Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria fazer uma fonte ininterrupta que conseguisse manter 1 MR30G v1.0 (acho que consome 12v 1A, não achei na internet), 1 Ls1005g (5v 0.6A) e um receptor de fibra (12v 1A), posteriormente gostaria de uma segunda fonte mais adiante para um MHDX1008 e 3 câmeras CFTV de 1A cada

Bom, atualmente estava com a ideia de fazer com baterias 18650 de 2200mah 3.7v, porém vem agora minhas duvidas, é melhor usar as células em 3.7v ou em 11.1v ? Os step-up/down seria bom usar algum com regulagem de corrente e 1 individual para cada saída ou apenas 1 step-up/down para as 3 saídas ?

Para carregar as baterias e manter a alimentação para os equipamentos, deve ser realizado com uma fonte 12v 3A (Supondo que ficou um pack de baterias de 11.1v 4400mah) ?

O BMS 3S é capaz de controlar contra descarga (<15~20%) e contra carregamento acima de 80%? (Procuro longevidade das baterias principalmente para não precisar substituir frequente)

Teriam modelos específicos de step-up/down para recomendar ? Lembro de ter comprado alguns que eram apenas de tensão, além de não darem nada certo com meu projeto passado estragavam muito fácil os reguladores...

Vale mais a pena usar 1 bateria 3.7v 2200mah para cada equipamento ou fazer o pack de 6 células para todos eles?

Postado

@Arthur Guillermo Então, a forma mais eficiente, seria ter 3 células em serie rendendo uma bateria de 12V pra alimentar os 2 equipamentos de 12V e um step down pra gerar os 5V a partir da bateria de 12V

O problema dessa abordagem é que quando a bateria for descarregando a tensão dela vai cair pra 11V, 10V... ate cair pra uns 8 a 9V e o BMS da bateria cortar a descarga, e os equipamentos podem não funcionar ou travar vão funcionar com essas tensões mais baixas,  impedindo o uso de toda a carga da bateria.

Se optar por um pack com 4 células em serie, totalizando uma bateria de 14-16V, dai usaria um regulador step down pra regular os 12V e outro para os 5V, dessa forma mesmo se a bateria descarregar perto dos 3V, você ainda teria mais de 12V pra manter os reguladores ate o BMS da bateria desligar.

Pra alimentar e carregar as baterias, uma fonte de notebook 19V usado bastaria.

Postado

@F4b10 

11 horas atrás, F4b10 disse:

@Arthur Guillermo Então, a forma mais eficiente, seria ter 3 células em serie rendendo uma bateria de 12V pra alimentar os 2 equipamentos de 12V e um step down pra gerar os 5V a partir da bateria de 12V

Então... não sei bem como os step-up funcionam pois apenas tentei em fontes, não sei se com a queda de tensão ele irá reduzir a tensão de alimentação e consequentemente a de saida...

A ideia era o pack de baterias com 12v porém com um step-up e down para tentar manter sempre 12v para os equipamentos

E para autonomia, vale mais a pena manter em 12v mesmo o pack ou deixar tudo em 3.7v~4.2v e usar step-ups ?

Tem um tempo que não mexo com coisas assim e tô meio esquecido, em teoria se fizesse com 3.7v teria um pack de 3.7v/4.2v 13200mah (6 celulas), já em 11.1/12v seriam 4400mah (6 celulas), se eu subisse para 14-16v seriam apenas 2200mah (4 celulas)

Tenho uma fonte perfeita para isso de 19,5v de 3,65a

Gostei bastante da ideia de colocar em 14~16v as baterias (pack de 4)... teria uma eficiencia energetica melhor com isso ou qualquer das 3 opções daria a mesma coisa? Sei que temos perda por calor na conversão, mas qual seria mais eficiente?

O que mais me intriga seria... se o pack de bateria começa cair a tensão, começa cair do step-down também?

Se sim, valeria mais a pena ter um step up e down para manter sempre igual 12v?

O bms teria que ser 4S correto?

Opções que estava de olho:

3x Lm2596 (Step-down) (Diz ser max 2A), para as saidas 12v 1A e 5v 0.6A

ou 3x Xl6019 (Step-down e up) max 1,5A

1x Xl4016 para step-down de entrada, porém gostaria um que desse para regular a corrente para poder fazer um carregamento lento para não desgastar a bateria (supondo que fique realmente 16v ficaria apenas com 220mah para bateria e  2600mah para o equipamento (2,82Ah total)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...