Ir ao conteúdo

Computador com Ryzen 5 4500 e Radeon RX 580 8GB desligando em jogos pesados

Ir à solução Resolvido por Esther_,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou desconfiando que minha fonte não é o suficiente para meu computador, ele desligou algumas vezes e foi informado no Visualizador de Eventos do Windows que o sistema foi desligado por falta de energia. Em jogos pesados, o consumo de energia pela minha placa de vídeo varia de 55~65W no máximo, e as vezes tenho queda de FPS, imagino que seja por energia insuficiente. Havia feito um rastreio dos parâmetros de desempenho do computador durante 1 minuto em um jogo, e percebi que nos momentos de queda de FPS o fornecimento de energia para o computador estava baixo. Realmente minha fonte é insuficiente? Qual seria uma boa opção?

[*] Observação: Essa fonte era de um computador antigo e já possui aproximadamente 4 anos de uso.

Segue o setup do meu pc:

CPU: Ryzen 5 4500

GPU: RX 580 8GB
RAM: 32 GB 3200 MHz

MDB: ASUS PRIME A520M-E
FONTE: Aerocool 500W (Sem certificações 80 PLUS)

Postado

Seria bom saber o modelo dessa fonte... se não souber, tire foto da etiqueta.

Mas na moral, fonte não seria o primeiro chute. Seu processador não consome muita energia, e a placa de vídeo também não é lá tão exigente.

• Solução
Postado

@Marthy

Fonte bomba com uma RX580.....

Era inevitável, alguma hora isso iria acontecer.

Recomendo as:

MSI MAG A550BN
SILVERSTONE VIVA 550W

Se o orçamento estiver baixo pegue uma:

Mancer 500w

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Seria bom saber o modelo dessa fonte... se não souber, tire foto da etiqueta.

Mas na moral, fonte não seria o primeiro chute. Seu processador não consome muita energia, e a placa de vídeo também não é lá tão exigente.

A fonte é essa da foto. Lembrando com tempo de uso de 4 a 5 anos.

fonte.jpg

10 minutos atrás, Sterzinha disse:

@Marthy

Fonte bomba com uma RX580.....

Era inevitável, alguma hora isso iria acontecer.

Recomendo as:

MSI MAG A550BN
SILVERSTONE VIVA 550W

Se o orçamento estiver baixo pegue uma:

Mancer 500w

Pois é eu havia comprado uma de 650w da Gamemax mas ela queimou então comecei a usar essa do computador antigo. Muito obrigado pelas sugestões.

Postado
9 minutos atrás, Marthy disse:

A fonte é essa da foto. Lembrando com tempo de uso de 4 a 5 anos.

Ah, perfeito, fonte com chave seletora de tensão, sem certificação nenhuma... ou seja, lixo eletrônico.

Não interessa se ela é o problema ou não: troque imediatamente. E já que já vai trocar, reze para isso dar sorte de resolver seu problema. Se der, ótimo; se não, aí você volta aqui e tenta diagnosticar.

De qualquer forma, você pode pegar essa. Aproveite que está até com um bom desconto.

Postado
4 minutos atrás, Imakuni disse:

Ah, perfeito, fonte com chave seletora de tensão, sem certificação nenhuma... ou seja, lixo eletrônico.

Não interessa se ela é o problema ou não: troque imediatamente. E já que já vai trocar, reze para isso dar sorte de resolver seu problema. Se der, ótimo; se não, aí você volta aqui e tenta diagnosticar.

De qualquer forma, você pode pegar essa. Aproveite que está até com um bom desconto.

Muito obrigado, estava de olho nela agora. Minha RAM são 2 slots de 16gb DDR4 e estão com overclock para 3200MHz, tudo bem para essa fonte do link né? Somente as RAMs estão com overclock, e é o padrão de fábrica que fica disponível no XMP na BIOS.

Postado
3 minutos atrás, Marthy disse:

Minha RAM são 2 slots de 16gb DDR4 e estão com overclock para 3200MHz, tudo bem para essa fonte do link né? Somente as RAMs estão com overclock, e é o padrão de fábrica que fica disponível no XMP na BIOS.

Para efeitos práticos, RAM não consome energia. Pode ficar tranquilo.

Postado
28 minutos atrás, Imakuni disse:

Para efeitos práticos, RAM não consome energia. Pode ficar tranquilo.

Certo, muito obrigado, assim que fizer a troca da fonte retorno aqui para contar sobre os resultados. Obrigado também @Sterzinha

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...