Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

a placa de Vídeo a 100% de uso gera congelamento e travamento do pc?


Ir à solução Resolvido por waldirus,

Posts recomendados

helo galera, se puderem ajudar a mim. tenho notado travamentos bizarros só com jogos [mesmo jogos indie ou leves] usando minha radeon rx 460 ( i7 3770, 16 G RAM e fonte 500cx corsair) . tava bastante desconfiado que poderia ser superaquecimento, mas colocando o afterburner, a temperatura não tá gritante porém notei que a placa está em 100% de uso, cai só pra uns 90 e volta pro 100 durante o game que testei  .. testei jogando o game Sunkenland ... minha pergunta é: Este uso total da placa pode estar causando esse travamento total do pc? .. segue foto da ela quando trava, screen do game e alguns dados via cupz .. agradeço

yImagem 016 - Copia+.jpg

yImagem 034.jpg

yImagem 034 cpuz (5) rx.jpg

yImagem 034 cpuz (1).jpg

yImagem 034 cpuz (3).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@waldirus A placa de vídeo estar sendo utilizada em sua totalidade não deveria causar qualquer travamento/congelamento, amigo. A GPU realmente é pra estar em basicamente 100% de uso, é o cenário ideal.

 

Qual o seu armazenamento? Use o Crystal Disk Info pra mostrar como tá a saúde do HDD ou SSD que você tenha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que pode ser o HD?, mas é estranho pois tenho 3 hds, dois com win10 e um com win7, em todos os sistemas os games estão travando [no win7 trava menos mas trava] .... contudo tenho instalado o moo0 pc monitor e ele sempre apresenta "gargalo do HD"  queném na foto

yImagem 077.jpg

é barra ... pra piorar esse travamento é instável, as vezes jogo 2 horas sem dar nada . as vezes de 20 em 20 minutos trava tudo e já perdi até saves com essa droga 😞

19 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@waldirus A placa de vídeo estar sendo utilizada em sua totalidade não deveria causar qualquer travamento/congelamento, amigo. A GPU realmente é pra estar em basicamente 100% de uso, é o cenário ideal.

 

Qual o seu armazenamento? Use o Crystal Disk Info pra mostrar como tá a saúde do HDD ou SSD que você tenha.

valeu muito pela dica e pela ajuda com a resposta .... vou testar o soft que sugeriu , grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, waldirus disse:

será que pode ser o HD?

 

É uma possibilidade, embora seria estranho todos os 3 HDDs com o mesmo problema... esse problema dos congelamentos eu imagino que tenha começado relativamente recentemente? E você não modificou em nada o computador, ou seja, começou "do nada"?

 

Pela imagem ali do Rivaturner acredito que dá pra descartar qualquer possibilidade do problema estar relacionado com temperaturas ou falta de VRAM ou RAM. Então eu cogitaria que os HDDs estão piorando o desempenho, seja por desgaste ou algum defeito mecânico.

 

De qualquer forma eu já recomendaria você arrumar um SSD pra sua máquina, você consegue encontrar SSDs NVMe por um preço em conta hoje em dia, e a performance e durabilidade deles é bem superior à de um HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Batata Defumada disse:

 

É uma possibilidade, embora seria estranho todos os 3 HDDs com o mesmo problema... esse problema dos congelamentos eu imagino que tenha começado relativamente recentemente? E você não modificou em nada o computador, ou seja, começou "do nada"?

 

Pela imagem ali do Rivaturner acredito que dá pra descartar qualquer possibilidade do problema estar relacionado com temperaturas ou falta de VRAM ou RAM. Então eu cogitaria que os HDDs estão piorando o desempenho, seja por desgaste ou algum defeito mecânico.

 

De qualquer forma eu já recomendaria você arrumar um SSD pra sua máquina, você consegue encontrar SSDs NVMe por um preço em conta hoje em dia, e a performance e durabilidade deles é bem superior à de um HDD.

 

2 horas atrás, Gui GC disse:

@waldirus Pode ser o HD sim, no Windows 10 é péssimo usar HD pelo bug do HD indo a 100%. E se um HD tiver com problema isso pode afetar os outros também.

 

O ideal seria migrar para um SSD.

 

valeu demais  pela dica dos hds amigos, apesar de estranho acontecer o mesmo problema igualmente nos tres sistemas operacionais, [inclusive em um win10 que instalei somente pra testar os games e está apresentando problemas do mesmo jeito] ...... é barra pois não consigo mais jogar nada tranquilo, por ter medo desse travamento e freeze instável e imprevisível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

só pra encerrar este tópico. Vai aqui meu relato de como penso que "descobri" o problema até agora pelo menos ....... estou tentando há dias querendo jogar Stranded Deep e tava caindo do nada, as vezes jogo por 2 horas e vai normal, as vezes de 20 em 20 minutos cai .. Porém no ultimo  fds eu mudei bastante a configuração ... e não caiu nenhuma vez há 2 dias jogando toda hora. Então pra mim ficou claro que é a RX 460 que não ta dando conta. Já comprei outra placa. Vamos ver se me livro desses freeze de vez. Valeu aos que tentaram ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Tópico resolvido ... só pra dar meu relato. Comprei placa nova [nada top só intermediária] ...  mas tô jogando há 2 horas e zero crash !!! jogando stranded deep [meu vicio da atualidade] e tudo no ultra super lisinho e sem cair nenhuma vez (*sei que não é game pesado nem é muito atual, mas não tava conseguindo jogar nem ele de jeito nenhum sem apresentar problemas) ... mais uma vez valeu a quem tentou ajudar

yImagem 223  bb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!