Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo no valorant com Ryzen 3 2200G e Radeon RX 550


Ir à solução Resolvido por Marcos da Silva Gomes,

Posts recomendados

Olá, quando estou jogando valorant tudo no low, e ainda sim fica dando umas travadinhas, abrir o gerenciador de tarefas e percebi que o processador esta trabalhando muito e a placa de Vídeo esta trabalhando pouco. Como posso resolver sem ter que comprar peças melhores?
Config do meu pc:
Processador: Ryzen 3 2200G

memória Ram: 8gb
placa de Vídeo: rx550
sistema: windows 11

WhatsApp Image 2023-10-05 at 19.02.56.jpeg

WhatsApp Image 2023-10-05 at 19.02.55.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valorant é um jogo com gráfico extremamente simples, esse comportamento é completamente normal. Esse jogo vai exigir bem mais do seu processador mesmo, e o Ryzen 3 2200G é bastante fraco para rodar esse game com elevadas taxas de quadro. Lembrando que rodar o jogo com mais FPS exige mais do processador do que rodar com baixo FPS, e em jogos eSports quando você não consegue atingir uma FPS muito alto, o gargalo é o processador em 99,9% dos casos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Necklace disse:

O jogo tá no HD? Pode ser bad block ou weak sectors.

@Necklace Meu monitor é full HD mas eu jogo com a resolução 1280 x 960 

53 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Valorant é um jogo com gráfico extremamente simples, esse comportamento é completamente normal. Esse jogo vai exigir bem mais do seu processador mesmo, e o Ryzen 3 2200G é bastante fraco para rodar esse game com elevadas taxas de quadro. Lembrando que rodar o jogo com mais FPS exige mais do processador do que rodar com baixo FPS, e em jogos eSports quando você não consegue atingir uma FPS muito alto, o gargalo é o processador em 99,9% dos casos.

@GuilhermeGB Se eu fazer overclock no processador mais rodar mais liso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcos da Silva Gomes disse:

@GuilhermeGB Se eu fazer overclock no processador mais rodar mais liso?

Esses processadores não tem quase nenhuma margem para OC, o máximo que vai conseguir é ganhar uns 5% de desempenho e talvez fazer o processador esquentar mais. Somente os da linha Ryzen 5000 as vezes conseguem ganhar alguma coisinha e ainda reduzir a temperatura usando o PBO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esses processadores não tem quase nenhuma margem para OC, o máximo que vai conseguir é ganhar uns 5% de desempenho e talvez fazer o processador esquentar mais. Somente os da linha Ryzen 5000 as vezes conseguem ganhar alguma coisinha e ainda reduzir a temperatura usando o PBO.

Isso não é verdade.

O ganho com overclock no 2200g pode ser de até 37% caso combinado com memórias de alta frequência (também em overclock).

O casual gamers tinha uma série antiga só fazendo overclock nessas apu Ryzen de 2 e 3 geração.

 

Outra coisa que posso lhe dizer é que não há gargalo de CPU, o 2200g roda facilmente o Valorant há mais de 90 quadros sem placa de vídeo dedicada e em 1080p.

 

 

 

10 horas atrás, Marcos da Silva Gomes disse:

@Necklace Meu monitor é full HD mas eu jogo com a resolução 1280 x 960 

11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Estou falando do seu ARMAZENAMENTO e não da sua RESOLUÇÃO.

HD é o disco que você tem aí e que provavelmente você joga o Valorant nele.

Baixe o programa Hard Disk Sentinel e Crystal Disk Info e poste a saúde desse seu HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2023 às 07:13, Necklace disse:

O ganho com overclock no 2200g pode ser de até 37% caso combinado com memórias de alta frequência (também em overclock).

