Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Eu utilizo minha máquina para produção musical, atualmente estou com um dinheiro para poder investir em minha ferramenta de trabalho e estou pesquisando alguns itens que considero essenciais para o desenvolvimento e fluidez do meu trabalho: Armazenamento e memória RAM.

Atualmente possuo um setup bem modesto, que está dificultando o meu trabalho quando utilizo determinados plugins que demandam muito da CPU.

Meu setup atual:

Placa-Mãe: Gigabyte A320 - S2H

Processador: AMD Ryzen 3 3100 4-Core Processor 3.59 GHz

memória RAM: 8gb

Placa de Vídeo: Radeon RX550 Series

Estou com apenas 2gb de armazenamento disponível, utilizo a DAW Fruit Loops 20.9 e muitos plugins necessitam de velocidade de leitura para otimizar o processo, pensei em adquirir um SSD M.2 NVMe para facilitar o meu trabalho neste quesito e me interessei por este:

SSD XPG Gammix S11 Pro, 2TB, M.2 PCIe, NVMe, Leitura: 3500MB/s e Gravação: 3000MB/s - AGAMMIXS11P-2TT-C

https://www.kabum.com.br/produto/110251/SSD-xpg-gammix-s11-pro-2tb-m-2-pcie-NVMe-leitura-3500mb-s-e-gravação-3000mb-s-agammixs11p-2tt-c

Em relação a memória RAM, quero expandir para 32GB - 2x16, me interessei por esta:

Memória Corsair Vengeance RGB RS, 32GB (2x 16GB), 3600MHz, DDR4, C18, Preto - CMG32GX4M2D3600C18

https://www.kabum.com.br/produto/382747/memória-corsair-vengeance-RGB-rs-32gb-2x-16gb-3600mhz-DDR4-c18-preto-cmg32gx4m2d3600c18

A minha dúvida é a seguinte, é possível realizar esse upgrade? A memória e o SSD, são compatíveis com a minha placa-mãe, com meu setup? Eu não entendo muito bem de hardware, pesquisei um pouco e vi as especificações da placa-mãe, vi que suporta o SSD M.2 e que a memória é DDR4, mas fiquei em dúvida em relação a essas velocidades, se suportam, se vão ler desta forma tanto no SSD quanto na memória RAM.

O valor do investimento é alto pra mim, vou fazer isso pois estou recebendo mais demandas de trabalhos e preciso aprimorar minha máquina para fluir mais o trabalho, tenho medo de investir e não ser compátivel.

Desde já eu agraço a quem puder me ajudar nesta questão.

Postado

Sua placa tem slot PCI Express 3.0, maioria dos SSD bom são 4.0, vai funcionar e é bom ter caso faça upgrade futuramente, mas ele não vai atuar em da 100% da competência.
SSD mais em conta: https://www.kabum.com.br/produto/380746/SSD-kingston-nv2-2-tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2800-mb-s-snv2s-2000g
Seu processador suporta memória de até 3200Mhz, pode consultar isso no site da fabricante: https://www.amd.com/en/product/9676
Eu não vejo 32GB de memória fazendo diferença analisando seu setup como um todo. Pra tudo que você consegue rodar com essa configuração 16GB vai aguentar tranquilamente. O FL funciona até em 4GB RAM, por ex.
memória RAM: https://www.kabum.com.br/produto/193500/memória-kingston-fury-beast-16gb-2x8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bbk2-16

• Curtir 1
Postado

Você monitora o uso de memória que seus programas consomem para chegar à conclusão de que 2x16gb é o ideal? 
Sobre a frequência, realmente, o fabricante da placa-mãe diz suportar até 3200mhz em OC, e certamente essa frequência deverá ser ativada por XPM. E mesmo que a descrição da placa-mãe não tenha sido atualizada, não é garantido que consiga 3600mhz sem ter tela azul, 3200mhz é seguro.
E o próprio processador garante 3200mhz com segurança.  

