Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo para processador Ryzen 5600g

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou para comprar uma nova placa de vídeo para o meu PC, faço lives e gostaria de adquirir uma que rodasse os jogos em full HD e me desse um bom aproveitamento de todas as peças.

Segue abaixo as minhas configurações atuais:

placa-mãe: ASUS Prime X570-Pro

SSD: SSD Kingston NV2 500 GB

Memória: Hyperx Fury memória RAM DDR4, 16 GB (2 unidades de 8gb cada)

Watercooler: Master Agua Ml240l V2 240mm

Processador: AMD Ryzen 5 5600g

Fonte: Fonte Corsair CX750F, RGB, 750W, 80 Plus  - modular

• Essa placa aqui, valeria a pena? Meu PC morreria engasgado? 😂 - RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6

https://m.kabum.com.br/produto/150657

Postado

@Mariana Carolina Por esse preço eu não pegaria a 3060 não. RX 7600 é uma opção melhor. A RTX 4060 é um pouco mais caro e acho que vale a pena (caso você não queira AMD). Aí tem a 3060TI que tá 2.100 e é uma placa melhor que as duas que dei de recomendação. 

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Mariana Carolina Já que você vai fazer lives, historicamente a NVIDIA se sai melhor nesse aspecto. Então embora  RX 7600 seja um pouco mais potente que a 3060, ela tem 4GB a menos de VRAM, eu acredito que a 3060 (de 12GB) vale a pena sim.

1 minuto atrás, Mariana Carolina disse:

o meu atual processador não será um problema para alguma dessas placas que me recomendou? 

Não, seu processador é bom o suficiente.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada dentre os fabricantes: ASUS, Gigabyte, ZOTAC e outros...

Essa que mandei o link realmente é uma boa? Como é um investimento pra durar e não pretendo trocar tão cedo kkkkk Fico sempre na dúvida se até o fabricante faz alguma diferença na compra

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, denispadua disse:

Com o decoder/encode av1 acho que esse problema sumiu, mas não sei dizer.

Isso aí tem que dar uma pesquisada. Aliás nem sabemos onde as lives são, isso também é relevante.

3 minutos atrás, Mariana Carolina disse:

Como é um investimento pra durar e não pretendo trocar tão cedo

Pega uma 3060 Ti então: MSI Ventus 3X.

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Batata Defumada disse:

Isso aí tem que dar uma pesquisada. Aliás nem sabemos onde as lives são, isso também é relevante.

Pega uma 3060 Ti então: MSI Ventus 3X.

Pretende jogar em Full HD, não acima dessa resolução, além do uso dela para as lives (faço lives na twitch e utilizo o programa OB). Você acham que uma 3060Ti faria muita diferença?  E se eu pegar uma 4060, os 4gb a menos de VRAM fariam uma falta significativa?

1 hora atrás, Crixus Champion disse:

ASUS, GALAX, Gigabite e MSI dão 3 anos de garantia no Brasil.

https://www.kabum.com.br/produto/275252/placa-de-Vídeo-RTX-3060-3x-12g-oc-msi-nvidia-GeForce-ventus-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-3060-ventus-3x-12g-oc

https://www.kabum.com.br/produto/384627/placa-de-Vídeo-RTX-3060-ventus-2x-msi-nvidia-GeForce-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-RTX-3060-ventus-2x-12g-oc

Pelo que notei a diferença de uma pra outra é a velocidade do cooler da GPU. Dentre essas duas, é uma boa escolha? E faz alguma diferença pegar a com cooler 3x?

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Mariana Carolina disse:

Você acham que uma 3060Ti faria muita diferença?  E se eu pegar uma 4060, os 4gb a menos de VRAM fariam uma falta significativa?

A 3060 Ti vai te dar mais margem no sentido de qualidade gráfica, caso seja importante pra você jogar com tudo no Ultra. Além disso, se Ray Tracing é algo que você queira utilizar, pela performance extra que ela tem me parece uma escolha melhor do que a 3060/7600/. A 4060 tem um pouquinho menos de performance que a 3060 Ti, mas devido às tecnologias exclusivas dela, é possível que fiquem parelhas.

8GB de VRAM é ok atualmente, mas eu não sei dizer se daqui 2 ou 3 anos vai continuar assim. Provavelmente não é algo que você precise se preocupar demais, especialmente se você não planeja ficar com a GPU por MUITO tempo, tipo mais de 05 anos.

Pensando nisso, acredito então que a 4060 possa ser uma opção melhor, por ter mais performance que a 3060 e RX 7600, e embora tenha um pouco menos de performance que a 3060Ti, ela tem tecnologias exclusivas que podem acabar mitigando essa diferença. Além disso, por ser da NVIDIA, ela vai ser melhor pra streaming, já que o codec AV1 da RX 7600 pouco importa na Twitch, que ainda não o suporta 😄 

2 horas atrás, Mariana Carolina disse:

elo que notei a diferença de uma pra outra é a velocidade do cooler da GPU. Dentre essas duas, é uma boa escolha? E faz alguma diferença pegar a com cooler 3x?

A única diferença real é que o modelo com 3 fans, por óbvio, vai resfriar melhor o chip gráfico. Mas isso é uma diferença bem pequena, pode pegar uma GPU com 2 fans tranquilamente.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...