Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem do Primeiro PC Gamer


Ir à solução Resolvido por akagouveia,

Posts recomendados

Boa tarde, pessoal!!!

Então, estou na saga da montagem do meu primeiro PC Gamer, aos poucos estou conseguindo todas as peças!!! Mas... ainda tenho algumas dificuldades para escolher as melhores peças com preços bons.

 

Estou querendo montar um " Setup " com um AMD Ryzen 4600g ou 5600g, com Vídeo integrado, claro.... placa-mãe Gigabyte b450m V2 ou até uma AORUS Elite

 

Tenho duvidas em qual cooler pegar, fonte de 650W e um cooler bacana para colocar no Setup.

Estou trabalhando com um orçamento de até R$ 2500,00... Falta apenas SSDs ( M2 e Sata III ) , cooler, placa-mãe, processador e uma fonte de 650W.

 

E outra dúvida, recentemente adquiri um gabinete da Mancer, modelo Mancer Kevlar. E estou na dúvida se cabe uma fonte de 650W e uma RTX 3060 ( Upgrade que pretendo fazer no futuro ) . 

 

Obrigado por hora, pessoal!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo. Estou montando um PC com o mesmo orçamento e setup que você. O meu em específico é um Ryzen 4600g, placa-mãe msi a520m a pro, SSD kingston nv2 1tb, fonte msi a550bn 550w, memórias mancer dantalion z 3200mhz cl16. Esse foi o melhor custo-benefício que encontrei. Cooler o stock que vem com o 4600g dá conta por enquanto, e a fonte com melhor custo beneficio pra esse orçamento é a msi a550bn, que permite um upgrade tranquilo com gpus até 200w de tdp. Com esse setup que você quer pegar, adicionando uma 3060, os 550w da msi a550bn são suficientes, e quanto a caber no gabinete, a msi a550bn cabe, mas a 3060 dependerá se for versão 2 ou 3 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, akagouveia disse:

Boa tarde amigo. Estou montando um PC com o mesmo orçamento e setup que você. O meu em específico é um Ryzen 4600g, placa-mãe msi a520m a pro, SSD kingston nv2 1tb, fonte msi a550bn 550w, memórias mancer dantalion z 3200mhz cl16. Esse foi o melhor custo-benefício que encontrei. Cooler o stock que vem com o 4600g dá conta por enquanto, e a fonte com melhor custo beneficio pra esse orçamento é a msi a550bn, que permite um upgrade tranquilo com gpus até 200w de tdp. Com esse setup que você quer pegar, adicionando uma 3060, os 550w da msi a550bn são suficientes, e quanto a caber no gabinete, a msi a550bn cabe, mas a 3060 dependerá se for versão 2 ou 3 fans.

 

Qual seria a melhor versão da 3060? Com 2 ou 3 fans?

 

Achei bem interessante o seu setup 👍

Estou cotando esse que citei no topico para montar um pc bem da hora, podendo estourar um pouco o orçamento rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3060 com 3 fans dá uma margem térmica melhor, mas só faz sentido se você for pegar em conjunto com uma boa placa-mãe pra overclock. Minha opinião pessoal é que pro consumidor gamer normal a de 2 fans é suficiente. O setup que montei e citei acima está cotado em R$1810 considerando placa-mãe, memórias ram, SSD, processador e fonte. Quais peças que ainda te faltam para completar seu setup ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, akagouveia disse:

A 3060 com 3 fans dá uma margem térmica melhor, mas só faz sentido se você for pegar em conjunto com uma boa placa-mãe pra overclock. Minha opinião pessoal é que pro consumidor gamer normal a de 2 fans é suficiente. O setup que montei e citei acima está cotado em R$1810 considerando placa-mãe, memórias ram, SSD, processador e fonte. Quais peças que ainda te faltam para completar seu setup ?