Sobre o SSD, o slot M.2 da sua placa-mãe é pcie 3.0, assim como o SSD que selecionou, que também é 3.0(gen3).
Já o indicado por Gabrieuz é pcie 4.0, porém funciona normalmente em slots pcie 3.0. Um detalhe é que esse SSD pcie 4.0 em questão  possui velocidades de pcie 3.0, e é recomendado devido ao baixo custo.
Porém se colocar os 2 rodando em slots M.2 pcie 3.0, não sei qual se sairá melhor nos testes de velocidade, mesmo que ambos possuam a mesma velocidade de leitura de 3.500ms/s.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabrieuz disse:

Sua placa tem slot PCI Express 3.0, maioria dos SSD bom são 4.0, vai funcionar e é bom ter caso faça upgrade futuramente, mas ele não vai atuar em da 100% da competência.
SSD mais em conta: https://www.kabum.com.br/produto/380746/SSD-kingston-nv2-2-tb-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2800-mb-s-snv2s-2000g
Seu processador suporta memória de até 3200Mhz, pode consultar isso no site da fabricante: https://www.amd.com/en/product/9676
Eu não vejo 32GB de memória fazendo diferença analisando seu setup como um todo. Pra tudo que você consegue rodar com essa configuração 16GB vai aguentar tranquilamente. O FL funciona até em 4GB RAM, por ex.
memória RAM: https://www.kabum.com.br/produto/193500/memória-kingston-fury-beast-16gb-2x8gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bbk2-16

Primeiramente eu agradeço pelo esclarecimento da dúvida e pelas dicas do upgrade mais em conta. Eu vou comprar esse SSD, já também para me garantir em um upgrade futuro.

Em relação a memória, eu verifiquei o quanto fica em uso em um projeto finalizado, com mixagem e masterização e está em 72% em uso, mais ou menos 4200MB aparece lá no projeto, ai se eu abro mais alguma coisa já começa a dar uns pipocos no áudio. 

Você acha que com 16gb já resolveria esse problema e eu teria folga para dobrar o uso? Porque eu sempre fico limitando o uso de pluguins mais pesados.

40 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Você monitora o uso de memória que seus programas consomem para chegar à conclusão de que 2x16gb é o ideal? 
Sobre a frequência, realmente, o fabricante da placa-mãe diz suportar até 3200mhz em OC, e certamente essa frequência deverá ser ativada por XPM. E mesmo que a descrição da placa-mãe não tenha sido atualizada, não é garantido que consiga 3600mhz sem ter tela azul, 3200mhz é seguro.
E o próprio processador garante 3200mhz com segurança.  

Sobre o SSD, o slot M.2 da sua placa-mãe é pcie 3.0, assim como o SSD que selecionou, que também é 3.0(gen3).
Já o indicado por Gabrieuz é pcie 4.0, porém funciona normalmente em slots pcie 3.0. Um detalhe é que esse SSD pcie 4.0 em questão  possui velocidades de pcie 3.0, e é recomendado devido ao baixo custo.
Porém se colocar os 2 rodando em slots M.2 pcie 3.0, não sei qual se sairá melhor nos testes de velocidade, mesmo que ambos possuam a mesma velocidade de leitura de 3.500ms/s.

Muito obrigado pela resposta.

Eu verifiquei hoje é o uso de memória fica em 72%, tem projetos que fica um pouco mais alto o uso, tem alguns que no programa mesmo mostra mais de 5.000MB. Neste caso 2x16gb seria muita coisa? 16gb já da conta com alguma folga?

Em relação a frequência pensei em pegar a sugerida pelo Gabrieuz que é compatível com o meu processador, teria como pegar dois pentes de 16, dos que vende separado? 

Sobre o HD vou investir nesse da Kingston visando o baixo custo. Caso eu for gastar um pouco mais seria na memória para eu ter mais liberdade, mas não sei se seria exagero 32gb, em relação aos informações que mencionei sobre o uso de memória.

