Ir ao conteúdo

Notebook ASUS X512FJ não liga após upgrade de RAM

Ir à solução Resolvido por b Nicolino,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos,

Notebook: ASUS x512fj

Esse notebook somente tem um slot de RAM, onde há um pente de 8gb. Pesquisei em outros fórum e vi que outros usuários conseguiram, com sucesso, fazer um upgrade para pente de 16gb.

Adquiri uma memória HYPERX 16gb 2666 cl15.

Após a troca do pente, a máquina não liga. A luz de LED acende, a cooler fica ativo, mas mesmo após cerca de 5 minutos, não dá boot.

Reinstalando a memória original, tudo volta a funcionar normalmente.

Minha dúvidas:

1) Como posso saber se minha máquina é compatível com essa memória, ou outra de 16gb?

2) Como posso confirmar se é defeito do produto?

3) Se é compatível e está funcionando, o que estou fazendo de errado? Será que atualizar a BIOS resolveria? Ou deveria aguardar mais tempo com o novo pente instalado após ligar?

Acredito que fiz a instalação correta, afinal, desinstalei e reinstalei algumas vezes o pente original e sempre funcionou. Segue imagens do CPUz e do notebook.

notebook.jpg

memoria nova.png

CPU.jpg

mainboard.jpg

memory.jpg

spd.jpg

Postado
3 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@b Nicolino Qual a marca do pente original ? e quantos MHz?

Acabei não tirando uma foto boa do pente original, mas não tem nenhuma indicação de marca, apenas o dissipador de calor em cada um dos lados. No CPU-Z fala em A-Data, de 1333 MHz, essa imagem é com o pente original. 

spd.jpg

foto ram original.jpg

Postado

@Pedroou Não me parece que tem uma memória soldada, apenas 1 stick de 8gb que fica no slot 2. CPU-Z não identifica nada no slot 1.

image.png.d5dd7e8ffcca8b90a529c7c73a29e8df.pngimage.png.5eb49badccde702b8b906903ad416841.pngimage.png.58a03220820832efd7c05c036ea92a74.png

10 minutos atrás, Pedroou disse:

Pelo que entedi ele vem com um slot soldado e mais um slot de upgrade. Mas pode ser alguma variação do modelo.

Quando vai no CPU-Z no slot 1 de memória diz o que?

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/ASUS/vivobook-15-x512fj

Vi esse tópico também antes da compra da memória e tentei comprar especificações similares à que funcionou aí, ainda que de outra marca.

• Membro VIP
Postado

Se olhar ali no modelo, o seu diz ser o X512FJC, ele nem aparece listado no site da ASUS (que é uma porcaria). Então o seu modelo não deve vir com os 4gb soldados mesmo. Eles devem ter removido esse slot mas a BIOS ainda reconhece ele.

Tenta entrar em contato com o suporte deles, talvez saibam responder. 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@Pedroou @Arthur Arnemann Obrigado a todos pelo suporte. Investigando no site internacional da ASUS, verifiquei que esse modelo tem limite de 8gb de memória do sistema. https://www.ASUS.com/laptops/for-home/vivobook/vivobook-15-x512/techspec/

Só não entendi como o usuário @mafixx conseguiu no post abaixo, talvez uma variação do modelo mesmo. Por enquanto vou manter como não resolvido na esperança de alguém ter tido uma experiência similar e resolvido. 

image.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!