Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca mal sucedida de CPU Ryzen


ThSoulz
Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Pessoal boa noite.

Estou escrevendo essa msg do meu celular e muito triste... espero que algum de vcs possa me ajudar ou ao menos diminuir meu desespero...

Eu tenho um Ryzen 5 1600 (ou tinha) instalado numa ASUS A320. Resolvi trocar meu CPU pra poder jogar jogos mais atuais e aproveitar o potencial da minha RX 6700 XT, além de iniciar meu canal no YouTube.

 

Acontece que eu resolvi trocar o processador por conta própria, pois sempre montei meus PCs e nunca tive problema, agora a noite eu tirei o R5 1600, e coloquei o Ryzen 7 5700x no socket, mas quando liguei, ele não deu nenhum sinal, nem de vídeo, nem o sonoro da BIOS. Fiquei preocupado e coloquei o R5 de volta, mas ai quando fui ligar ele deu uns bipes e não deu mais sinal de vídeo, fui tirar ele p verificar e vi q alguns pinos estavam tortos, tentei arrumar e acabei arrancando um deles... ou seja perdi o processador R5 né?

 

Eu resolvi levar para algum técnico tentar instalar o R7 pra não correr mais riscos, mas o fato da máquina não ter dado sinal nenhum quando instalei ele me preocupa... eu percebi que coloquei bastante pasta térmica e acabou pagando um pouco na parte verde, quando fui limpar pegou nos pinos, mas consegui limpar sem entornar, a pasta e de prata...

 

Acham que eu posso ter perdido os dois CPU?  Nossa tô muito preocupado, comprei o R7 n faz nem 3 dias, uso bastante meu PC... to desesperado na vdd...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, ThSoulz disse:

Não... só instalei rsrs, e agora? Eu acho q perdi o R5... Só tenho o R7 

 

Se a sua placa-mãe não permitir (e imagino que não permita) a atualização de BIOS sem CPU instalada, você vai ter que levar em alguma assistência para colocarem um processador nessa placa e atualizarem a BIOS pra uma versão que suporte o Ryzen 7.

 

E só pra você saber, mesmo atualizando a BIOS, não é garantia que vai dar certo isso aí, já tive uma B350 que mesmo com a BIOS atualizada não funcionou com o Ryzen 7 5700X.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThSoulz Se eu li certo voce tentou colocar um 5700X numa a320m
se voce não atualizou a BIOS antes pode ser que seja esse o motivo de não dar sinal nenhum com o 5700X
se puder coloque ele na placa-mãe de novo e coloque o dedo sobre ele porque se ele esquentar quer dizer que a placa-mãe
esta reconhecendo ele caso ele não esteja esquentando 
pode ser que sua BIOS não esteja atualizada

edit: sobre o 1600 voce pode ver esse diagrama abaixo para voce ter uma ideia de qual pino foi quebrado para saber se ele era importante
porque o processador mesmo sem alguns pinos funciona tem vezes que capado e tem vezes que funciona normal

Diagrama

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ThSoulz disse:

Não me atentei nesse detalhe... mas e agora que não tenho mais o R5, e o R7 não da sinal nenhum...?!

Não tem nada para fazer.. Se o pino quebrado do R5 não for de terra, algo vai parar de funcionar ou funcionar de forma errática.. Ou nem liga..

 

Procure por "AM4 Pinout layout" e tente ver a função do pino quebrado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, lucasBFAN disse:

@ThSoulz ...se puder coloque ele na placa-mãe de novo e coloque o dedo sobre ele porque se ele esquentar quer dizer que a placa-mãe
esta reconhecendo ele caso ele não esteja esquentando 
pode ser que sua BIOS não esteja atualizada

 

Fazer isso - colocar o 5700X de novo para ver se esquenta;  só vai aumentar o risco de fazer mais k@k@, como fez com o 1600 - Lei de Murphy.

 

Mesmo que esteja esquentando não vai resolver, ele disse que não atualizou o BIOS e sem um BIOS de 2022 os CPUS Ryzen 4500, 5500, 5600, 5700X... não são reconhecidos, pois foram lançados em Abril de 2022.

 

@ThSoulz

 

Qual o código correto do modelo da sua ASUS A320? A320M-A PRO, A320M-K...???

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
1 hora atrás, ThSoulz disse:

beleza, estou na dúvida se tento desentortar os pinos do R5 e atualizar a BIOS, ou levo na assistência

 

Cara, se você conhecer um local de confiança aí na sua cidade, eu diria pra levar logo lá, pra eles mesmo poderem tentar salvar o seu Ryzen 5 se for possível, e também pra atualizar a bendita BIOS 😄 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThSoulz disse:

@1lokos  ASUSEX-A320M-GAMING

 

Essa placa-mãe  começou a ser vendida em ~2017, o suporte para o 5700X foi adicionado pelo BIOS 5862, que é de 09/11/2021.


Faça a atualização para a última versão disponível  - a 6202; de 27/07/2023, pois endereça os problemas de segurança dos Ryzen.

 

Citação

 

EX-A320M-GAMING BIOS 6202

Versão 6202

10.73 MB

2023/07/27

"1. Update AGESA version to ComboV2PI 1.2.0.A
2. Mitigate the AMD potential security vulnerabilities for AMD Athlon™ processors and Ryzen™ processors
3. Improve system stability"

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, um amigo fez algo parecido com um Fx6300, ele conseguiu colocar de forma errada e tentou ligar. Depois me trouxe o processador com alguns pinos tortos e pediu para eu testar... Na verdade em cheguei a testar o processador dele, visto que era só um FX... No fim dei para ele alguns processadores para ele fazer o teste, e por fim, a placa-mãe estava OK ainda, apenas o processador Fx que foi torto que estragou (supostamente, pois não vou testar ele...) Acabei nem cobrando ele pelo processador, até imagino a raiva disso acontecer e ainda ter que desembolsar algum valor, é dose kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!