Postado
1 hora atrás, Amplitude disse:

Eu verifiquei hoje é o uso de memória fica em 72%, tem projetos que fica um pouco mais alto o uso, tem alguns que no programa mesmo mostra mais de 5.000MB. Neste caso 2x16gb seria muita coisa? 16gb já da conta com alguma folga?

Se você tem apenas 1 pente de 8gb e o consumo fica em 72%, teoricamente mais 1 pente de 8gb resolveria. Não sei dizer se deve pegar 2x16gb, não sei a sua necessidade. 

A memória que Gabrieuz indicou é muito boa, latência baixa (CL16), boa frequência e boa marca.
Qual é seu pente de memória atual? Se seu pente atual for de por exemplo 2666mhz e adicionar um segundo pente de 3200mhz, a frequência que permanecerá é a da memória mais baixa.

Tanto faz pegar uma embalagem com 2 pentes ou comprá-los separados.

Esse aqui de 8gb por exemplo  LINK  está 138 reais, enquanto que a embalagem com 2 de 8gb indicada por Gabrieuz está 309 reais. 
Isso vale tanto para o pente de 8gb quanto para o de 16gb.

Postado
5 horas atrás, Crixus Champion disse:

Se você tem apenas 1 pente de 8gb e o consumo fica em 72%, teoricamente mais 1 pente de 8gb resolveria. Não sei dizer se deve pegar 2x16gb, não sei a sua necessidade. 

A memória que Gabrieuz indicou é muito boa, latência baixa (CL16), boa frequência e boa marca.
Qual é seu pente de memória atual? Se seu pente atual for de por exemplo 2666mhz e adicionar um segundo pente de 3200mhz, a frequência que permanecerá é a da memória mais baixa.

Tanto faz pegar uma embalagem com 2 pentes ou comprá-los separados.

Esse aqui de 8gb por exemplo  LINK  está 138 reais, enquanto que a embalagem com 2 de 8gb indicada por Gabrieuz está 309 reais. 
Isso vale tanto para o pente de 8gb quanto para o de 16gb.

Eu tenho dois pentes de 4gb de 2400MHz

São dois pentes iguais para utilizar o dual channel

2X Crucial Ballistix LT 4GB 2400MHz, DDR 4, CL16

Em relação a minha necessidade, vou usar para a produção musical, mas também quero baixar alguns jogos, eu jogo eventualmente, mas não estava jogando por estar sem espaço de armazenamento.

Tem projetos que o consumo chega quase a ficar em sua totalidade, isso só com o programa FL Studio Aberto.

Uma outra dúvida em relação ao SSD, se eu pegar um PCiE 4.0 com maior velocidade, vi uns que chegam a 7.000 MB/s, na minha placa-mãe teria esse desempenho, ou não chegaria ao potencial máximo por ser 3.0?

Vi esse aqui

SSD 2TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 6400MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-2T-CS

https://www.kabum.com.br/produto/169968/SSD-2tb-xpg-s70-blade-pcie-gen4x4-m-2-NVMe-leitura-7400mb-s-e-gravação-6400mb-s-3d-nand-agammixs70b-2t-cs

Vale a pena? É quase o mesmo valor do outro que eu citei inicialmente, é 4.0 e tem bem mais velocidade. Mas fiquei com essa dúvida se eu conseguiria utilizar todo o potencial dele.

Antes eu estava buscando um PCIE 3x4 pois eu pensava que na minha placa-mãe não iria ler um 4x4.

Obrigado.

Postado
1 hora atrás, Amplitude disse:

em relação ao SSD, se eu pegar um PCiE 4.0 com maior velocidade, vi uns que chegam a 7.000 MB/s, na minha placa-mãe teria esse desempenho, ou não chegaria ao potencial máximo por ser 3.0?

Para atingir as altas velocidades do SSD NVMe 4.0 é necessário placa-mãe B550 ou X570, e também um processador compatível com pcie 4.0, como é o caso do Ryzen 5 5600 por exemplo, ou então Ryzen 5 3600... há muitos. 
Não lembro todos modelos de cabeça, mas se colocar o nome de cada um deles no google o primeiro resultado da pesquisa será do site da AMD, com as informações do PCIE.