Vamos lá, o usuário questinou sobre overclock no processador, processadores Ryzen quase não tem margem de overclock, e seu próprio vídeo prova isso, pois a frequência sobe de 3500MHz para 3800MHz, um aumento teorico de 8,5%, mas na prática um aumento como esse não resulta em 8% de ganho de desempenho, se chegar a 5% é muito. E o vídeo ainda confirma outra situação que eu mencionei, a temperatura que era de 46ºC em stock subiu para 59ºC, não que isso seja um problema, afinal 59ºC continua sendo super tranquilo, mas é uma perda na eficiência energética.

 

Segundo, o vídeo compara resultados do vídeo integrado em stock e do vídeo integrado em overclock, OBVIAMENTE o vídeo integrado será grandemente afetado pelo overclock de memória RAM, a própria AMD já afirmou que a velocidade da RAM DDR4 é o principal gargalo para seus vídeos integrados. E 2400MHz é uma velocidade muito baixa, quase ninguém usa essa frequência com vídeo integrado, a maioria das pessoas tem noção dessa relação de vídeo integrado x memória RAM, então estamos sempre recomendando pelo menos 3200MHz para esse tipo de PC. Também, o usuário aqui faz uso de placa de vídeo dedicada, nenhum desses ganhos será traduzido para esse caso. E digo mais, o mesmo também não afirmou em momento algum a velocidade da sua RAM, ele pode muito bem já ter 3200MHz.

 

Claro, cada pequena coisinha pode aumentar um pouco mais o desempenho do processador, mas nunca vai chegar a 37% de ganho. Se você achar hoje em dia um processador que ganha 37% de desempenho bruto só com ajustes, então alguma coisa estava errada no seu sistema. Algo que pode melhorar um pouco o desempenho do processador, mas nada tão significativo, é a frequência da RAM, que não foi informada, e também se a RAM está trabalhando ou não em dual-channel.

 

Vejo que o usuário tem apenas 8GB, então muito provavelmente se trata de apenas um pente de 8GB, a adição de um segundo pode melhorar um pouco a situação. Principalmente porque 8GB não está sendo suficiente para um sistema focado em rodar jogos hoje em dia, considerando que a maioria dos usuário sempre terá vários apps abertos em segundo plano, e o próprio Windows já aloca uma boa parte da RAM para seu próprio funcionamento.

 

Em 06/10/2023 às 07:13, Necklace disse:

Outra coisa que posso lhe dizer é que não há gargalo de CPU, o 2200g roda facilmente o Valorant há mais de 90 quadros sem placa de vídeo dedicada e em 1080p.

 

O gargalo continua sendo claro no vídeo, não sei se você tem um bom entendimento do que significa gargalo, mas gargalo significa qualquer tipo de limitação que algum hardware do PC está causando. Até a placa de vídeo pode ser um gargalo quando você roda um jogo muito pesado graficamente, seu processador teria mais margem para FPS, mas o gráfico que você está usando está pesando mais na placa de vídeo e é ela quem está limitando o desempenho geral do PC. Mas no vídeo em questão vemos que a GPU está trabalhando com apenas 60% da sua capacidade, equanto o processador está com 90+% em todos os núcleos, visivelmente um gargalo de CPU.

 

90-110 FPS em um jogo como Valorant é "baixo" para a maioria dos jogadores. Um Ryzen 5 3600, por exemplo, pode facilmente 200-300 FPS nesse mesmo game, se for um Ryzen 5 5600, essa taxa pode chegar perto dos 400 FPS (se tiver placa de vídeo pra acompanhar), e nesses processadores 6/12, o jogo não vai usar todos os núcleos/threads, fazendo com o que processador trabalhe mais folgado, tendo mais margem para apps em segundo placano, e sem causar "travadinhas" no jogo. Quando você roda um game que faz uso intenso de todos os núcleos/threads disponíveis, travadinhas e coisas do tipo são muito comuns também.

 

O usuário não mencionou em momento algum qual seria a taxa de FPS que está tendo no jogo, mas conhecendo o nível de desempenho que um 2200G pode oferecer, e considerando que ele está reclamando do baixo uso de GPU e alto uso de CPU, isso deixa claro que ele não está tendo uma taxa de FPS agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!