Ir ao conteúdo

É possível usar placa de vídeo PCIe 4.0 em placa-mãe com PCIe 3.0?

Ir à solução Resolvido por Kaze_jp,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos da comunidade, estou querendo saber se a minha placa-mãe teria o suporte adequando para as placas que estou querendo comprar, minha placa-mãe e uma Gigabyte A320M S2H, e uma das placas que estou de olho Radeon RX 7600 Gaming tem o encaixe PCI-E 4.0 correto? me corrijam se eu estiver errado sou leigo nesse assunto, e pelo que eu li n entendi se na minha placa-mãe teria encaixa pra esse PCI-E 4.0, queria saber se alguém pode me ajudar com isso, para que n venha ocorrer problemas após a compra da placa de vídeo , desde já agradeço!

Caso seja necessário aqui esta o que e dito sobre o suporte da placa-mãe :

1 x slot PCI Express x16, rodando a x16 (PCIEX16) 
* O suporte real pode variar de acordo com a CPU. (O slot PCIEX16 está em conformidade com o padrão PCI Express 3.0.)
2 slots PCI Express x1 (os slots PCI Express x1 estão em conformidade com o padrão PCI Express 2.0).

• Solução
Postado

@JinZz , olá

explicação mais simples: Radeon RX 7600 Gaming tem o encaixe PCI-E 4.0 - se for colocado em PCI-E 3.0 funciona mas na velocidade de 3.0. Dependendo você não vai perceber a diferença, só com testes e comparando com valores encontrados.

Para utilizar PCIE4.0 tem ver suporte da placa-mãe e CPU. ( dependendo da placa pode afetar o desempenho como visto em reviews rx6500 por exemplo).

• Obrigado 1
Postado

Sim, a sua placa-mãe Gigabyte A320M S2H é compatível com a placa de vídeo Radeon RX 7600 Gaming.

A sua placa-mãe possui um slot PCI Express x16, que é o slot correto para a placa de vídeo Radeon RX 7600 Gaming.

O slot PCI Express x16 da sua placa-mãe é compatível com o padrão PCI Express 3.0, que é o padrão da placa de vídeo Radeon RX 7600 Gaming.