Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal! Ultimamente a máquina está congelando ou perdendo o vídeo, sendo necessário reiniciar.. uso frequentemente o Riva Turner pra ficar de olho nas temperaturas.. e nada fora do normal mesmo com testes de stress em outros programas fora de game...

Tenho um i910900KF com uma z490 Vision G da Gigabyte, e RTX2060 ligados numa fonte Corsair VS650..  Essa fonte já veio de um i59400F numa b360 TuF gamming com  a mesma placa de vídeo que tinha a uns anos atrás.. então minha fonte deve ter uns 5 anos de vida mais ou menos.. 3 anos do pc antigo e 2 nesse novo setup.. 

Esse processador tem fama de esquentadinho (realmente) mas isso se resolve com o kraken x73 facilmente.. Eu nunca passo dos 80 graus em 100% de uso (Stock claro)... As memórias estavam overclocadas em 3600Mhz mas já coloquei em stock com seus 3000Mhz ( O problema continua).. A placa de vídeo passou nos testes de stress do Fumark também.. Então separadamente eu acredito que toda a parte de hardware está OK.

Como eu não manjo de energia elétrica ou não tenho uma outra fonte pra testar no pc, estou desconfiando seriamente da fonte.. O cabo que alimenta a CPU está esquentando demais e a ponta dos pinos estão escurecidas e um dos cabos (amarelo) está escurecido por fora.. Eu ligo somente os 8 pinos e não os 12 da CPU.. (Minha fonte nem tem esse cabo extra da CPU).. Mas como pesquisei bastante.. ví que esse cabo extra é somente pra quem vai fazer overclock e tal..Como eu não vejo a necessidade de fazer overclock nesse processador eu uso somente os 8 pinos.. e sempre funcionou muito bem até agora... 

Será que está forçando muito o cabo? Será que esse processador eu preciso ligar os 12 pinos? Qual fonte tem esses 12 pinos? (Seria 8 + 4).. Será esse o motivo do congelamento ou perda de vídeo? (Conectores esquentando) Será que é a hora de trocar minha fonte? Será que é a fonte? 

Coloquei algumas fotos nesse. (Fotos do conector e cabo da fonte / Foto do conector do cabo Sleeved) - To até com medo de ligar esse cabo da fonte direto na placa-mãe...

Desde já agradeço pessoal! Preocupado demais aqui.. 

image.png.7bcdc503f612b0da98e9d541d75e28ea.pngimage.png.a1261d793629e18bb53e4723bcd851da.pngimage.png.b6efb34fa41a974ad452ce85296bc8ea.png

Postado

@Vin4 Tente testar com apenas 1 módulo de memória. Inverta os slots de memória, alterne o uso das memórias para teste. Se apresentar o problema em algum dos módulos operando isoladamente, provavelmente o problema é no módulo de memória. Geralmente o problema é relacionado a isso.

Agora, se persistir o problema, pode ser processador, placa-mãe, fonte...

• Obrigado 1
Postado

@Vin4 A linha VS é uma linha bem básica, se for o modelo de etiqueta laranja ainda é mais preocupante. O correto mesmo é trocar essa fonte.

Postado

@Vin4

Bom dia

Deve ser esse cabo da CPU já com mau contato. Tenta arrumar uma boa fonte com todos os pinos da CPU mas como quebra-galho, tente apertar o conector metálico de cada fio desse plugue danificado com a ponta de uma tesoura ou coisa parecida e teste.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Confuso 1
Postado

Já fiz os testes com os pentes separados.. e o problema não deu.. o que é mais ***** é que é aleatório..mas quando eu faço o teste de stress com o furmark, tanto o CPU burner quanto o stress na gpu em 4k 8x mssa ele não dá o problema.. deixo meia hora 100% CPU e gpu e não dá problema.. o problema é quando eu tô jogando ou mexendo em programas de 3d ou render como SketchUp, Enscape, Lumion.. por isso pensei ser a fonte.. mas com os testes de stress não dá o problema aí passei pras memórias.. e como o problema acontece aleatoriamente fica muito complicado de descobrir... Já pensei ser as memórias da placa de vídeo... Já pensei ser a placa-mãe.. tô numa situação complicada, porque preciso fazer meus trampos e o Pc congela ou perde o vídeo... Já pensei ser os cabos sleeved também.. mas mesmo tirando o problema persiste.. 

@Gui GC Qual fonte você indica p essas configurações? Preciso aumentar a tensão ou 650w é suficiente? Pelo que vi no Power suply calculator ele me indica uma de 500w.. mas peguei 650w por segurança..

Postado
53 minutos atrás, Vin4 disse:

Pelo que vi no Power suply calculator ele me indica uma de 500w.. mas peguei 650w por segurança..

Esse erro todo mundo comete, prefere aumentar a potência da fonte e por outro lado baixa a qualidade da mesma, esse modelo Corsair VS é adequada para PC de escritório, jamais deve ser usada com um PC Gamer, torcer agora pra que ela não tenha estragado seu hardware.

55 minutos atrás, Vin4 disse:

Já pensei ser os cabos sleeved também

Sério que você usa essa gambiarra de cabos sleeved?

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela ajuda de todos galera! Aparentemente consegui resolver aqui.. 

Abri minha placa de vídeo, limpei todos os conectores.. troquei os thermal pads e a pasta térmica.. Alternei o cabo PCI-E da fonte.. essa VS650 tem 2 conectores desses..  E aparentemente tudo resolvido.. Ontem fiz meus trabalhos de renderização e joguei Starfield por umas 5 horas em 4k e o pc não perdeu mais o vídeo e nem congelou a imagem! Acho que agora deu certo em... 

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos! Fiquem com Deus! Um ótimo dia à todos! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...