Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa configuração com Intel Core i9-13900KS está boa?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Montei esse setup recentemente e queria a opinião de vocês:

 

  • I913900Ks
  • GeForce RTX 4090 ASUS Rog Strix (overclock)
  • placa-mãe Gigabyte Z790 UD AX
  • RAM 32GB DDR5 5600MHZ
  • SSD 4TB 7300MB/s
  • Monitor FYHXele 4K 144Hz Adaptive Sync (G-sync ou Free-sync)
  • Mouse Logitech G502 Hero
  • Teclado Logitech G213
  • Cadeira Pichau Marble

Pc jpg.jpg

IMG_0056 jpg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu montei este PC para trabalho pesado, jogos de alto desempenho como Cyberpunk entre outros.

O objetivo foi de ter um equipamento pronto para qualquer coisa que exija alto nível de processamento gráfico. 

Vou utilizar o Nvidia Studio por exemplo e também, como sou entusiasta, resolvi ter um PC para durar bastante tempo. Quanto tempo deve durar até que precise de update na opinião de vcs?

Trabalho com programas de gerenciamento de dados na área econômica, por exemplo.

Existe algo que possa melhorar? Existem melhores monitores e RAM mais velozes, mas considero bobagem pois são bem mais caros fugindo do custo-benefício.

Sobre o monitor, por exemplo, conhecem? Ele foi importado pois não encontrava em loja brasileira. Queria mesclar Hz e resolução da melhor forma. 

Desculpem se não mencionei anteriormente isso, mas é que sempre aprendo algo a mais nos fóruns que participo. 😃

Meu antigo PC, que postei aqui no fórum, era um I5-8400 e 8GB de RAM, logo estou empolgado para testar esta...

No geral, queria um computador que durasse bastante tempo e se mantenha competitivo longos anos, mas ultimamente toda hora surgem novos produtos mais modernos...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Entendi.
Sobre duração do PC, é realmente difícil falar disso, pelo menos para mim. E não pela razão que você apresentou, o lançamento de produtos novos. Nem sempre o mais novo supera o anterior (vide a relevância da série 2000 da Nvidia, por exemplo). Acho que é difícil falar em duração no futuro simplesmente porque quem determina isso é o uso particular de cada um. No papel, seus componentes são os flagships das respectivas fabricantes (CPU e GPU). Mas, todo computador é uma interação entre hardware e software;a  depender de suas aplicações, talvez seja possível melhorar o setup colocando mais RAM, indo para 64? Não necessariamente para fazer as tarefas, mas talvez para fazê-las mais rapidamente?
Outra questão é que há também a interação entre componentes. Pense no Ryzen 9 7950X3D AM5, uma das CPUs mainstream mais capazes da AMD (excetuando os Threadripper): muita gente enfrenta problema de incompatibilidade dela com a RAM (já vi relatos de usuários experientes que simplesmente não conseguem fazer a RAM rodar a 6000Mhz, "apenas" a 5600; acima disso a CPU não inicia). Então, olhar especificações e escolher aquele componente que, no papel, é o melhor, nem sempre garante uma experiência melhor.

Então, se você pensa em melhoria, eu olharia para a RAM.
Outra coisa para a qual eu ficaria atento é a refrigeração. Eu pesquisaria e investiria no melhor sistema que encontrasse (gabinete + ventoinhas), para preservar sua máquina e também para fazê-la render o melhor que ela pode.

Quanto a games, meu caro, acho que você pode ficar bem tranquilo.
Por fim, insisto, não se sinta obrigado a fazer upgrade apenas por conta de lançamentos novos. Espere os testes. Seu PC vai durar sem necessidade de upgrade por quanto sua experiência for confortável para você. Quando estiver rodando uma aplicação, monitore o quanto de RAM/CPU está sendo usada e as temperaturas. Faça os ajustes aí (às vezes, no caso da Intel, e a depender do caso, é interessante fazer undervolt, diminuindo gasto e aumentando performance). Otimize seu computador para que ele consuma menos, produza menos calor e entregue mais. Depois de chegar nesse limite, aí sim, considere fazer upgrade. Você tem um setup poderoso aí já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Essa configuração com Intel Core i9-13900KS está boa?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!