Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu processador está limitando a frequência da minha memória e não achei nenhum vídeo falando especificamente disso.

Recentemente comprei a Memória Corsair Vengeance RT, RGB, 32GB (2x16GB), 4600MHz, DDR4, CL18 (CMN32GX4M2Z4600C18)

Minha placa-mãe é a ASUS Tuf Gaming Z690-Plus D4, Intel 1700 Z690, ATX, DDR4. E suporta até 5333mhz de velocidade de memória

e meu Processador é o Intel Core I7 12700 12ª Geração, 2.1GHz (4.9GHz Turbo), Cache 25MB, 12 Cores, 20 Threads, LGA 1700 - BX8071512700

que tem como velocidade máxima de memória até 3200 MHz. porém sei que a maioria dos processadores quando em DDR4 tem essa velocidade máxima de 3200 MHz.

E já vi muita gente com memórias de 3733 MHz DDR4 usando 3733mhz com processador que a velocidade máxima também é 3200 (minha memória só chega a 3400mhz) e fiquei na duvida.. existe algo que eu possa fazer para usar 4600? Não achei nenhum processador que suportasse mais que 3200 em DDR4. (Já atualizei a BIOS)

Postado
13 minutos atrás, rxizikk disse:

Recentemente comprei a Memória Corsair Vengeance RT, RGB, 32GB (2x16GB), 4600MHz, DDR4, CL18 (CMN32GX4M2Z4600C18)

@rxizikk Primeiro, que desperdício de dinheiro, quase nenhum CPU consegue usar essa memória na velocidade máxima, a não ser que dê sorte na loteria de silício.

Além desse kit ser EXTREMAMENTE overpriced.

14 minutos atrás, rxizikk disse:

E já vi muita gente com memórias de 3733 MHz DDR4 usando 3733mhz com processador que a velocidade máxima também é 3200 (minha memória só chega a 3400mhz) e fiquei na duvida.. existe algo que eu possa fazer para usar 4600? Não achei nenhum processador que suportasse mais que 3200 em DDR4. (Já atualizei a BIOS)

Essa velocidade nos sites é o máximo que a fabricante garante que vá funcionar, você pode usar o XMP ou OC manual para chegar na velocidade da sua RAM.

Postado

Quando comprei eles não estavam tão caros quantos hoje em dia 😂 não sou louco de gastar tanto, mas enfim.. consegue identificar algum processador no mercado que suporte 4600mhz DDR4? e como posso fazer OC manual? o XMP dá minha memória só atinge 3400mhz, mais do que isso o PC não da vídeo. 

Postado

Justiça se faça, seu setup está todo errado... mas enfim. Comece se livrando desse processador ultrapassado, pegue um de 13a / 14a geração para ter algum benefício de verdade que justifique o dinheiro que está gastando.

Resolvido esse problema, teste XMP com o chip novo e veja o que acontece.

Postado

@rxizikk

3 minutos atrás, rxizikk disse:

consegue identificar algum processador no mercado que suporte 4600mhz DDR4?

Como eu disse, com sorte qualquer um atinge, já vi alguns malucos do OC colocarem 5800mhz em um Ryzen 7 5700G, mas não é qualquer 5700G que vai aguentar isso.

4 minutos atrás, rxizikk disse:

e como posso fazer OC manual?

Isso varia de placa-mãe para placa-mãe, tem que ver onde os overclocks são feitos na sua.

4 minutos atrás, rxizikk disse:

o XMP dá minha memória só atinge 3400mhz, mais do que isso o PC não da vídeo. 

Então é isso, seu i7 só vai aguentar isso mesmo, não vai nem adiantar tentar irar mais das memórias.

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Comece se livrando desse processador ultrapassado, pegue um de 13a / 14a geração para ter algum benefício de verdade que justifique o dinheiro que está gastando.

A questão é, compensa comprar um i7 13700F por exemplo só pela RAM? O i7 12700 ainda é um ótimo CPU, não há real motivo de upgrade agora.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, PlayerUzU disse:

A questão é, compensa comprar um i7 13700F por exemplo só pela RAM? O i7 12700 ainda é um ótimo CPU, não há real motivo de upgrade agora.

É, na realidade seria melhor vender tudo e pegar um Kit Ryzen. Além de ficar com mais desempenho, de brinde ainda sobra dinheiro no bolso... mas se é para justificar ficar com essa DDR4 e placa-mãe zuadas, paciência, tem que fazer o upgrade.

Postado

Entendi! Falta de sorte mesmo, eu não fazia ideia que meu processador podia limitar a frequência da memória antes de comprar. Muito Obrigado pela ajuda!! Estou pensando mesmo em vender, quando comprei o preço não estava nem perto do que está hoje, quase triplicou. 

Postado

@rxizikk Mas você está usando esse kit com uma GPU né? Porque o gráfico integrado dos Intel Core são um horror comparado ao dos Ryzen.

17 minutos atrás, rxizikk disse:

eu não fazia ideia que meu processador podia limitar a frequência da memória antes de comprar

A muito tempo atrás (2005 para trás, LGA775 foi o último assim da intel) realmente não era o CPU, mas sim a placa-mãe, já que o controlador de memórias ficava nela.

Mas mesmo assim, a diferença de desempenho é quase nada se olhar, cai no diminishing returns (rendimentos decrescentes), que é basicamente chega a um ponto onde aumentar mais algo não da o mesmo ganho que antes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!