Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa galera, tudo bem com vocês?

Hoje comprei os fans deste link:

Kit Fans Aigo AR12 aRGB

No anúncio diz que vem controladora, porém nos videos que vi notei que ele vem com um header pra ligar na placa-mãe, de 3 pinos para o aRGB. Só que a minha placa-mãe A520M prime da ASUS, só tem o Cha_fan e o Cpu_fan, 

Queria controlar as fans pelo Aura Sync mas minha controladora tem esse cabo 3 pinos e o cabo SATA, poderia usar algum cabo PWM ligado na controladora e na placa-mãe? ou preciso de um 3 pinos especificamente pra conectar na placa-mãe e reconhecer as fans?

Postado

a minha controladora tem 10 entradas p fan. e 3 entradas: 
1 SATA
1 Escrito Motherboard q eu acho q é pra conectar o cabo 5v na placa-mãe (mas n tenho)
1 Pra gabinete eu controlar as leds pelo gabinete

Postado

@chuvinhasexy A SATA você irá colocar o cabo que vem da fonte.

Esse escrito Motherboard era para vir um cabo junto com a controladora e que tem terá um padrão de Pinos, se ele permite PWM, então é para ser 2 pinos que conecta no CHA_FAN, se for para LEDs então é 3 Pinos no padrão aRGB, OXOO.

E a ultima conexão você só liga os LEDs que já tiver.

Seguindo esse padrão de explicação junto com o que foi informado.

Só vai usar a conexão de alimentação.

Postado
31 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Esse escrito Motherboard era para vir um cabo junto com a controladora e que tem terá um padrão de Pinos, se ele permite PWM, então é para ser 2 pinos que conecta no CHA_FAN, se for para LEDs então é 3 Pinos no padrão aRGB, OXOO.

issoooo, veio esse cabo padrão aRGB OXOO mas minha placa-mãe não tem, então mesmo se eu comprar um PMW pra conectar no CHA_FAN a placa-mãe não iria detectar né? nesse caso como faço. compro outra controladora que tem suporte pra isso? ou assim funcionaria...?

Postado

Veja, cada fan tem dois cabos:

1 - Um cabo com conector de 4 pinos quadrados com guia plástica "foolproof" (anti-burro), é o cabo PWM (12v)  que alimenta o motor das ventoinhas, controla e monitora a RPM, é para ligar num conector SYS_FAN (12v)  da placa-mãe. *

2 - Um cabo com conector de 3 pinos com falha [oo o], é o cabo dos LEDs ARGB 5v,  para ligar num conector de LED ARGB (5v) da  placa-mãe - conector que a sua placa-mãe não tem.

Reparou que o cabo dos LEDs é 5v e o conector SYS_FAN da placa-mãe é 12v? Pois é ,se conseguir ligar o cabo dos LEDs no SYS_FAN vai sair fumaça. 🔥😜

*  Esse cabo PWM do fan do também pode ser ligado em controladora que tem conector PWM.  Neste caso a controladora funciona também como um HUB PWM expandindo o numero de fans que pode ligar. Como a sua controladora não tem esse conector PWM, ligue os cabos PWM dos fans em série - até 6 é seguro (6x 0,16A=0,96A); e o cabo do primeiro fan ligue no conector SYS_FAN da placa-mãe.

Conexões da controladora:

RESET - Para ligar o cabo Reset ou LED do gabinete, que permite trocar os efeitos dos fans sequencialmente através do respectivo botão no painel frontal.

POWER IN - Alimentação da controladora, que deve ser ligada num conector SATA da fonte.

M/B SYNC - Para ligar o cabo de sincronização da controladora num conector ARGB (5v) da placa-mãe [oo o]  - A sua placa-mãe não tem esse conector, então ignore essa conexão e use o controle remoto IR e/ou o botão Reset ou LED do9 gabinete para mudar o "frufru".

Aigo-ar12-120mm-computador-caso-ventilad

Postado

@chuvinhasexy Verifique se a controladora tem alguma outra conexão para PWM, se tiver você precisa de um cabo só para isso.

Parte de iluminação pode esquecer, só se comprar controladora externa.

Inclusive, eu estava dando uma olhada melhor na descrição dessa controladora que comprou, é uma bela dor de cabeça o padrão usado por essa controladora, os fans são de uns 6 ou 8 pinos, não tem fans ou é muito difícil achar deles em lojas, e quando acha é sempre em kit.

A desvantagem desse padrão propietário é a dificuldade de achar peças para substituir ou usar junto, fans comuns não encaixa na controladora para ter a função de rotação.

Todo o resto, tirando essa parte de cabo que citei, permanece.

Tendo os cabos certos e a ligação correta, tudo irá funcionar, o que não conseguir conectar, deixa sem.

Uma boa é seguir o que o amigo @1lokos  falou também.

Não pode ligar aRGB no lugar do CHA_FAN.

Postado
22 horas atrás, 1lokos disse:

Veja, cada fan tem dois cabos:

pois é, ai que tá as fans que comprei só tem UM cabo, um de 6 entradas que conecto na controladora. as fans que você ta falando são as aigo AR12 PRO as minhas são as AR12 normais
acredito então que fui de beise pois mesmo se eu comprar a controladora da aigo que tem cabo PWM para a placa-mãe, as minhas fans não entram pois os pinos da controladora tem 4

@Elder Nauvirth isso, então no caso teria que comprar outro kit mas dessa vez com uma conectora com PWM e fans com 4 pinos ao invés de 6 pinos? elas tem 6 pinos mesmo, so 1 cabo de 6 pinos

não existe nem uma outra maneira de fazer elas funcionarem sem o controle então? na placa-mãe syncadas com o aura sync

acabei de conferir e vi que posso usar um adaptador para transformar fans que tem pinos aRGB e PWM 5v > para 6 pinos

mas o caminho de volta, transformar fans de 6 pinos para fans de 4 pinos é possível? assim so compraria os cabos adaptadores mesmo e pronto

image.thumb.png.84d68b3f984064cda1aaa34f46f56587.png

• Curtir 1
Postado

@chuvinhasexy Se a placa-mãe não tem conexão aRGB, logo o AuraSync não vai lhe ajudar em nada.

Primeiro que para usar AuraSync, sua placa-mãe precisa ter a conexão, se tiver, você vai precisar de um cabo igual o da foto, um lado aRGB e do outro lado conexão própria para a controladora.

Se não tem isso, vai ficar só usando controle mesmo para fazer ajustes que precisar.

O mal dessas controladores é isso dos fans com 6 pinos, na minha opinião isso veio para confundir mais o usuário, já dá para ficar confuso com 2 cabinhos que vem nos fans as vezes, que é o aRGB e o padrão de 4 pinos com PWM.

Postado
2 horas atrás, chuvinhasexy disse:

mas o caminho de volta, transformar fans de 6 pinos para fans de 4 pinos é possível? assim so compraria os cabos adaptadores mesmo e pronto

Não é, e não iria servir de nada mudar os cabos dos fans de  6 para 4 pinos (que padrão?).

As ventoinhas não são PWM, então não precisa e não tem vantagem nenhuma ligar no CHA_FAN da placa-mãe.

A controladora já alimenta as ventoinhas pelo cabo SATA ligado na fonte.

Mesma coisa são os LEDs, também são alimentados pelo cabo SATA fonte. Na placa-mãe não tem onde ligar cabo de LED.

As suas duas única opções de controlar as cores e efeitos dos LEDs é pelo controle remoto IR e pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Para ter controle por software só comprando um placa-mãe nova com suporte.

• 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...