 

Sou um gamer normal ( só gosto de GTA IV e V, CS, COD, Paladins, Minecraft, FIFA e outros jogos )

 

Está faltando Placa-mãe + Processador ( estou vendo alguns kits com 4600g / 5600g com placa Gigabyte b450 na Terabyte )

Sdd's ( NVMe pra sistema e Sata III pra jogos )

memória RAM 16Gb 3200 ( estou vendo da KIngston Fury )

E um cooler bacana ( Vi um da Gamdias de 99,00 e o da Pichau por uns 100 e poucos reais )

 

 

15 minutos atrás, akagouveia disse:

A 3060 com 3 fans dá uma margem térmica melhor, mas só faz sentido se você for pegar em conjunto com uma boa placa-mãe pra overclock. Minha opinião pessoal é que pro consumidor gamer normal a de 2 fans é suficiente. O setup que montei e citei acima está cotado em R$1810 considerando placa-mãe, memórias ram, SSD, processador e fonte. Quais peças que ainda te faltam para completar seu setup ?

 

Fora que eu já comprei os perifericos que usarei nesse novo PC:

 

Kit Redragon Teclado + Mouse ( Acho que é o kit 118 )

E um headset da Havit h2002D

Tp Link Adapter de 300Mbps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPedro2009 então duas fans serão suficientes. Se me permite, te recomendaria considerar a AMD rx6600 que é mais barata que a 3060 e tem desempenho bruto maior, sendo assim um custo-benefício melhor. Com relação a esses kits Processador + placa-mãe, você tem que se atentar com a marca da placa-mãe que integra o kit, na maioria das vezes é Biostar, uma marca que não usa componentes de qualidade recomendável. Se for uma Gigabyte, MSI, ASRock, ASUS e o preço estiver bom, vale a pena. Eu escolhi a a520m porque é consideravelmente mais barata e eu considero que quando eu precisar de um upgrade de processador daqui a alguns anos, não fará sentido manter uma placa-mãe antiga, dada as novas tecnologias e plataformas, sendo interessante atualmente então comprar uma básica de marca decente. Quanto ao SSD, acho que vale mais a pena comprar apenas um NVMe, esse kingston nv2 de 1tb está num ótimo preço, se no futuro lhe faltar espaço você compra um sata III. A kingston fury é boa, só se lembre de comprar dois pentes de 8gb para usar em dual channel. Eu escolhi a mancer dantalion z porque estão num preço maravilhoso (200 reais 2 pentes de 8gb) e além de serem 3200mhz e contarem com disispador, também são cl16. Por fim, o coolerbox que acompanha os processadores AMD Ryzen 5 é suficiente para mantê-los em boa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, akagouveia disse:

@JoãoPedro2009 então duas fans serão suficientes. Se me permite, te recomendaria considerar a AMD rx6600 que é mais barata que a 3060 e tem desempenho bruto maior, sendo assim um custo-benefício melhor. Com relação a esses kits Processador + placa-mãe, você tem que se atentar com a marca da placa-mãe que integra o kit, na maioria das vezes é Biostar, uma marca que não usa componentes de qualidade recomendável. Se for uma Gigabyte, MSI, ASRock, ASUS e o preço estiver bom, vale a pena. Eu escolhi a a520m porque é consideravelmente mais barata e eu considero que quando eu precisar de um upgrade de processador daqui a alguns anos, não fará sentido manter uma placa-mãe antiga, dada as novas tecnologias e plataformas, sendo interessante atualmente então comprar uma básica de marca decente. Quanto ao SSD, acho que vale mais a pena comprar apenas um NVMe, esse kingston nv2 de 1tb está num ótimo preço, se no futuro lhe faltar espaço você compra um sata III. A kingston fury é boa, só se lembre de comprar dois pentes de 8gb para usar em dual channel. Eu escolhi a mancer dantalion z porque estão num preço maravilhoso (200 reais 2 pentes de 8gb) e além de serem 3200mhz e contarem com disispador, também são cl16. Por fim, o coolerbox que acompanha os processadores AMD Ryzen 5 é suficiente para mantê-los em boa temperatura.

 

Vou procurar saber mais sobre a Rx6600!

Gostei da sua explicação, bem rápida e de fácil compreensão....   

 

Abordando a questão das placas, eu uso o site da terabyte e vi que tem como mudar a placa-mãe do kit, as da Biostar eu já tinha lido que não são as melhores, prefiro comprar uma ASUS, Gigabyte ou até MSI.

