Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estou seguro com o Ryzen 7 5700X com Tensão 1,25v e Clock 4.5GHz?


Posts recomendados

Config:

*R7 5700X

*ASUS TUF B450 PLUS GAMING 

* FONTE 600W TT SMART 80 PLUS 

* 16GB (2x8) 3000mhz Corsair

*RTX 2060 Super

*WaterCooler corsair 120mm

*Programa usado: Ryzen Master

 

 

Então, estou buscando mais desempenho para meu Ryzen 5700X, então decidi tentar brincar com overclock, estudei, juntei informações e fui pra jogo. Usei o AMD Ryzen Master. Acontece que acho que não fui um dos premiados da loteria do silício e talvez tenha um Ryzen até bem porco. Vamos aos resultados:

 

Teste 1 -  Em 4.5mhz em todos os núcleos e 1.25V - Estavel (Testes de stress de CPU do CPUz e Warzone 2.0) porém ainda vou testar mais, foi até onde testei ele, vou ver se baixo mais ou se precisarei subir eventualmente a sua tensão. Temperaturas aqui: Sem fazer nada no pc fica em torno de 49 a 55 graus. Teste do CPUz ele pode chegar até seus 68 graus. Warzone chega até uns 70 graus. Obtive melhora de desempenho em game.

 

Teste 2 - Em 4.6 em todos os núcleos e 1.35V - Instavel. Aqui estou com medo de subir mais a tensão, por mais que na config padrão ele tenha picos até 1.43V, acho perigoso ele ficar constante em algo acima de 1.35V, podem me desmentir caso contrario. Não consegui testar quase nada, quando rodo o teste do CPUz a tela azul já vem junto. Desisti neste caso.

 

Após estes testes, estou pensando em ficar com ele setado em 4.5mhz e 1.25V caso a longo prazo não venha ter congelamentos e telas azuis. A temperatura parece OK conforme eu mostrei no teste 1 acima. Quero saber se existe algum problema em eu manter assim de agora pra frente, sem correr risco de danificar algo ou acabar com a vida do processador com o tempo, já que consegui uma melhora no desempenho como eu queria, mesmo me decepcionando com o processador não conseguir ficar a 4.6 nem ferrando, porém isso é apenas azar do meu produto acredito eu. Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, não use o Ryzen Master, overclock se faz pela BIOS. Esquece esse números, eles não são confiáveis.

Segundo, lembre que você tem um cooler de entrada. Não que ele seja ruim, mas também mantemha a expectativa em cheque.

Por fim, você lembrou de fazer também o OC na Ram?
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Hugo Barbosa Silva Se estiver estável e com temperaturas aceitáveis o OC não causará danos, mas ao meu ver o seu maior limitador aí é a GPU, o 5700X deve estar nem soando em jogos com a 2060 Super.

Voltando ao OC, tente manter o clock de 4.5GHz e reduzir um pouco mais a tensão, recomendo também usar a BIOS da placa-mãe ao invés do Ryzen Master, embora seja um app até bom para OC o melhor é sempre usar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Estou seguro com o Ryzen 7 5700X com Tensão 1,25v e Clock 4.5GHz?

@PlayerUzumaki @Imakuni Valeu pelas dicas sobre a BIOS, vou procurar informações para poder estar fazendo por ela. Mas, por enquanto, os resultados com o Ryzen Master foram bons, estou monitorando tudo pelo HWiNFO64. Sobre as memórias, ainda não pensei em fazer Over nelas, porém sei que os Ryzen se beneficiam bem de frequências mais altas, sabem me dizer se é muito complicado fazer over nas Rams? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Victor Hugo Barbosa Silva disse:

Sobre as memórias, ainda não pensei em fazer Over nelas, porém sei que os Ryzen se beneficiam bem de frequências mais altas, sabem me dizer se é muito complicado fazer over nas Rams? 

É chatinho e vai tomar tempo, ainda mais se o processador ainda não está devidamente testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai rapaziada, fiz um leve Over nas memórias, foram somente para 3200mhz, porém a melhora foi perceptível. Para 3400mhz o PC não suporta, nem abre o Windows, teria que mexer nas tensões também, porém vi que já vem por padrão em 1.35V, posso estar errado sobre esse valor, acima disso não sei se vou arriscar as memórias.

Agora sobre o Ryzen. Tenho monitorado ele em stock, utilizando o sistema normalmente, sem jogar, muitas vezes só de estar com o navegador aberto e vendo algum videozinho, as tensões dele ficam na média de 1.37V a 1.41V, o que achei demais sendo que o uso e exigência é baixo, as frequencias nem chegam 4.0mhz direito nesse caso. A temperatura fica em torno dos 60 a 65 graus. Como dito anteriormente, obviamente dei azar nessa minha unidade do 5700X, mas tenho achado bizarro isso ai.

o que estou pensando é, manter ele travado a 4500mhz em 1.26V que foi uma boa estabilidade que encontrei para essa velocidade dele e obtive ganhos de desempenho, mantendo temperaturas entre 62 a 69 graus.

Ou, setar ele em  4600mhz que encontrei a estabilidade em 1.39V e obtive um desempenho melhor ainda. Que por sinal, foi onde eu senti uma boa diferença junto com o over nas memórias. As temperaturas nesse caso aqui ficam entre 70 a 77 graus. O medo nessa ocasião aqui, é a carga alta em cima do processador, sempre um pouco preocupante né, mesmo que a temperatura nem chegue aos 80 graus.

Queria saber o que acham, valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!