar e acabei arrancando um deles... ou seja perdi o processador R5 né?

Eu resolvi levar para algum técnico tentar instalar o R7 pra não correr mais riscos, mas o fato da máquina não ter dado sinal nenhum quando instalei ele me preocupa... eu percebi que coloquei bastante pasta térmica e acabou pagando um pouco na parte verde, quando fui limpar pegou nos pinos, mas consegui limpar sem entornar, a pasta e de prata...

Acham que eu posso ter perdido os dois CPU?  Nossa tô muito preocupado, comprei o R7 n faz nem 3 dias, uso bastante meu PC... to desesperado na vdd...

Postado

Só entortou o pino do R5? Talvez tenha estragado, depende do pino (aí vai de sorte). 

Bom, se não entortou nada do R7 ele está vivo, a pasta térmica não é condutiva.

Postado

@Vegaa Eu acho a perdi ele... mas ta safe porque eu não ia conseguir mais q 300 nele... o meu medo e ter perdido o R7, mas ele não entortou nada, só não deu sinal quando instalei 

@Batata Defumada Não... só instalei rsrs, e agora? Eu acho q perdi o R5... Só tenho o R7 

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, ThSoulz disse:

Não... só instalei rsrs, e agora? Eu acho q perdi o R5... Só tenho o R7 

Se a sua placa-mãe não permitir (e imagino que não permita) a atualização de BIOS sem CPU instalada, você vai ter que levar em alguma assistência para colocarem um processador nessa placa e atualizarem a BIOS pra uma versão que suporte o Ryzen 7.

E só pra você saber, mesmo atualizando a BIOS, não é garantia que vai dar certo isso aí, já tive uma B350 que mesmo com a BIOS atualizada não funcionou com o Ryzen 7 5700X.

• Curtir 1
Postado

@ThSoulz Se eu li certo voce tentou colocar um 5700X numa a320m
se voce não atualizou a BIOS antes pode ser que seja esse o motivo de não dar sinal nenhum com o 5700X
se puder coloque ele na placa-mãe de novo e coloque o dedo sobre ele porque se ele esquentar quer dizer que a placa-mãe
esta reconhecendo ele caso ele não esteja esquentando 
pode ser que sua BIOS não esteja atualizada

edit: sobre o 1600 voce pode ver esse diagrama abaixo para voce ter uma ideia de qual pino foi quebrado para saber se ele era importante
porque o processador mesmo sem alguns pinos funciona tem vezes que capado e tem vezes que funciona normal

Diagrama

• Moderador
Postado
5 minutos atrás, ThSoulz disse:

mas e agora que não tenho mais o R5, e o R7 não da sinal nenhum...?!

Fala com o técnico pra quem você vai levar o PC pra ele atualizar a BIOS pra uma versão que suporte o Ryzen 7.

• Curtir 1
Postado

Eu realmente acho q não ter atualizado, foi o motivo pelo qual ele não funcionou, não deu nenhum sinal, so rodou os coolers e iniciou os HDs, nada de vídeo ou bip

Postado
5 minutos atrás, ThSoulz disse:

Não me atentei nesse detalhe... mas e agora que não tenho mais o R5, e o R7 não da sinal nenhum...?!

Não tem nada para fazer.. Se o pino quebrado do R5 não for de terra, algo vai parar de funcionar ou funcionar de forma errática.. Ou nem liga..

Procure por "AM4 Pinout layout" e tente ver a função do pino quebrado..

Postado
53 minutos atrás, lucasBFAN disse:

@ThSoulz ...se puder coloque ele na placa-mãe de novo e coloque o dedo sobre ele porque se ele esquentar quer dizer que a placa-mãe
esta reconhecendo ele caso ele não esteja esquentando 
pode ser que sua BIOS não esteja atualizada

Fazer isso - colocar o 5700X de novo para ver se esquenta;  só vai aumentar o risco de fazer mais k@k@, como fez com o 1600 - Lei de Murphy.

Mesmo que esteja esquentando não vai resolver, ele disse que não atualizou o BIOS e sem um BIOS de 2022 os CPUS Ryzen 4500, 5500, 5600, 5700X... não são reconhecidos, pois foram lançados em Abril de 2022.

@ThSoulz

Qual o código correto do modelo da sua ASUS A320? A320M-A PRO, A320M-K...???

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, ThSoulz disse:

beleza, estou na dúvida se tento desentortar os pinos do R5 e atualizar a BIOS, ou levo na assistência

Cara, se você conhecer um local de confiança aí na sua cidade, eu diria pra levar logo lá, pra eles mesmo poderem tentar salvar o seu Ryzen 5 se for possível, e também pra atualizar a bendita BIOS 😄 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ThSoulz disse:

@1lokos  ASUSEX-A320M-GAMING

Essa placa-mãe  começou a ser vendida em ~2017, o suporte para o 5700X foi adicionado pelo BIOS 5862, que é de 09/11/2021.

Faça a atualização para a última versão disponível  - a 6202; de 27/07/2023, pois endereça os problemas de segurança dos Ryzen.

Citação

EX-A320M-GAMING BIOS 6202

Versão 6202

10.73 MB

2023/07/27

"1. Update AGESA version to ComboV2PI 1.2.0.A
2. Mitigate the AMD potential security vulnerabilities for AMD Athlon™ processors and Ryzen™ processors
3. Improve system stability"

• Curtir 1
Postado

Aproveitando, um amigo fez algo parecido com um Fx6300, ele conseguiu colocar de forma errada e tentou ligar. Depois me trouxe o processador com alguns pinos tortos e pediu para eu testar... Na verdade em cheguei a testar o processador dele, visto que era só um FX... No fim dei para ele alguns processadores para ele fazer o teste, e por fim, a placa-mãe estava OK ainda, apenas o processador Fx que foi torto que estragou (supostamente, pois não vou testar ele...) Acabei nem cobrando ele pelo processador, até imagino a raiva disso acontecer e ainda ter que desembolsar algum valor, é dose kkk

Postado

Pessoal, deu certo, eu levei numa assistência de um conhecido meu, e eles deram um jeito, e ainda salvaram o Ryzen 5, gastei 100 pilas, mas foi pra aprender a lição!

Repito: Evitem fazer qualquer trabalho de cabeça quente, as chances de dar errado são grandes!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!