Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bat Script para desabilitar internet


Ir à solução Resolvido por ricardo_br,

Posts recomendados

Olá pessoal, se estou postando no tópico errado, peço desculpas. Eu estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês. Eu utilizo no meu computador um software de astronomia que foi descontinuado e não existe outro similar. Quando você abre o programa ele automaticamente se conecta com o site do desenvolvedor para checar se ele é original ou pirata. Até aí tudo bem, eu paguei a licença dele, então não tenho com o que me preocupar. O problema é que a empresa que o desenvolveu não existe mais e portanto não existe mais o site para fazer essa checagem. Esse programa verifica se tenho conexão com a internet e constatando que sim ele se conecta com o site. Como não tem mais página alguma o programa simplesmente fecha sozinho! Agora, se por algum motivo eu não tenho acesso à internet o programa entende isso e abre de boa, assim que minha conexão com a internet for restabelecida o programa chega a licença. 

 

Então, a solução que encontrei foi desabilitar o adaptador de rede enquanto eu estiver usando o programa. Na internet eu achei um vídeo que ensina a fazer dois scripts, um para desabilitar o adaptador de rede e outro para habilitar novamente, funcionou perfeitamente. Só que eu gostaria de um scritp único para desabilitar e habilitar o adaptador. Fui na comunidade do Windows e me indicaram esse script para fazer no bloco de notas, ele checa o estado em que se encontra o adaptador de rede e desabilita ou habilita:

 

@echo off
setlocal enabledelayedexpansion

set "interfaceName=Ethernet" rem Coloque o nome da sua interface de rede aqui

rem Verifica o estado atual da interface de rede
for /f "tokens=3" %%a in ('netsh interface show interface ^| find /i "%interfaceName%"') do (
set "status=%%a"
)

rem Com base no estado, desabilita ou habilita a interface
if /i "!status!"=="enabled" (
netsh interface set interface "%interfaceName%" disabled
echo Interface desabilitada.
) else (
netsh interface set interface "%interfaceName%" enabled
echo Interface habilitada.
)

endlocal

 

Segundo me ensinaram, eu devo definir o nome da interface de rede que deseja controlar na variável "interfaceName". Só que eu não sei onde encontro o nome da interface e onde coloco dentro desse script. E não me responderam mais faz uns 4 dias! Eu fui no gerenciador de dispositivos e lá o adaptador de rede está com o nome de "Realtek PCIe GbE Family Controller", é esse mesmo o nome que pede no script. Bom, coloquei no lugar das variáveis "%interfaceName%", savei como arquivo .bat mas não resolveu! O que eu posso estar fazendo de errado? Meu computador utiliza o Windows 10 Home.

 

Desde já, agradeço qualquer orientação.

Adaptador rede.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pensei nisso que o @kgin falou seria mais fácil bloquear o programa no firewall do que ficar bloqueando e desbloqueando o adaptador mesmo que seja por script. Também é possível bloquear o site pelo arquivo hosts, digamos que o site dele seja www.astro.com.br.

 

Dentro do arquivo hosts você cria uma entrada assim:

 

127.0.0.1 www.astro.com.br

 

O arquivo hosts fica em %windir%\system32\drivers\etc -> hosts

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, kgin disse:

Já tentou bloquear o programa no firewall do windows?

 

como bloquear o acesso de internet a um programa.

 

11 horas atrás, ricardo_br disse:

Também pensei nisso que o @kgin falou seria mais fácil bloquear o programa no firewall do que ficar bloqueando e desbloqueando o adaptador mesmo que seja por script. Também é possível bloquear o site pelo arquivo hosts, digamos que o site dele seja www.astro.com.br.

