Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, 

Recentemente tive um problema com o meu computador. Enquanto estou trabalhando, ele fica ótimo.

Contudo quando jogava durante um tempo, tudo travava (tela congelada, sem mouse, teclado, nada) e o som continuava funcionando (?).

Não tinha outra opção senão reiniciar o computador. Quando reiniciava, ele não ligava, ficava com a tela preta.

Isso me assustou no início, mas percebi que se eu deixasse ele quieto durante um tempo, ele ligaria novamente, então supus que era problema de temperatura (baseado no achismo, pois sou praticamente leigo).

Tem uma loja que mexe em computadores aqui perto de casa e a avaliação no Google é ótima. Levei meu PC lá, expliquei a situação e ele disse que meu computador estava bem sujo, que se limpasse resolveria.

Não é que o rapaz tinha razão? Ele limpou, deixou o computador bonitinho e ficou tudo certo. (Isso tudo ocorreu em Março desse ano (03/2023)).

Voltemos ao presente. Estou feliz aqui com meu pc antiguinho, jogando um jogo atual, Baldurs Gate 3, na paz. O problema volta, 7 meses depois.

Acredito realmente que seja sujeira, preciso limpá-lo, contudo fiquei pensando em fazer um upgrade nele e gostaria de saber a opinião de vocês.

Se eu fizer esse upgrade e melhorar a refrigeração do mesmo, tendo em vista que meu gabinete é meio antigo e fechado, será que ele melhora e evita esse problema?

Configuração atual do computador:

memória RAM: 2x8gb corsair 

Placa de vídeo: 1060 6gb OC

placa-mãe: ASRock B360m

Processador: i5 9400f

Fonte: Corsair VS400

Cooler: Algo genérico

Gabinete: Algo genérico

Configuração nova pretendida:

memória RAM: 2x8gb corsair  (vou manter)

Placa de vídeo: 3060ti Galax OC 

placa-mãe: ASRock B360m (vou manter)

Processador: i5 9400f (vou manter)

Fonte: Corsair CX 650w (aberto a opiniões)

Cooler: DEEPCOOL GAMMAXX 400 V2 (vi a recomendação aqui no fórum)

Gabinete: Gabinete Archon 2 Mesh (vi a recomendação aqui no fórum)

Caso tenham alguma ideia do que possa estar acontecendo com o meu PC ou mesmo sugerir outras peças/soluções adequadas, eu agradeceria muito!

Desculpem o texto longo. Obrigado pra quem leu até aqui e pode ajudar.

• Solução
Postado

Meio desnecessário esse "upgrade" pois não trará mais desempenho para o PC.

Já verificou qual temperatura o CPU atinge durante o jogo?

Pois o motivo para comprar um novo air cooler é se o CPU estiver esquentado muito - o que significa passar de 80 graus.

Em todo caso:

Citação

Cooler: DEEPCOOL GAMMAXX 400 V2 (vi a recomendação aqui no fórum)

Gabinete: Gabinete Archon 2 Mesh (vi a recomendação aqui no fórum)

Compre o DeepCool AG400 - R$ 129,90 (Pichau - para meu CEP o frete fica em ~R$ 10,00).

É mais eficiente (que o 400 V2) - nesse comparativo foi ~10 graus no Furmark e uns 5 graus em jogos; e tem um design moderno, o fan não fica sobre a memória. (1)

Esse gabinete Archon é OK, mas como custa 310,00 sugiro pagar mais 60,00 e pegar o Montech Air 903 Base, pois neste modelo vem 3 fans de 140mm de boa qualidade (PWM, 84 CFM, pressão 2,4), que se for comprar similares avulsos fica em mais de R$ 200,00, e que junto com o bom mesh frontal - causa apenas 2 graus a mais na temperatura; faz deste gabinete um ótimo "custo/benefício".

(1) A proposito, veja neste vídeo o que pode acontecer se usar o AK400 com memória "enfeitada" e o que tem que fazer.

• Curtir 2
Postado
30 minutos atrás, 1lokos disse:

Meio desnecessário esse "upgrade" pois não trará mais desempenho para o PC.

Já verificou qual temperatura o CPU atinge durante o jogo?

Pois o motivo para comprar um novo air cooler é se o CPU estiver esquentado muito - o que significa passar de 80 graus.

Em todo caso:

Compre o DeepCool AG400 - R$ 129,90 (Pichau - para meu CEP o frete fica em ~R$ 10,00).

É mais eficiente (que o 400 V2) - nesse comparativo foi ~10 graus no Furmark e uns 5 graus em jogos; e tem um design moderno, o fan não fica sobre a memória. (1)

Esse gabinete Archon é OK, mas como custa 310,00 sugiro pagar mais 60,00 e pegar o Montech Air 903 Base, pois neste modelo vem 3 fans de 140mm de boa qualidade (PWM, 84 CFM, pressão 2,4), que se for comprar similares avulsos fica em mais de R$ 200,00, e que junto com o bom mesh frontal - causa apenas 2 graus a mais na temperatura; faz deste gabinete um ótimo "custo/benefício".

(1) A proposito, veja neste vídeo o que pode acontecer se usar o AK400 com memória "enfeitada" e o que tem que fazer.

Uma 3060ti não traria mais desempenho pro PC por causa do processador ou outro motivo? Teria alguma outra sugestão de upgrade?

A placa de vídeo eu sei que fica no máximo em 82 graus (e sempre fica em qualquer jogo que puxe mais). O processador é um pouco mais frio, mas desconfio que tenha chances de ser ele o motivo, por isso comprar o fan.

Essa parte do vídeo eu precisaria mostrar pro rapaz que faria a troca das peças, porque eu mesmo não mexo. Mas posso avisar ele.

Postado

Me referia à troca do air cooler e gabinete. *

Claro que a nova placa de vídeo - 3060Ti vai trazer mais desempenho, mas note que o i5-9400F é fraco para ela,  em certos jogos vai ter

"gargalo de CPU". Em todo caso é um primeiro passo para depois trocar o kit (CPU+placa-mãe).

* Dependendo do gabinete atual,  ex. apertado, ruim de airflow, um novo pode se mesmo necessário para o espaço ocupado pela nova VGA.

Citação

Essa parte do vídeo eu precisaria mostrar pro rapaz que faria a troca das peças, porque eu mesmo não mexo

Não precisa mostrar, basta comprar o DeepCool AG400 - que é mais barato e mais eficiente; ele não tem este problema do fan encostar na memória, os heatpipes inclinados deslocam o fan para trás. Esta mudança no AG400 corrigiu o "defeito" do AK400 mostrado naquele vídeo.

AG400-1.png

• Curtir 1
Postado

Perfeito então, muito obrigado pelas dicas! 

Vou tentar fazer isso, comprar a 3060ti + gabinete Montech Air 903 Base + fonte da corsair Cx 650w + DeepCool AG400.

Espero que isso resolva essa questão do PC travar, porque trocando a placa de vídeo (que eu já queria trocar mesmo) e dando uma resfriada no resto dos componentes, acho que não vai ter mais esse problema.

Futuramente eu pretendo trocar a placa-mãe + processador também, mas no momento já tá muito caro. Se tiver alguma sugestão pra esse dois também...

• 2 semanas depois...
Postado

@1lokos Fiz a troca somente do gabinete e do cooler + limpeza do PC por enquanto. Comprei os dois que você falou: gabinete Montech Air 903 Base + DeepCool AG400

São realmente muito bons, obrigado pela dica! Parece que era temperatura mesmo, porque não deu mais aquele problema.

image.thumb.png.35a2c68027501320389df7cd31444a77.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!