 

Na minha ultima cotação lá, saiu R$1219,00 o kit Ryzen 4600g com placa b450 V2 da Gigabyte.... e esse valor com a atualização da BIOS inclusa ( que no caso, acresenta em 60,00 no valor do kit ).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, JoãoPedro2009 disse:

 

Sou um gamer normal ( só gosto de GTA IV e V, CS, COD, Paladins, Minecraft, FIFA e outros jogos )

 

Está faltando Placa-mãe + Processador ( estou vendo alguns kits com 4600g / 5600g com placa Gigabyte b450 na Terabyte )

Sdd's ( NVMe pra sistema e Sata III pra jogos )

memória RAM 16Gb 3200 ( estou vendo da KIngston Fury )

E um cooler bacana ( Vi um da Gamdias de 99,00 e o da Pichau por uns 100 e poucos reais )

 

 


Mais acima você disse que faltava também a fonte. Então você tem só o gabinete até agora?

 

Não se preocupe com Placa de Vídeo futura, até lá muita coisa pode mudar. Mas o melhor negócio do momento é a RX 6600, que custa 1.200 em promoções.

Um único pente de memória é um péssimo negócio para quem usará processadores de gráficos integrados, que se beneficiam do dual channel. Ou seja, o ideal são 2 pentes de memória, para assim trabalharem em dual channel e dar melhor desempenho ao vídeo integrado em jogos.

4600g e 5600g já vêm com cooler, a não ser que você esteja comprando do aliexpress. Mas se quiser um air cooler bom e acessível, tem o DeepCool AG400, que nesse momento está 114 reais na Pichau.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Crixus Champion disse:


Mais acima você disse que faltava também a fonte. Então você tem só o gabinete até agora?

 

Não se preocupe com Placa de Vídeo futura, até lá muita coisa pode mudar. Mas o melhor negócio do momento é a RX 6600, que custa 1.200 em promoções.

Um único pente de memória é um péssimo negócio para quem usará processadores de gráficos integrados, que se beneficiam do dual channel. Ou seja, o ideal são 2 pentes de memória, para assim trabalharem em dual channel e dar melhor desempenho ao vídeo integrado em jogos.

4600g e 5600g já vêm com cooler, a não ser que você esteja comprando do aliexpress. Mas se quiser um air cooler bom e acessível, tem o DeepCool AG400, que nesse momento está 114 reais na Pichau.

 

@Crixus Champion  Boa tarde, amigo!

 

Você tem razão, acabei esquecendo de mencionar a fonte... erro meu!  O amigo " akagouveia " recomendou a da MSI de 650W e estou considerando ela como compra

 

Realmente, eu tenho o gabinete ( Mancer Kevlar ) e um cooler de 120mm pra por na parte traseira do gabinete ( T-Dagger ) que me custou 15,00 na epoca... Eu tinha o SSD da WD Green, mas instalei num notebook meu com i3 de 3 geração, para melhorar o desempenho ( Faço T.I na faculdade e precisava de um pc com SSD para melhorar a velocidade das tarefas ). 

 

Esqueci de mencionar tmb que as memórias são de 8gb 3200 só que vou adquirir dois pentes.... na pressa acabei esquecendo de mencionar esses detalhes rs.

 

Essa RX6600 consigo achar aqui no BR? Sem ter que importar via AliExpress? O cooler vou ver esse que você mencionou, pretendo deixar o original da AMD como reserva....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JoãoPedro2009 disse:

Essa RX6600 consigo achar aqui no BR? Sem ter que importar via AliExpress? O cooler vou ver esse que você mencionou, pretendo deixar o original da AMD como reserva....

