Ir ao conteúdo

Upgrade para Core I5 8400 e GeForce GTX 1060 até R$4.000 para trabalho

Ir à solução Resolvido por Dárwin Resmini,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, então, comecei a trabalhar com 3d recentemente, e minha config atual está peidando muito, com crashes, reiniciando sozinho e até congelando todo o pc, que só resolve tirando da tomada. Já perdi muito progresso no trabalho por causa disso. E como da última vez que pesquisei sobre hardware foi em 2019, fiquei um pouco perdido com tanta variedade de processador, e eu queria a ajuda de vocês para trocar o processador, placa-mãe, ram e um novo SSD. 

Minha config atual é:

CPU i5 8400
PLACA-MÃE PRIME H310M-E
RAM 16gb

SSD 500GB + HD 1TB 

GPU gtx1060 6gb
FONTE cougar vte 600

Postado

@Snakess Olá!

você tem preferência por marca/plataforma?

Vou dar uma conferida nisso e vou tentar montar algo com base no 3D. Só me responda essa simples pergunta, que volto aqui e te respondo bonitinho.

Postado

CPU - Ryzen 7 5700x (R$ 1.450,00)
placa-mãe - ASUS TUF Gaming A520M Plus II (R$ 600,00)

Placa de vídeo - ASRock RX Radeon 6600 (R$ 1.200,00)

Total - R$ 3.250,00

Memória você pode manter os 16 GB operando a 3200Mhz, no mínimo. Caso sua memória não opere nessa frequência, aí sim sugiro um upgrade. Se você perceber que o seu PC, atualmente, utiliza todos os 16GB, troque para 32GB. Alguns programas 3d exigem bastante memória. Ainda tem uns R$ 750,00 no seu orçamento de 4k.

Armazenamento dê preferência a SSD NVMe M.2 como sendo o seu principal (não sei se o seu é M.2 ou SATA).

*valores à vista em sites de hardwares (Kabum, Terabyte...)

• Curtir 1
Postado

@Dárwin Resmini

No momento não vou trocar a placa de vídeo, o software que eu utilizo usa só o processador mesmo. Os 16gb já é muito pouco mesmo. Estou pensando em pegar essas RAM 16x4 e esse SSD, estou querendo aproveitar as promoções, com o processador, memórias, placa-mãe e SSD fica em torno de R$ 3.233. Precisa alterar mais alguma coisa ou já esta bom?

Postado
8 horas atrás, Snakess disse:

No momento não vou trocar a placa de vídeo, o software que eu utilizo usa só o processador mesmo. Os 16gb já é muito pouco mesmo. Estou pensando em pegar essas RAM 16x4 e esse SSD, estou querendo aproveitar as promoções, com o processador, memórias, placa-mãe e SSD fica em torno de R$ 3.233. Precisa alterar mais alguma coisa ou já esta bom?

Já dá um upgrade bacana. Procure observar, também, que às vezes 4 pentes de memória não são tão eficientes quanto 2 pentes de memória na questão de frequência/velocidade. Vou citar meu exemplo prático:

Tenho um Ryzen 7 5700x que suporta, sem overclock, memórias de até 3200Mhz. Num cenário ideal, inteligente e cauteloso, eu compraria 4 pentes de memória de 3200Mhz pra aproveitar o máximo que meu CPU pode suportar, certo?

Em partes, não. Se eu quero capacidade de memória e ter 64GB instalados, beleza. Faz sentido. Mas se eu quiser desfrutar do máximo dessas RAM, não é bem assim.

Isso porque as memórias são classificadas em Single Rank (1R) e Dual Rank (2R). Meu processador suporta o seguinte:

2x1R     DDR4-3200

2x2R     DDR4-3200

4x1R     DDR4-2933

4x2R     DDR4-2667

Como se pode observar, se eu utilizar 2 memórias Single Rank (1R) ou Dual Rank (2R), eu vou ter o máximo da frequência e velocidade (sem overclock). Agora, se eu colocar 4 memórias 1R ou 2R, eu terei 8,35% e 16,65%, respectivamente, de velocidade a menos. O problema está em saber se sua memória é 1R ou 2R, alguns fabricantes não informam. 1R é quando tem chips de apenas um lado, enquanto 2R é quando tem dos dois lados. Quando a fabricante é parceira ela identifica no próprio adesivo.
Resumindo, nem sempre mais é melhor e vai te dar a velocidade e melhoria que você gostaria.

• Solução
Postado
4 horas atrás, Snakess disse:

poderia me recomendar alguma marca boa de fonte para upgrades futuros? 

Eu sou velha guarda, vou sempre nas marcas que eu mais confiei.

Corsair 750w
Gigabyte 650w

Fique entre 650 e 800w de potência, isso te dará muita folga pra qualquer upgrade no futuro. Se tiver algum apego por marca específica (como eu tenho), procure modelos que tenham o selo 80 PLUS Bronze ou superior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!