 

Dentro do arquivo hosts você cria uma entrada assim:

 

127.0.0.1 www.astro.com.br

 

O arquivo hosts fica em %windir%\system32\drivers\etc -> hosts

 

 

Não adianta bloquear o programa pelo firewall, também não adianta bloquear pelo arquivo hosts. Esse programa foi descontinuado, a empresa que o desenvolveu não existe mais e por consequência não existe site algum para ser bloqueado o seu acesso. O programa não é de instalar, ele é auto executável, só colocar a pasta dele no disco local "C" e clicar no executável. Quando você faz isso, a primeira coisa que o programa faz é checar se o seu computador está tendo acesso à internet. Se estiver, então ele tenta se conectar com o site para validar a licença. Agora, se me computador tem acesso à internet, mas o programa não consegue acessar a página, surge uma janela dizendo para verificar a conexão e quando clico no "X" dessa janela ela simplesmente fecha e o programa não abre. Mas se meu computador não tem acesso à internet, o programa vai interpretar que estou tendo um problema momentâneo de conexão e então ele exibe uma mensagem com a opção de usá-lo no modo offline. Nesse modo ele fica com suas funcionalidades bem limitadas, mas para o que uso já serve. O "X" da questão está justamente no acesso à internet, de nada vai adiantar eu bloquear o acesso se o meu computador tem acesso à internet. Espero que tenha entendido o verdadeiro problema.

 

Bom, vou continuar procurando na internet por uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeca_PRNo caso você teria que colocar o nome da interface e não o nome do Adaptador ("Realtek PCIe GbE Family Controller") no script. O nome da interface é algo como Ethernet ou Wi-Fi, você pode ver os nomes das interfaces abrindo o comando executar (WINDOWS +R) e digitando ncpa.cpl e pressionando ENTER

 

Qual o caminho pra o programa eu vou tentar fazer um batch aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 06/11/2023 às 13:24, ricardo_br disse:

@Zeca_PRNo caso você teria que colocar o nome da interface e não o nome do Adaptador ("Realtek PCIe GbE Family Controller") no script. O nome da interface é algo como Ethernet ou Wi-Fi, você pode ver os nomes das interfaces abrindo o comando executar (WINDOWS +R) e digitando ncpa.cpl e pressionando ENTER

 

Qual o caminho pra o programa eu vou tentar fazer um batch aqui...

Desculpe a demora em responder. O programa chama-se AstroTraker e fica em C:\Program Files (x86)\Auto Traker\AutoTraker.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Zeca_PR

 

Criando um atalho que desligue a internet quando você abre o programa e habilite a internet novamente quando o mesmo e fechado:

 

Passo 01: Clique com o botão direito no local onde deseja criar o atalho, Novo, Atalho

 

Passo 02: Na parte "Local do item:" coloque o código abaixo e clique em "Avançar".

 

C:\Windows\System32\cmd.exe /c start wmic path win32_networkadapter where PhysicalAdapter='True' call disable&"C:\Program Files (x86)\Auto Traker\AutoTraker.exe"& wmic path win32_networkadapter where PhysicalAdapter='True' call Enable

 

Passo 03:  Defina um nome para o atalho e clique em "Concluir".

 

Passo 04: Clique com botão direito sobre o atalho, Propriedades, na guia Atalho clique em "Avançadas", e marque a opção "Executar como Administrador"

 

Passo 05: Se quiser mude o icone do atalho: Clique com botão direito sobre o atalho, Propriedades, na guia "Atalho" clique em Alterar Ícone
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ricardo_br disse:

@Zeca_PR

 

Criando um atalho que desligue a internet quando você abre o programa e habilite a internet novamente quando o mesmo e fechado:

 

Passo 01: Clique com o botão direito no local onde deseja criar o atalho, Novo, Atalho

 

Passo 02: Na parte "Local do item:" coloque o código abaixo e clique em "Avançar".

 

C:\Windows\System32\cmd.exe /c start wmic path win32_networkadapter where PhysicalAdapter='True' call disable&"C:\Program Files (x86)\Auto Traker\AutoTraker.exe"& wmic path win32_networkadapter where PhysicalAdapter='True' call Enable

 

Passo 03:  Defina um nome para o atalho e clique em "Concluir".

 

Passo 04: Clique com botão direito sobre o atalho, Propriedades, na guia Atalho clique em "Avançadas", e marque a opção "Executar como Administrador"

 

Passo 05: Se quiser mude o icone do atalho: Clique com botão direito sobre o atalho, Propriedades, na guia "Atalho" clique em Alterar Ícone
 

 

 

Muito obrigado Ricardo, agora deu certo! Essa janela do CMD que fica aberta, é normal assim? Bom, o importante é que agora posso utilizar o programa normalmente. Sendo assim, podemos considerar esse caso como resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!