 

LINK da RX 6600

 

Essa Placa já apareceu custando até menos do que isso em ofertas passadas. Ainda há pouco a Kabum fez um preço bom no parcelamento, que sairia por 1.3xx, porém já expirou a oferta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPedro2009 não se limite a olhar apenas na terabyte, sempre cote as peças que você escolher na kabum e na pichau também, que são sites confiáveis como a terabyte. Se nessa cotação que fez for a Gigabyte B450M Gaming, ela é uma ótima pláca, conta com dissipador no vrm e construção decente pelo preço, mas não vejo muito sentido em pegá-la com um 4600g. O 4600g funciona bem com placa-mãe sem dissipador no vrm, além de que se fosse pensar em pegar uma Gigabyte B450M Gaming por um futuro upgrade de processador, o vrm dela é de 75 amperes, o que seria insuficiente para, por exemplo, um 5800x3d, que seria o upgrade com sentido na plataforma am4. Eu iria com uma msi a520m a pro que custa 200 reais a menos e é capaz de atender de forma suficiente o processador que você utiliza e, como disse acima, deixaria para fazer um upgrade futuro para a nova plataforma am5, trocando nessa ocasião processador e placa-mãe.

 

EDIT: a rx 6600 você encontra atualmente por 1250 na pichau, melhor preço do brasil. só para ficar mais claro, a fonte que eu recomendei foi a msi a550bn de 550w, não a de 650w. ambas são boas, mas a de 650w só faz sentido se pretender no futuro pegar uma gpu parruda como 4080 e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion É uma boa placa para jogar com graficos no máximo / ultra?

@akagouveia Gosto muito das três ( Terabyte, Pichau e Kabum, eu sou consumidor fiel as 2 ultimas que citei rs ), vou cotar na kabum também!

 

Em relação as placas-mãe, eu sou bem " iniciante " nisso, então um MSI A520m a pro seria a melhor opção pro 4600g ou 5600g com uma Rx6600 / RTX 3060?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Crixus Champion disse:

 

Na resolução FULL HD ela roda os games atuais com configurações gráficas no máximo e acima de 60 fps.
 

 

Interessante, vou pesquisar mais sobre....

5 minutos atrás, akagouveia disse:

@JoãoPedro2009 em termos de custo-benefício sim, ela pode ser encontrada por 400 reais na kabum, tem construçao decente, o vrm é suficiente para suportar o 4600g e você ainda economizaria 200 mangos para um futuro upgrade para a plataforma am5.

Legal, o 5600g fica interessante nessa placa da MSI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, akagouveia disse:

@JoãoPedro2009 em termos de custo-benefício sim, ela pode ser encontrada por 400 reais na kabum, tem construçao decente, o vrm é suficiente para suportar o 4600g e você ainda economizaria 200 mangos para um futuro upgrade para a plataforma am5.


Mas para ir de AM4 para AM5 ele precisaria gastar uma fortuna e trocar "tudo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JoãoPedro2009 disse:

Legal, o 5600g fica interessante nessa placa da MSI?

Fica sim, apenas precisará atualizar a BIOS caso opte pelo 5600g, marque a opção para tal na terabyte ou na pichau.

 

4 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Mas para ir de AM4 para AM5 ele precisaria gastar uma fortuna e trocar "tudo"

teria que trocar a placa-mãe e o processador. Mas para fazer um futuro upgrade que faça sentido na plataforma am4, teria que pegar uma placa-mãe com vrm de 100 amperes e com dissipador para suportar o 5800x3D, o que o faria gastar uns 400 reais a mais em relação a msi a520m a pro, além de ter que gastar com o 5800x3d que provalmente ainda custará caro no futuro. no entanto, neste futuro a plataforma am5 poderá ter processadores e tecnologia que compense mais economizar agora para quando ter que subir o processador, o faça trocando para um processador am5 com desempenho semelhante ao 5800x3d, preço menor e mais tecnologia, além de placa-mãe mais moderna.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, akagouveia disse:

Fica sim, apenas precisará atualizar a BIOS caso opte pelo 5600g, marque a opção para tal na terabyte ou na pichau.

 

teria que trocar a placa-mãe e o processador. Mas para fazer um futuro upgrade que faça sentido na plataforma am4, teria que pegar uma placa-mãe com vrm de 100 amperes e com dissipador para suportar o 5800x3D, o que o faria gastar uns 400 reais a mais em relação a msi a520m a pro, além de ter que gastar com o 5800x3d que provalmente ainda custará caro no futuro. no entanto, neste futuro a plataforma am5 poderá ter processadores e tecnologia que compense mais economizar agora para quando ter que subir o processador, o faça trocando para um processador am5 com desempenho semelhante ao 5800x3d, preço menor e mais tecnologia, além de placa-mãe mais moderna.

