Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero fazer undervolt no meu Ryzen 7 5700X. Não sei por quê, mas quando coloco o Windows na opção de energia "Alto desempenho", ele esquenta muito mesmo em IDLE, chegando a +65°C. Quando coloco em economia de energia, ele fica +- 50°C em IDLE.

Então, sempre que vou jogar algum jogo que necessita de mais FPS, tenho que ativar o Alto desempenho, e quando saio, tenho que desativar.

Undervolt resolve esse problema? Quero mais FPS, mas não quero que ele esquentasse tanto. Já vi vídeos desse processador, e no vídeo o processador não esquenta tanto.

Qual é a configuração padrão desse processador? Tenho que configurar direito na BIOS?

PC: Ryzen 7 5700X, B550M Steel Legend, GALAX GTX 1660 OC

Na imagem abaixo é como está agora, só estou mexendo no navegador, e a opção de energia está em Desempenho Máximo.
image.png.3675b7b8d5311165352db90677522097.png

• Coordenador
Postado

@LonlyBoy Não use a configuração "alto desempenho". Ela mantém o clock do processador agressivamente e desnecessariamente alto o tempo inteiro. Perceba como mesmo ao usar um simples navegador o seu processador está alcançando frequências desproporcionalmente altas em todos os núcleos, o que não faz sentido. Você não vai ganhar mais desempenho por isso. Pode até perder, na verdade, já que forçar um clock alto em todos os núcleos implica em alcançar um boost menor naqueles que realmente precisam. Também não use a configuração "economia de energia", que irá prejudicar o turbo. Deixe na configuração "balanceado" e o processador irá automaticamente elevar ao máximo os clocks dos núcleos em uso durante os jogos.

Por sinal, o Ryzen 7 5700X consegue empurrar placas bem mais potentes que a GTX 1660 com uma mão nas costas. Ou seja, se você quer mais FPS, deve buscar uma placa de vídeo mais potente. E, para aproveitar isso, você precisa de um monitor com elevada frequência de atualização (Hz).

Qual cooler você está usando? E qual é o gabinete?

• Curtir 1
Postado

O gabinete Fighter500 é fraco de airflow - o limitado mesh frontal não tem area para 3 fans;  se o ar interior é pouco renovado o CPU vai ficar mais quente mesmo em "idle". 

Teste nas mesmas condições sem o painel frontal para ver a influência.

Se der mais de 5 graus de diferença, pense em trocar as fans originais por fans com bom CFM e pressão >60 >2.

O WC de 120mm é OK'ish para o 5700X, na pior das hipóteses tem o desempenho de um Air Cooler 4 heatpipes, fans de 120mm, que mantem o 5700X bem refrigerado.

• Curtir 2
Postado

Pode ser um conjunto de fatores, o bloco do WC mal instalado, se o WC não for novo pode ter havido diminuição do líquido, pasta térmica ressecada, ajuste de tensão excessiva no BIOS... falta de ventilação do gabinete - por isso sugeri o teste sem o painel frontal.

Simplesmente comprar mais fans, WC maior... pode apenas mascarar o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...