Ir ao conteúdo

Processador, placa de vídeo e (talvez)placa-mãe para um upgrade.

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Meu pc atual está morrendo(jogos engasgando, imagens piscando e falhando, não é problema de limpeza, refrigeramento ou drivers, a placa é antiga mesmo), mais especificamente a placa de vídeo(uma rx 580 msi) então queria aproveitar para um upgrade. No meu setup atual, possuo:

uma placa-mãe da gigabyte, a ab350m-ds3h v2

uma fonte corsair 550W

dois pentes de memória RAM DDR4 2800mhz

um processador Ryzen 3200g

Gostaria de trocar o processador e a placa de vídeo para um rx 6600 e um Ryzen 7 5700x, mas não sei se a placa-mãe e a fonte aguentariam, então gostaria de sugestões de placas mãe, se necessário, para ir com essa escolha. Também gostaria de saber se há escolhas melhores no mercado. Tenho cerca de 3500 para o upgrade. Agradeço desde já.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Thiagosilvar Olá amigo, tudo bem?

Vamos as minhas avaliações e indicações:

45 minutos atrás, Thiagosilvar disse:

gigabyte, a ab350m-ds3h v2

Essa placa-mãe suporta o 5700X, porém, no seu lugar faria um upgrade nesse item também, buscando uma placa mais moderna que atenda melhor a um processador e placa de vídeo igualmente mais modernos.

Uma boa opção custo-benefício é a GIGABYTE B550M DS3H ou se quiser algo mais parrudo, tem a Gigabyte B550M Aorus Elite.

uma fonte corsair 550W

Também recomendo a substituição, nem tanto pela potência, já que 550W seria suficiente, mas pela segurança do projeto como um todo, qualidade dos componentes..

Imagino que essa sua fonte seja uma CV550 da Corsair, é uma linha intermediária, mas que não entrega tanta qualidade e segurança comparada a outras fontes do mercado, recomendo que troque para a MSI MAG A650BN 650W, ótimo preço e vai entregar muita segurança para o hardware, tem garantia de 5 anos.

dois pentes de memória RAM DDR4 2800mhz

Pode manter esses pentes, o ideal seria 3200Mhz para obter mais desempenho, mas pode segurar elas e trocar apenas em um futuro upgrade para a plataforma DDR5.

Qual a marca e modelo desses seus pentes de memória? Você tem dois pentes de 8GB?

Por fim, se você comprar a Gigabyte B550M Aorus Elite, A fonte MSI MAG A650BN, 

uma RX6600 8GB e um Ryzen 7 5700X, vai gastar R$ 3.599,97, para não fugir do seu orçamento pode trocar a placa-mãe pela B550M DS3H.

Abraços!

• Curtir 2
Postado
29 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@Thiagosilvar Olá amigo, tudo bem?

Pode manter esses pentes, o ideal seria 3200Mhz para obter mais desempenho, mas pode segurar elas e trocar apenas em um futuro upgrade para a plataforma DDR5.

Qual a marca e modelo desses seus pentes de memória? Você tem dois pentes de 8GB?

Abraços!

Opa, valeu pela reposta. São dois pentes de 8 gb sim, da corsair vengeance. Eu sabia que 3000mhz era mais ou menos o mínimo pra hoje em dia, mas a questão é que eu ganhei os dois pentes, então não podia escolher muito. 

Sobre a placa de vídeo, você considera uma boa escolha nessa faixa de preço? Gostaria de jogar resident evil 4, mas a maioria do que jogo são jogos de luta, que não demandam tanto por comparação. 

Eu também vou fazer o upgrade da placa-mãe, mas você sabe se a minha atual suporta também a rx 6600, em conjunto com o Ryzen 7? porque aí eu pegaria o processador e a placa em um mês e faria o upgrade da placa-mãe no outro, pra ficar um pouco mais leve nas minhas finanças...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, guilherme_dr disse:

Uma boa opção custo-benefício é a GIGABYTE B550M DS3H ou se quiser algo mais parrudo, tem a Gigabyte B550M Aorus Elite.

Ou melhor, MSI B550M PRO-VDH WiFi - R$ 750,00 que tem VRM melhor que da B500M Aorus Elite e B550M DS3H.

Por R$ 50,00 a mais que a DS3H; leva na MSI:

• Botão Flash BIOS - que no caso da B550M DS3H V2 REV 1.5 não faz muita falta, pois o BIOS F1 suporta qualquer Ryzen AM4 inclusive o "inexistente" Ryzen 5600X3D.
  • 2 conectores de (obsoleto) RGB 12,v
  • 2 conectores de A-RGB, 5v.

• Curtir 3
Postado

Obrigado pelas informações pessoal. Uma última dúvida, só pra não ter que criar outro tópico seria relativo ao cooler do Ryzen 7. O cooler que tenho atualmente é o stock da amd para o 3200g, e acho que não vai servir. Se tiverem alguma sugestão de coolers de qualidade eu agradeço.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Thiagosilvar disse:

São dois pentes de 8 gb sim, da corsair vengeance. Eu sabia que 3000mhz era mais ou menos o mínimo pra hoje em dia, mas a questão é que eu ganhei os dois pentes, então não podia escolher muito.

Sem problemas, pode manter esses pentes sim, são de boa qualidade e não vale a pena o investimento em outros dois pentes de maior frequência em relação ao ganho de desempenho, só vale a pena mesmo o salto para a plataforma DDR5, quem sabe no próximo upgrade que vai dar. 😉

Sobre a placa de vídeo, você considera uma boa escolha nessa faixa de preço? Gostaria de jogar resident evil 4, mas a maioria do que jogo são jogos de luta, que não demandam tanto por comparação. 

Sim, é uma ótima escolha nessa faixa de preço, na verdade acho que é a melhor opção mesmo, só vai conseguir algo melhor se estiver disposto a investir mais, nesse caso, poderia buscar a RTX 3060 12GB que ganha mais longevidade pelos 12GB de VRAM ou então a RX 6750XT 12GB que é a melhor escolha possível na minha opinião, entrega bastante desempenho, mas é mais cara por óbvio

.

Vai rodar todos jogos que quiser sim, talvez não rode no máximo jogos como RE4 Remake pelo fato do jogo ser mal otimizado e consumir memória de uma forma simplesmente ridícula, mas vai rodar bem sim diminuindo a qualidade gráfica.

Eu também vou fazer o upgrade da placa-mãe, mas você sabe se a minha atual suporta também a rx 6600, em conjunto com o Ryzen 7?

Sim, a RX 6600 vai funcionar na sua atual placa-mãe, pode ficar tranquilo.

41 minutos atrás, Thiagosilvar disse:

O cooler que tenho atualmente é o stock da amd para o 3200g, e acho que não vai servir. Se tiverem alguma sugestão de coolers de qualidade eu agradeço.

Um Aircooler como o DeepCool AG400 Plus já vai dar conta do R7 5700X, mas é claro, precisa ter um gabinete bem ventilado também, qual é o seu gabinete?

Abraços!

Postado
12 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Um Aircooler como o DeepCool AG400 Plus já vai dar conta do R7 5700X, mas é claro, precisa ter um gabinete bem ventilado também, qual é o seu gabinete?

Abraços!

Pichau komor, este aqui no caso. Tenho uma fan de exaustão e 3 na frente pra puxar ar frio. O básico, eu imagino.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...