Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Meu setup:
Ryzen 7 1700 Stock
24GB DDR4 2400MHZ
ASUS RTX 3060 12GB Stock
Gabinete Sharkoon BW9000-W

Recentemente fiz uma mega limpeza em meu PC, a ponto de ter quase 10°C a menos e de diferença em todos os meus componentes.

Onde moro está calor (por volta dos 34°C), e jogando Starfield com gabinete fechado notei que o HotSpot da GPU chegou a ficar na casa dos 96°C por uns bons minutos e só saiu desse número quando fechei o jogo.
Como ainda estamos na primavera, pode ser que no verão o negócio fique "mais punk" e gostaria de saber se isso é uma temperatura aceitável ou é preciso realizar algum ajuste para amenizar este número.

Vale ressaltar que não existe OC na GPU, estão com todas configurações "Default".

Abaixo deixarei um print das temperaturas captadas pelo HWMonitor.
image.png.02f6d949326775668b626c8dd49d9785.png

Desde já, agradeço quem puder me ajudar!!

Postado
8 minutos atrás, Lobarinhas disse:

@Marlon Victor Boa tarde!

Na CPU eu tenho o próprio stock cooler (Wraith Prism, se não me engano), assim como a GPU também usa cooler padrão dela mesmo.

Aqui também tá muito quente e bate isso dependendo do jogo. Alternativas que você pode fazer sem gastar é se possível deixar o gabinete aberto, diminuir as configuraçoes dos jogos. Você pode também de forma manual aumentar a velocidade da ventoinha. AMD geralmente são mais altas as temperaturas mesmo. Outras alternativas que envolvem gasto, seriam a troca de pasta termica e o uso de um Watercooler, cooler ou aircooler parrudo, pra dar conta de refrigerar bem. 

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico Oi!

Existe sim um cooler acima tirando o ar de dentro, confesso a você só não me recordar do tamanho dele.
E irei fazer o teste com gabinete aberto.

@Marlon Victor Irei abrir o gabinete aqui para ver como a placa de vídeo reage ... 
Agora, quando você fala do uso de WC ou Aircooler parrudo, você diz para usar na própria placa de vídeo?

E como um todo, eu travei o jogo em 30 FPS e irei abrir o gabinete para ver se muda algo.

• Curtir 1
Postado

@Lobarinhas Olá, vi que seu gabinete é com frente fechada e somente um micro espaço do lado para entrada de ar, recomendo trocá-lo por um modelo com mais airflow, vai melhorar a temperatura de sua placa de vídeo e também de seu processador.

Recomendo o Pichau Kazan 2 s/ Led ou se quiser tem o mesmo modelo com ventoinhas RGB, Pichau Kazan 2 c/ RGB.

Esse modelo é o mais citado aqui no fórum pois ele já vem com 4 ventoinhas, tem um airflow bom, e o preço é bem baixo.

• Curtir 1
Postado

@João Sanmartin  Oi!

Sim, meu gabinete é relativamente antigo e fechado, já estava considerando trocar de gabinete há algum tempo, mas como somente a temperatura da GPU está meio "aguçada" e o restante dos componentes seguem firmes, vou manter a aquisição do novo gabinete para mais para frente.

@Marlon Victor Entendi. A principio a CPU até que tem uma temperatura boa, e somente Starfield faz ela trabalhar a mais, mas nem chega a bater 70°C. Contudo é algo que posso pensar no futuro upgrade que pretendo fazer junto com gabinete, e então desenhar um bom fluxo de ar entre as peças.

E apenas para compartilhar, eu travei o FPS em 30 e abrir o gabinete e joguei tranquilo ... apesar de ter dado pico de 85°C, ele ficou na casa dos 75 ~ 80 maior parte do tempo:
image.png.14162e588ebd97e434d8b3b44ce8dafa.png

De qualquer maneira, entendo que seja mais o clima mesmo do que algum problema na GPU então ... vou ficar de olho em próximas jogatinas para ver se muda algo no comportamento (apesar de atualmente só estar jogando Starfield).

Se quiserem compartilhar alguma ideia, ficarei agradecido. Se não, muito obrigado pela ajuda!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...