Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consigo conectar fan de 4 pinos na entrada sys-fan1 da placa-mãe b75


Ir à solução Resolvido por AdrianoSiqueira,

Posts recomendados

Olá galera,

Estou com uma fan aigo z12 https://a.aliexpress.com/_mLUK0B0

Minha placa-mãe (b75)não tem conector 3pin 5v, e nem conector de 4 pinos, eu acredito

A fan vem com 4 conectores, sendo eles 1 conector 3pin 5v macho e um fêmea, 1 conector de 4 pinos macho e um fêmea 

Gostaria de saber se existe como conectar a fan na entrada de 3 pinos do sys fan1 da placa-mãe, caso não seja possível me informem como posso conectar por favor, segue foto das entradas e da placa:

20230926_185956.jpg

20230926_185938.jpg

20230926_190147.jpg

20230926_190154.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Coloque o conector de 4 pinos fêmea na placa-mãe. O dente de plástico do conector garante que só vai entrar do jeito certo. A placa-mãe só tem 3 pinos, então um deles vai ficar sobrando, o que eu acho que é o controle de rotação da fan, ou seja, a fan vai trabalhar sempre a 100% de rotação.

 

Já o conector de 3 pinos da fan é o conector de iluminação, ele segue o padrão de 5v ARGB. Se a sua placa-mãe não tem essa entrada, então deixa solta mesmo, a única coisa é que os LEDs não irão acender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Victor Matheus A.O. disse:

sabe algum modo que possa ligar os leds?

Esse modelo de MB é muito antigo, nem existia controle de LED naquele tempo, talvez exista uma controladora á parte.

B75 tem variações, você deveria dizer o modelo ou a marca. Uma que eu ví no Ali tem duas saídas de 4 pinos, veja se é CPU_FAN ou Sys_FAN, se tiver ligue o FAN  lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor Matheus A.O. disse:

.. algum modo que possa ligar os leds? 

 

Comprando uma controladora ARGB (5v), sugiro a

 

CoolMoon - R$ 114,00

Tem entradas para:

  •  8 conectores de ventoinhas 3 ou 4 pinos (PWM)
  • 10 conectores de cabo de LED ARGB (5v).

Assim quando decidir comprar mais fans já tem conexões disponíveis. Com ela você controla os LEDs pelo controle removo IR e/ou pelo botão Reset ou LED do gabinete.

 

Cuidado que tem várias controladoras mais baratas, mas que são com conectores de 6 pinos - PWM e ARGB junto, dificilmente vai encontrar fan com este cabo.

 

2374046962aca971cea56bf4a386cca1

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!