 

E também as memórias. AM5 usa apenas DDR5.
Não sei se alguém que está montando um PC de baixo custo mudaria para AM5 ou investiria num 5800X3D, mas concordo que processadores acessíveis da AM5 possam ser interessantes em relação aos mais caros atuais.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Crixus Champion disse:

E também as memórias. AM5 usa apenas DDR5.
Não sei se alguém que está montando um PC de baixo custo mudaria para AM5 ou investiria num 5800X3D, mas concordo que processadores acessíveis da AM5 possam ser interessantes em relação aos mais caros atuais.

verdade, esqueci das memórias. de qualquer forma, pra mim faz mais sentido para um pc de entrada em am4 gastar o menos possível, mantendo, é claro, um nível de qualidade decente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, JoãoPedro2009 disse:

Em relação as placas-mãe, eu sou bem " iniciante " nisso, então um MSI A520m a pro seria a melhor opção pro 4600g ou 5600g com uma Rx6600 / RTX 3060?

 

Seria a opção mais barata, não a melhor. E pelo que estou vendo ela não anda nada barata nas lojas, custando absurdos 499 na Terabyte. Já na Kabum está 399, preço aceitável.

É uma placa-mãe básica, sem dissipador de calor no VRM, com 2 slots de memória e apenas 1 slot M.2.
Não é recomendado usar nada além de Ryzen 5 nela, mesmo que haja compatibilidade com Ryzen 7 e 9.

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 minutos atrás, JoãoPedro2009 disse:

Então na falta de 4 slots de memória e VRM, não seria melhor uma AORUS Elite ou uma DSH3 V2 dependendo do preço de ambas?

Ambas a aorus elite e a dsh3 v2 são melhores que a msi a520m a pro, por possuirem dissipador de vrm e/ou 4 slots de memória RAM. A questão é: você precisa disso pra rodar o 4600g ou o 5600g ? A resposta é não. Como você disse que pretende rodar jogos médios, não precisará de mais que 16gb de ram, e como você irá pegar um Ryzen 5, não precisa de dissipador de vrm. Logo, pra mim, não faz muito sentido gastar mais para pegar estas placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, akagouveia disse:

...o faça trocando para um processador am5 com desempenho semelhante ao 5800x3d, preço menor e mais tecnologia, além de placa-mãe mais moderna.

 

Hoje o Ryzen 7 5800X3D custa R$ ~ 1.980,00

 

O Ryzen 7 7700X custa R$ 2.198,00 - a tendência é que caia de preço no decorrer dos anos.

 

No PC Gamer os dois tem desempenho equivalente, então daqui a 2 - 3 anos pode ser mais barato comprar o 7700X, por isso pagar mais caro hoje em placa-mãe  AM4, para garantir que possa instalar um 5800X43D "no futuro" pode não ser bom negócio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Hoje o Ryzen 7 5800X3D custa R$ ~ 1.980,00

 

O Ryzen 7 7700X custa R$ 2.198,00 - a tendência é que caia de preço no decorrer dos anos.

 

No PC Gamer os dois tem desempenho equivalente, então daqui a 2 - 3 anos pode ser mais barato comprar o 7700X, por isso pagar mais caro hoje em placa-mãe  AM4, para garantir que possa instalar um 5800X43D "no futuro" pode não ser bom negócio.

 

Boa!

28 minutos atrás, akagouveia disse:

Ambas a aorus elite e a dsh3 v2 são melhores que a msi a520m a pro, por possuirem dissipador de vrm e/ou 4 slots de memória RAM. A questão é: você precisa disso pra rodar o 4600g ou o 5600g ? A resposta é não. Como você disse que pretende rodar jogos médios, não precisará de mais que 16gb de ram, e como você irá pegar um Ryzen 5, não precisa de dissipador de vrm. Logo, pra mim, não faz muito sentido gastar mais para pegar estas placas.

Gostei da resposta, vou procurar mais sobre a MSI A520!

 

Valeu pelas explicações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!