Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou pra fazer um upgrade tenho uma ASUS b450m gaming br e um Ryzen 5 2600 quero por um Ryzen 7 5800 pois ele vai suportar 4 canais de memória e um RTX 3060. porém um amigo disse que esse processador mesmo sendo am4 não suporta Ryzen maior que 5700 e todos abaixo do 5800 são 2 canais de memória. Alguém sabe me ajudar ??

Postado

Atualizando o BIOS sim, mas não é boa ideia instalar este CPU de alto consumo nesta placa-mãe básica.

Use um Ryzen 5700X, que consome menos e tem praticamente o mesmo rendimento, a diferença é menos de 5%.

Citação

Ryzen 7 5800 pois ele vai suportar 4 canais de memória 

todos abaixo do 5800 são 2 canais de memória

Seu amigo falou bobagem, não tem nada disso, o 5800X como qualquer outro Ryzen AM4 suporta apenas 2 canais -  "dual channel"; só AMD Threadripper suporta "quad channel" .

A B450M Gaming/BR tem 4 bancos de memória, você pode instalar 4 pentes ex. 4x8Gb, mas vai funcional em "dual channel".

Usando 4 pentes corre o risco de atingir a limitação do controlador de memória e ter que reduzir a frequência, ex. de 3200 para 2933 ou 2667Mhz, a AMD só garante:

• Velocidade máxima da memória - Up to 3200MT/s
  • Max Memory - Speed
  • 2x1R DDR4-3200
  • 2x2R DDR4-3200
  • 4x1R DDR4-2933
  • 4x2R DDR4-2667

Então se quer usar 32GB compre dois pentes de 16Gb.

• Amei 1
Postado

Porque comprar 4 memórias 2933 se pode comprar 2 de 3200MHz, que o ideal para os Ryzen?

1R = memória com chips apenas de um lado do PCB

2R = memória com chips nos dois lados do PCB

Não tem como saber previamente como é a memória, a não ser que consiga o datasheet.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...