Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa de vídeo para processador Ryzen 5600g


Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Olá,

 

Estou para comprar uma nova placa de vídeo para o meu PC, faço lives e gostaria de adquirir uma que rodasse os jogos em full HD e me desse um bom aproveitamento de todas as peças.

Segue abaixo as minhas configurações atuais:

 

placa-mãe: ASUS Prime X570-Pro

SSD: SSD Kingston NV2 500 GB

Memória: Hyperx Fury memória RAM DDR4, 16 GB (2 unidades de 8gb cada)

Watercooler: Master Agua Ml240l V2 240mm

Processador: AMD Ryzen 5 5600g

Fonte: Fonte Corsair CX750F, RGB, 750W, 80 Plus  - modular

 

  • Essa placa aqui, valeria a pena? Meu PC morreria engasgado? 😂 - RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6

https://m.kabum.com.br/produto/150657

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Mariana Carolina Já que você vai fazer lives, historicamente a NVIDIA se sai melhor nesse aspecto. Então embora  RX 7600 seja um pouco mais potente que a 3060, ela tem 4GB a menos de VRAM, eu acredito que a 3060 (de 12GB) vale a pena sim.

 

1 minuto atrás, Mariana Carolina disse:

o meu atual processador não será um problema para alguma dessas placas que me recomendou? 

 

Não, seu processador é bom o suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Carolina Não, seu processador leva tranquilamente. 

 

@Batata Defumada A RX 7600 é 18% mais rápida que a 3060 de 12GB, acho que isso vai valer mais no futuro do que esses 12GB. Com o decoder/encode av1 acho que esse problema sumiu, mas não sei dizer. 1800 é preço de 4060...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, denispadua disse:

Com o decoder/encode av1 acho que esse problema sumiu, mas não sei dizer.

 

Isso aí tem que dar uma pesquisada. Aliás nem sabemos onde as lives são, isso também é relevante.

 

3 minutos atrás, Mariana Carolina disse:

Como é um investimento pra durar e não pretendo trocar tão cedo

 

Pega uma 3060 Ti então: MSI Ventus 3X.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Batata Defumada disse:

 

Isso aí tem que dar uma pesquisada. Aliás nem sabemos onde as lives são, isso também é relevante.

 

 

Pega uma 3060 Ti então: MSI Ventus 3X.

Pretende jogar em Full HD, não acima dessa resolução, além do uso dela para as lives (faço lives na twitch e utilizo o programa OB). Você acham que uma 3060Ti faria muita diferença?  E se eu pegar uma 4060, os 4gb a menos de VRAM fariam uma falta significativa?

 

1 hora atrás, Crixus Champion disse:

ASUS, GALAX, Gigabite e MSI dão 3 anos de garantia no Brasil.
 

 

https://www.kabum.com.br/produto/275252/placa-de-Vídeo-RTX-3060-3x-12g-oc-msi-nvidia-GeForce-ventus-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-3060-ventus-3x-12g-oc

https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-Vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-RTX-3060-ventus-2x-12g-oc

 

Pelo que notei a diferença de uma pra outra é a velocidade do cooler da GPU. Dentre essas duas, é uma boa escolha? E faz alguma diferença pegar a com cooler 3x?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução
2 horas atrás, Mariana Carolina disse:

Você acham que uma 3060Ti faria muita diferença?  E se eu pegar uma 4060, os 4gb a menos de VRAM fariam uma falta significativa?

 

A 3060 Ti vai te dar mais margem no sentido de qualidade gráfica, caso seja importante pra você jogar com tudo no Ultra. Além disso, se Ray Tracing é algo que você queira utilizar, pela performance extra que ela tem me parece uma escolha melhor do que a 3060/7600/. A 4060 tem um pouquinho menos de performance que a 3060 Ti, mas devido às tecnologias exclusivas dela, é possível que fiquem parelhas.

 

8GB de VRAM é ok atualmente, mas eu não sei dizer se daqui 2 ou 3 anos vai continuar assim. Provavelmente não é algo que você precise se preocupar demais, especialmente se você não planeja ficar com a GPU por MUITO tempo, tipo mais de 05 anos.

 

Pensando nisso, acredito então que a 4060 possa ser uma opção melhor, por ter mais performance que a 3060 e RX 7600, e embora tenha um pouco menos de performance que a 3060Ti, ela tem tecnologias exclusivas que podem acabar mitigando essa diferença. Além disso, por ser da NVIDIA, ela vai ser melhor pra streaming, já que o codec AV1 da RX 7600 pouco importa na Twitch, que ainda não o suporta 😄 

 

2 horas atrás, Mariana Carolina disse:

elo que notei a diferença de uma pra outra é a velocidade do cooler da GPU. Dentre essas duas, é uma boa escolha? E faz alguma diferença pegar a com cooler 3x?

 

A única diferença real é que o modelo com 3 fans, por óbvio, vai resfriar melhor o chip gráfico. Mas isso é uma diferença bem pequena, pode pegar uma GPU com 2 fans tranquilamente.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada!

 

No fim acabei adquirindo essa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/275252/placa-de-Vídeo-RTX-3060-3x-12g-oc-msi-nvidia-GeForce-ventus-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-3060-ventus-3x-12g-oc

 

Valeu pelas dicas e pelas explicações sobre alguns pontos das opções que pensei. 🥰

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!