Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, eu tenho esse pc faz alguns anos e estava funcionando perfeitamente, mas desde semana passada que sempre que eu ligo ele a luz da placa-mãe que indica problema de boot acende e ele vai direto pra BIOS.

O meu windows está instalado no meu SSD, mas quando eu procuro na placa-mãe ela não oferece ele como opção de boot. Só que eu resolvo isso simplesmente desconectando o cabo sata que liga o SSD a placa-mãe e conectando de novo. Ela reconhece o SSD na hora e liga normalmente o pc.

Eu testei ele com o CrystalDiskInfo e mostra que o SSD está 100% saudável, mas todo dia é sempre a mesma coisa: ligo o pc, vai direto pra BIOS e não reconhece o SSD, desconecto o cabo e conecto de novo, funciona perfeitamente.

Eu já testei outras portas sata mas continua assim, seria um problema no meu cabo? O que vcs acham?

Processador i5 11400

16gb de ram 

SSD Husky 256gb

Fonte Nidus 500

placa-mãe B560m Aorus Elite

Windows 10

Postado

Saudações!

Primeiro de tudo, é tentarmos chegar na solução por meio de eliminação:

Você chegou a testar com outro cabo SATA?

Pois a um tempinho atras tive algumas situações referente ao mesmo problema no qual o cabo era o problema (claro que não podemos isolar somente essa causa, podendo ser o próprio armazenamento)

Estarei lhe acompanhando, aguardo réplica, assim que possível irei respondendo.

• Curtir 1
Postado

@PedraX Opa, esqueci de mencionar, tenho tmb um HD de 1tb da seagate, é nele que eu instalo a maioria dos programas e guardo arquivos maiores.

@Speedp50 Ainda não testei com outro cabo, vou comprar outro segunda feira e volto aqui pra dizer o resultado! 

• Curtir 1
Postado

Faça o seguinte procedimento:

1) backup de arquivos importantes no SSD

2) desconecte o HD

3) reinstale o sistema só com o SSD conectado, preferência na SATA0

4) se bootar pode reinstalar o HD

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
6 horas atrás, Leooz disse:

No caso formatar o PC? Tipo pela configuração do sistema mesmo ali em Restaurar o PC?

Sim, só que o procedimento de restaurar não perde os dados, só a área do Windows é que é atualizada na forma padrão. Os aplicativos, games,etc precisam ser reinstalados.

De qq forma é bom fazer um backup de arquivos importantes em qualquer procedimento que envolva o disco.

PS: isso envolve área de downloads, área de trabalho...Se tiver algo importante lá.

PS2: tem opção de manter arquivos, se escolher a outra a partição será formatada.

• Curtir 1
Postado

@PedraX Ok, vou fazer backup dos arquivos no SSD depois desconecto o HD e faço o procedimento de restaurar o pc. você recomenda a opção de remover tudo pra fazer uma limpeza mais completa?

Postado
1 hora atrás, Leooz disse:

você recomenda a opção de remover tudo pra fazer uma limpeza mais completa?

Não é necessário. A restauração faz uma substituição(ou recuperação de algum arquivo que tenha sido corrompido) do sistema.

Ví agora o cabo SATA( o "rosa"), me parece que é um cabo genérico SATA1(isso mesmo, os de 150mbps), recomendo a troca por cabos SATA3, mas de boa qualidade. Costumam ser azuis, encontra preto tb, mas o importante é que o fornecedor garanta ser SATA3, que dá 600mbps de velocidade.

• Amei 1
Postado

Eu compraria os ASUS(é que vem 2 cabos).Só confira o comprimento, 40cm é suficiente na maioria dos casos, só tem que ver a posição do SSD em relação á MB.

Sobre o cabo da foto tá indicando que é SATA3

• Curtir 1
Postado

@PedraX Restaurei o PC mas o erro continua 😔

Será que é algum problema na porta SATA? Eu já testei na sata0 e na sata1, e tava pensando em testar nas outras. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Leooz disse:

Será que é algum problema na porta SATA? Eu já testei na sata0 e na sata1, e tava pensando em testar nas outras. 

Nas SATA? É difícil. Mais fácil é ser nesse SSD. Como teste, pode abrir uma partição no HD convencional e deixar um Windows instalado lá(em dual boot se quiser).

Se o problema acabar é o SSD e aí aconselho a comprar um SSD M.2 NVMe , aproveite que os preços estão bons aquí no Brasil mesmo.

• Curtir 1
Postado

@PedraX Oi! Olha só, eu abri uma partição no meu HD e instalei o Windows lá também. Eu acho que fiz de forma correta porque sempre que eu reinicio o PC ele pergunta qual dos dois Windows eu quero usar. 

Mas hj quando eu fui ligar aconteceu o mesmo problema, foi direto pra BIOS e ele não reconheceu nem o HD nem o SSD. Aí foi só eu desconectar o cabo sata do HD e botar na entrada sata1 e ele reconheceu tanto o SSD quanto o HD. 

O que você acha?

Postado

Caramba ! Por último pode fazer uma experiencia? Baixe um Linux Ubuntu e rode ele a partir do pendrive( acho que precisa um de 4GB).

Aí faça os procedimentos de boot, etc, navegue aí no Ubuntú mesmo e veja o funcionamento. Estou para dizer que aconteceu alguma coisa na MB ou na BIOS.

Como tentativa resete a BIOS. Tome o cuidado de desconectar os cabos de todos os discos.

Pode fazer tirando a bateria moeda, tire o cabo de força, espere 15 minutos(é para descarregar os capacitores da MB), e tire a bateria e deixe fora uns 15 minutos também, aí coloque de volta e ligue tudo.

Se continuar dando o problema, eu tentaria colocar um SSD NVMe na M.2 e deixar o sistema lá, se os SSD SATA e HD SATA continuarem dando problema é algo no controlador das portas SATA.

Só enviando para assistência.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@PedraX Amigo consegui ajeitar, era a bateria da placa-mãe, troquei ela e tá tudo certo.

Uma coisa tão simples e agente nem se ligou kkkkkk

Enfim, obrigado pela ajuda, abraço!

Postado
15 horas atrás, Leooz disse:

@PedraX Amigo consegui ajeitar, era a bateria da placa-mãe, troquei ela e tá tudo certo.

Uma coisa tão simples e agente nem se ligou kkkkkk

Enfim, obrigado pela ajuda, abraço!

Voltou a dar o mesmo erro... Vou tentar o que você disse e comprar um SSD NVMe na M.2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!