Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando sozinho, fonte ou drivers ?


Ir à solução Resolvido por neitanpd,

Posts recomendados

Olá amigos, meu PC é um Ryzen 5 4600, uma rx 6500 xt, e uma fonte nidus 500w.
Além da fonte também suspeito dos drivers bugados da AMD, alguém já ouviu falar em driver que desliga a máquina ? Eu até trocaria de fonte, mas acho um desperdício de dinheiro pois minha configuração é básica e a fonte não aparente ter problemas.
Desde que comprei ele vez ou outra ele desliga sozinho, aconteceu uma vez enquanto jogava Fortnite com o grafico no alto, e o Atomic Heart com o gráfico no médio, não sei dizer se puxava muita energia da fonte, mas as temperaturas do PC estavam todas normais.
Todos os drivers da placa de vídeo estão atualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@neitanpd Sempre existe uma possibilidade de um produto vir com problema de fabrica. Mas o problema elétrico em si, não precisa vir da fonte. Poderia vir até mesmo da fiação da sua casa. Talvez baixando a tensão de mais. Ou até mesmo a placa-mãe com problemas para alimentar os outros componentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Espero que a fonte ou a placa de vídeo não estejam com problemas, eu ia trocar mas desisti pelo fato de serem peças novas. De qualquer jeito realizei uma montagem novamente e limpeza pra garantir que todas as peças estejam bem encaixadas e vamos ver se resolve

@Gui GC esqueci de mencionar também que o teste no FurMark roda tranquilo, ficou 20 minutos estressando a placa e o processador e o PC não se desligou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Pessoal encontrei a solução, eram realmente os drivers, o que acontecia era que o bendito windows update estava substituindo o driver da AMD pelo adaptador básico de vídeo da microsoft, nisso rolavam as telas pretas e desligamentos.
Notem que no AMD adrenalin agora aparecem apenas a CPU e a GPU, antes apareciam uns 4, e no gerenciador de dispositivos aparecem apenas o driver da AMD e o básico da microsoft desativado. O que eu fiz foi impedir as atualizações automáticas de driver do windows update, através do gpedit.msc. Depois utilizei o DDU e instalei o driver da AMD novamente. Estou muito feliz pois já estava sofrendo com esse problema a bastante tempo, obrigado a todos.

1.png

fgdfg.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, postei a uns tópicos atrás dizendo que meu computador estava se desligando sozinho, imaginava que era problema de fonte ou driver da placa de vídeo.
Resultado: troquei a fonte e formatei o computador e instalei drivers limpos, e não resolveu nada.
Quando marca 1 hora exata de gameplay (estou jogando CS 2) ele se apaga como se tivesse puxado da tomada, uso nele um filtro de linha iClamper e as outras coisas não se desligam, apenas o PC que se desliga.
Antes usava uma nidus 500w e agora estou com uma MSI ADN600W, testei nas DUAS fontes e ele ainda se desliga, ou seja, a fonte não é o problema.
O processador é um Ryzen 5 4600G, placa de vídeo 6500 XT e placa-mãe uma a320m HDR4. Todas as temperaturas durante o gameplay estão normais.
Estou suspeitando da minha placa de vídeo ou da minha placa-mãe (VRM com defeito)
Estou desesperado pois já não sei mais o que fazer pra esse PC parar com isso
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização: fiz testes com um técnico nas memórias RAM e na placa-mãe e não encontramos nenhum erro, vou pegar uma placa da NVDIA emprestado pra ver se o problema está apenas na minha placa de vídeo, quando descobrir a solução eu volto a dizer aqui para ajudar mais alguém que esteja com o mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal, finalmente descoberto o problema, o hotspot da placa de vídeo fazia ela desligar o PC, quando eu monitorava as temperaturas não sabia que também tinha que ficar de olho nesse hotspot.
Então nem sempre o PC desligando vai ser necessariamente culpa da fonte de alimentação
O único vídeo que achei sobre o assunto foi o desse português: https://www.youtube.com/watch?v=hHiybiVSu8c

A minha placa batia 115 graus e desligava, o que não é nada normal, caso a sua faça isso deve acionar a garantia, infelizmente a minha garantia acabou faz exatamente 1 mês, então eu mesmo tive que romper o lacre e trocar a pasta térmica que estava super seca e mal aplicada, não recomendo placas de vídeo da ASRock, e esse problema da pasta costuma acontecer mais em placas da AMD.
Outra dica também, além de testar sua fonte e temperaturas do PC, checar as memórias RAM através do memtest86.
Também possuo um Ryzen 5 com gráficos integrados e recomendo desativar o gráfico integrado e ficar apenas com o da placa de vídeo externa, assim evitando conflitos de driver e telas pretas que também podem fazer o PC se desligar: https://youtu.be/p1BF_LLk4S4?si=8_WYdq1fltwC1OGC
Lembrando que também sempre é bom investir em boas fontes e placas mães que tenham dissipadores de VRM para que já fique livre desses problemas.
Obrigado a todos pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, neitanpd disse:

Pois é pessoal, finalmente descoberto o problema, o hotspot da placa de vídeo fazia ela desligar o PC, quando eu monitorava as temperaturas não sabia que também tinha que ficar de olho nesse hotspot.
Então nem sempre o PC desligando vai ser necessariamente culpa da fonte de alimentação
O único vídeo que achei sobre o assunto foi o desse português: https://www.youtube.com/watch?v=hHiybiVSu8c

A minha placa batia 115 graus e desligava, o que não é nada normal, caso a sua faça isso deve acionar a garantia, infelizmente a minha garantia acabou faz exatamente 1 mês, então eu mesmo tive que romper o lacre e trocar a pasta térmica que estava super seca e mal aplicada, não recomendo placas de vídeo da ASRock, e esse problema da pasta costuma acontecer mais em placas da AMD.
Outra dica também, além de testar sua fonte e temperaturas do PC, checar as memórias RAM através do memtest86.
Também possuo um Ryzen 5 com gráficos integrados e recomendo desativar o gráfico integrado e ficar apenas com o da placa de vídeo externa, assim evitando conflitos de driver e telas pretas que também podem fazer o PC se desligar: https://youtu.be/p1BF_LLk4S4?si=8_WYdq1fltwC1OGC
Lembrando que também sempre é bom investir em boas fontes e placas mães que tenham dissipadores de VRM para que já fique livre desses problemas.
Obrigado a todos pela ajuda.

 

ASRock fazendo obsolescência programada, que decepção.

 

Eu já tive uma fonte da SilverStone que tinha 1 ano de garantia, e ela parou de funcionar 1 ano e 1 mês depois.

Também já tive um roteador da Link-One com 5 anos de garantia, ele corrompeu a BIOS sem razão alguma depois de 5 anos e 2 meses.

 

É bom ficar ligado nas empresas que fazem isso pra não comprar mais nada desses pilantras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoEng Pois é, evitem ASRock e placas da AMD, hoje mesmo o driver atualizou sozinho pra nova versão e começou a dar telas pretas, não basta esse prejuízo todo e essa placa não cansa de me dar dor de cabeça kkkk é pagar pra passar raiva, assim que eu puder vou jogar ela bem longe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!