Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core I5 13400f chegando a 100 graus em jogo


Posts recomendados

Boa noite!

Comprei um pc novo, montei essa semana e parecia tudo certo, temperaturas da CPU em idle entre 34 e 36ºC, porém quando tentava jogar algo a temperatura logo saltava pra 100ºC e o jogo fechava...
Achei ser problema de montagem do cooler, retirei o mesmo, reapliquei a pasta térmica e me certifiquei de prender as travas do cooler corretamente, as temperaturas permaneceram iguais.
Entrei em contato com a loja e o atendente do SAC me recomendou atualizar a BIOS. Fiz uma pesquisa rápida e descobri que a versão do BIOS instalada não era compatível com os processadores de 13ª geração da intel, achei ter encontrado o problema, mas após atualizar a BIOS para a versão mais recente o problema persistiu...

Após pesquisar exaustivamente, encontrei alguns poucos relatos semelhantes e algumas pessoas sugerindo que minha placa-mãe precisava ser configurada para não dar uma tensão muito alta para os processadores da intel, pesquisei a tensão recomendada do CPU e dizia 1.078V, mas o HWMonitor registrava altas de 1400+V, pensei ser esse o problema, fui na BIOS e mudei o Vcore de auto para 1100V. Isso corrigiu as altas temperaturas, apesar de o HWMonitor ainda registrar picos de até 1400V, porém os jogos ainda fecham após alguns minutos, então aparentemente não eram as altas temperaturas que estavam causando o fechamento dos jogos. Nenhuma informação de valor nos logs de erro dos jogos testados...

A GPU roda com temperaturas normais, tenho 2 ventoinhas de admissão frontais e uma ventoinha de exaustão próxima ao CPU na traseira do gabinete. Já reinstalei o driver de vídeo para testar e nada.

Specs:
Core i5 13400f
placa-mãe Gigabyte b660m gaming x DDR4
RTX 3070 TI

Fonte thermaltake 600w 80 plus bronze

32gb DDR4 3600mhz

NVMe 1tb

 

Alguém tem alguma sugestão do que pode estar causando esse problema, já que não é a temperatura?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Core I5 13400f chegando a 100 graus em jogo
19 minutos atrás, Matazs disse:

mas o HWMonitor

Jogue fora esse programa, ele não presta. Use o HWInfo64.

 

20 minutos atrás, Matazs disse:

porém os jogos ainda fecham após alguns minutos, então aparentemente não eram as altas temperaturas que estavam causando o fechamento dos jogos. Nenhuma informação de valor nos logs de erro dos jogos testados...

Mas... você testou com que jogos mesmo?

 

Outra coisa, você ativou o XMP na BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matazs disse:

Vou baixar o HWInfo e ver se dá alguma leitura diferente

 

Aposto que não vai dar diferença relevante. 😉 

 

Citação

... tenho 2 ventoinhas de admissão frontais e uma ventoinha de exaustão próxima ao CPU na traseira do gabinete. 

 

Mas qual o modelo do gabinete, ele faz muita diferença, bem como a qualidade das ventoinhas instaladas.

 

Você não disse, mas é de se supor que esteja usando o cooler box da Intel, então é normal temperaturas mais altas, mas não a ponto de desligar - ai é que entra a a influência do gabinete e fans.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, 1lokos disse:

 

Aposto que não vai dar diferença relevante. 😉 

 

 

Mas qual o modelo do gabinete, ele faz muita diferença, bem como a qualidade das ventoinhas instaladas.

 

Você não disse, mas é de se supor que esteja usando o cooler box da Intel, então é normal temperaturas mais altas, mas não a ponto de desligar - ai é que entra a a influência do gabinete e fans.

 

 

 

 


Gabinete T-Dagger TGC-G10B, ventoinhas genéricas de 30 reais

Mas como eu disse, após eu ligar o undervolting na BIOS ele não passa de 80ºC mas ainda assim o jogo fecha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, atualizando:

 

Levei o pc num tecnico e testamos outro processador (i5 12400f, ele não tinha da 13geração pra testar). Com o stock cooler a temperatura no game caiu pra 80°c e o jogo não apresentou problemas.  

 

Testamos tambem ambos processadores com um tower cooler robusto, no teste de stress do furmark o meu processador bateu 93 graus instantaneo, enquanto o de 12 estabilizou em 65 graus. Sei que a decima terceira geração é mais quente, mas em todas comparações que vi a diferença ficava entre 5 e 10°c mais quente e não 20-30°c, dito isto estou certo que recebi um cpu com defeito de fabrica e vou acionar a garantia... alguém ja teve um problema parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!