Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento do meu CPU / placa-mãe VRM


Posts recomendados

Meu setup:

CPU: Intel Core i7-8700 (não é o modelo "K")
placa-mãe: ASUS PRIME H310M-E 2.0
memória RAM: 2x16GB DDR4 2666 MHz
Fonte de alimentação: NZXT C650 Gold Full Modular
Sistema de refrigeração: Air cooler Gamemax Gamma 200
Pasta térmica: Noctua NT-H2
GPU: RTX 3060 12GB.

Problema de superaquecimento:

Atualmente, meu PC está enfrentando problemas de superaquecimento (86º jogando TFT LOL). Tenho dúvidas sobre a origem do problema. Estou incerto se o culpado é o meu air cooler, que é mais barato do que a pasta térmica, ou se isso ocorre devido à minha placa-mãe de nível de entrada, que possui poucos VRMs (não tenho um conhecimento aprofundado sobre VRMs).


Soluções propostas:
Estava considerando a compra de uma placa-mãe Z390, mas os preços, especialmente com os impostos de importação, são proibitivos. Vi vídeos que demonstram que um water cooler de 360mm consegue resfriar até um processador i9 de 11ª geração. Com base nisso, estou pensando em instalar um water cooler de 360mm no meu i7 de 8ª geração, acreditando que ele proporcionará um resfriamento adequado. Isso me permitirá economizar uma quantia significativa ao evitar a compra de uma placa-mãe Z390 com os custos de importação.


Minha lógica baseia-se na suposição de que a placa-mãe esquenta devido à alta temperatura do processador. Como leigo no assunto, acredito que, se meu processador não superaquecer, não será necessário investir em uma placa-mãe com mais VRMs. Estou correto em minha linha de raciocínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser "enfeitado" mas este Gamemaxx Gamma 200 deve ser pior que o cooler box Intel - que foi considerado pelos analistas "a joke" quando do lançamento do i7-8700.

 

Substitua pelo DeepCool AG400 - R$ 134,00 ou DeepCool AG400 ARGB ~ R4 155,00 ou DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull, baixa ~2 graus a mais) ~R$ 148,00 -154,00

 

cooler-para-processador-gamemax-gamma-20

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!