Se colocar um 4.0 de velocidade de leitura 7000mb/s na sua placa-mãe, ela lerá como 3.0, alcançando velocidades de 3000 a 3500 no máximo.
Mas não se torture por isso, as velocidades do SSD 3.0 são altíssimas e mais do que satisfatórias.

Recapitulando. Para ter PCIE 4.0 é necessário que Processador, placa-mãe e SSD sejam compatíveis, uma combinação de três itens.

O mesmo vale para Placas de vídeo PCIE 4.0: Processador, placa-mãe e Placa de Vídeo. Mas no caso das placas de vídeo, a diferença de desempenho entre 3.0 e 4.0 é irrelevante... ou não. Começaram a aparecer pessoas se queixando de desempenho ao se usar placas de vídeo 4.0 em plataformas 3.0 compostas por placas mãe básicas. 

Uma placa-mãe B550 bem construída custa a partir de 700 reais na data de hoje. A exceção são modelos da marca Biostar, que custam na terabyte de 400 a 500 reais na data de hoje, além de modelos básicos de marcas famosas, que custam abaixo dos 700 também.
Mas no caso dessas B550 básicas é necessário ler toda descrição para ver se não há alguma pegadinha.

Sobre as memórias. Não sabia que possuía 2 pentes de 4gb, sua postagem inicial deu a entender que tinha 1 pente de 8gb.
Mas se com 2x4gb o desempenho anda passando os 70%, 2x8gb deve resolver o caso.

• Curtir 1
Postado
Em 02/11/2023 às 15:18, Crixus Champion disse:

Para atingir as altas velocidades do SSD NVMe 4.0 é necessário placa-mãe B550 ou X570, e também um processador compatível com pcie 4.0, como é o caso do Ryzen 5 5600 por exemplo, ou então Ryzen 5 3600... há muitos. 
Não lembro todos modelos de cabeça, mas se colocar o nome de cada um deles no google o primeiro resultado da pesquisa será do site da AMD, com as informações do PCIE.

Se colocar um 4.0 de velocidade de leitura 7000mb/s na sua placa-mãe, ela lerá como 3.0, alcançando velocidades de 3000 a 3500 no máximo.
Mas não se torture por isso, as velocidades do SSD 3.0 são altíssimas e mais do que satisfatórias.

Recapitulando. Para ter PCIE 4.0 é necessário que Processador, placa-mãe e SSD sejam compatíveis, uma combinação de três itens.

O mesmo vale para Placas de vídeo PCIE 4.0: Processador, placa-mãe e Placa de Vídeo. Mas no caso das placas de vídeo, a diferença de desempenho entre 3.0 e 4.0 é irrelevante... ou não. Começaram a aparecer pessoas se queixando de desempenho ao se usar placas de vídeo 4.0 em plataformas 3.0 compostas por placas mãe básicas. 

Uma placa-mãe B550 bem construída custa a partir de 700 reais na data de hoje. A exceção são modelos da marca Biostar, que custam na terabyte de 400 a 500 reais na data de hoje, além de modelos básicos de marcas famosas, que custam abaixo dos 700 também.
Mas no caso dessas B550 básicas é necessário ler toda descrição para ver se não há alguma pegadinha.

Sobre as memórias. Não sabia que possuía 2 pentes de 4gb, sua postagem inicial deu a entender que tinha 1 pente de 8gb.
Mas se com 2x4gb o desempenho anda passando os 70%, 2x8gb deve resolver o caso.

Muito obrigado por todos os esclarecimentos. Comprei o SSD Da Kingston mesmo e acabei não resistindo e peguei 32gb de RAM, nossa agora estou sentindo que está voando a velocidade de carregamento dos projetos.

Gratidão pela disponibilidade em ajudar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!