Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento de processador e Sttuterings


Posts recomendados

Atualmente, estou usando um processador Intel Core i5-9400F, que, na maior parte do tempo, enquanto estou jogando, atinge temperaturas de cerca de 90º a 100º Celsius. Embora ele funcione normalmente e não produza barulho excessivo, e eu não perceba stuttering, confesso que estou preocupado. Não tenho certeza, mas muito provavelmente isso é prejudicial para o processador (por favor, corrijam-me se eu estiver errado).

 

Fiz algumas configurações de energia que limitam o processador a operar a 2,8 GHz, o que mantém a temperatura em níveis aceitáveis, variando de 60º a 70º Celsius. No entanto, isso torna os jogos praticamente impossíveis de jogar. Jogos que costumavam rodar a 80 fps agora estão alcançando apenas 50 ou 60 fps, com frequentes problemas de stuttering.

 

Existe alguma maneira de melhorar essa situação? Já tentei trocar o cooler e aplicar pasta térmica de qualidade, entre outras medidas, mas nada parece funcionar.

 

Não sei se é relevante, mas comprei o processador usado de um amigo e não tinha muito tempo de uso e que eu me lembre ele também reclamava de problema de aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Bom, vamos lá. É um gabinete da Pichau, o nome é Pichau Kazan 1, tem 3 fans na parte da frente. O cooler é um básico, porém, de qualidade. É um CoolerMaster i30 Standard. Minha placa de vídeo atualmente é um RX6600, mas antes era um RX560 e ainda tinha o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, korssat disse:

CoolerMaster i30 Standard

Ok. Apesar da CPU ter baixa TDP, esses Cooler com esse tipo de construção(aletas "deitadas") não são eficientes por terem uma área de troca de calor muito pequena.

Pode analisar: o fluxo de ar pega as aletas de um lado(com baixo perfil) e aí, vai sair para onde?

Eu recomendo a princípio a troca do Cooler: um Gammax 400 já resolve, o preço é módico.

Acabei de ver e os estoques desse produto estão baixos e estão exagerando no preço(já custou menos de 100).

Mas um Cooler de 120mm ou mesmo de 90mm já seriam bem melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@korssat

 

Bom, sobre o cooler, trocou o cooler box da Intel por um cooler box de outra marca.. Não tem muito o que dizer sobre isso.. Foi 6 por meia-dúzia..

 

Tem a questão do gabinete que, pelo que disse, seria aquele com painel de vidro na frente, o que torna as 3 fans frontais inúteis.. Se for realmente essa versão do gabinete, poderia testar tirar esse painel de vidro, pra ver como fica a coisa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, korssat disse:

Será que realmente só um Cooler novo vai dar conta do recado? Realmente vai solucionar o problema?

Bom, como você está afirmando que o frontão é de vidro(os modelo que eu ví dizem que é "mesh"-ou seja, tipo telado) só testando.

Mas para mim o problema é o Cooler mesmo, ainda mais que está muito quente esses dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, korssat disse:

Entendo, mas é complicado fazer um teste de mais de 100 reais não acha?

Vamos ver: a CPU é de 65W(TDP relativamente baixa). Tem uma VGA de 132W(conforme testes):

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-6600.c3696

Então você tem uns 200W para tirar fora do gabinete.

Não sei se conheceu uma lampada de 200W incandescente, mas é bastante quente, um forno literalmente.

Tem outros fatores que podem dar problema: localização do gabinete, se tem ar fresco circulando, a temperatura média de sua cidade, etc.

Mas se quer resolver deve ir tirando os problemas do caminho: o Cooler é um deles. O proximo item a analisar será o gabinete :confirme se é mesh ou frontão de vidro fechado mesmo.

Outra coisa:só tem os 3 FAN frontais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era pra tirar só o frontal..... Mas tem outra possibilidade

 

1 hora atrás, korssat disse:

 mas comprei o processador usado de um amigo e não tinha muito tempo de uso e que eu me lembre ele também reclamava de problema de aquecimento.

Do seu amigo ter te vendido uma peça com algum problema.. Provavelmente de fábrica, veio com algo errado na montagem interna dele.. O cooler, você carregaria pra montar em um PC mais moderno, futuramente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre o air cooler DeepCool AG400 - R$ 115,90

  • O AG400 ARGB (com LED ARGB) é ~R$ 150,00 e o AG400 PLUS com dois fans push-pull ~R$ 160,00 melhora uns 2 graus

Se esse air cooler não melhorar a temperatura seu CPU esta com defeito, ai não a o que fazer. 

 

Como o cooler é bom - refrigera bem até Ryzen 5700X, Ryzen 5 7600, i5-13400F; aproveita num  futuro CPU.

 

Já esse gabinete Kazan (1) tem o defeito do vidro na frente dos fan, comum a alguns anos, mas da para tirar o vidro e deixar só o mesh que tem na frente dos fans. No Pichau Kazan 2 esta k@k@ foi corrigida, vem com tela mesh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!