Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 anos depois, mesmo defeito com SSD. De modelo e marca diferente.


Posts recomendados

No começo de 2021, comprei meu pc. Ele alguns dias depois começou a apresentar um problema: Ele travava, dava tela azul, reiniciava o pc e ia pra BIOS. Percebi, observando o gerenciador de tarefas, que momentos antes do meu pc travar, meu SSD ia para 100% de uso, e não mostrava nenhuma operação usando ele. Depois de várias tentativas de resolver o problema, só resolveu "definitivamente" no final de 2021, quando o técnico me recomendou trocar o SSD. Na época, usava um SSD NVMe da XPG, e eu troquei ele por um da Kingston. Aparentemente, era esse o problema, pois meu pc ficou praticamente dois anos funcionando. 

Nesse meio tempo, tive um problema com umidade e tive que trocar a minha placa-mãe, processador e ram. Acabou que no final foi um upgrade pois eu aproveitei pra melhorar essas peças que haviam dado defeito.

Mas minha placa de vídeo e minha fonte são os mesmos desde que quando originalmente comprei meu pc, além do SSD que troquei no final de 2021. 

Enfim, agora meu pc está apresentando praticamente o mesmo quadro. Do nada, o SSD vai para 100% sendo que aparentemente nenhuma operação está usando ele. A diferença é que agora ele não está dando tela azul nem travando completamente, apenas ficando EXTREMAMENTE lento. Acredito que só não esteja dando tela azul por conta do meu processador, que atualmente é um bem melhor do que usava na época do defeito original. (13600kf vs 10400f). Mas de resto, é exatamente o mesmo quadro, exatamente como acontecia antes. Depois de alguns instantes ele volta ao normal, para pouco tempo depois voltar pra 100% e tudo ficar lento de novo.

O que faço? Substituo novamente meu SSD, até que dê defeito de novo?

Imagem do WhatsApp de 2023-11-06 à(s) 20.47.16_a1fe3d43.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-11-06 à(s) 20.48.51_2e676ce1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cláudio Piansky disse:

@Tiberio É uma fonte Smart Series 600w da Thermaltake.

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Smart Series 80+ white da Thermaltake está classificada como Tier F - trocar imediatamente, baixíssima qualidade, como não informou a sua placa de vídeo fica meio difícil de recomendar uma fonte de qualidade que seja adequada para sua configuração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiberio Obrigado, vou procurar mais e buscar seguir sua recomendação. 

Minha placa de vídeo é uma RTX 3060 ti da gainward

Minha config completa:

I5-13600kf
B660M X Gigabyte DDR4
(2x) 8gb ram 3200mhz kingston fury
WC LS520 Deepcool
3060 ti gainward
Essa fonte peba aí (thermaltake smart 600w)
Gabinete Galax.

Obs: Em 2021, quando o técnico testou meu antigo SSD em outros computadores, em todo computador que ele testou deu tela azul, mostrando que havia realmente um defeito no SSD. (Que no caso, pode ter sido causado então pela fonte, isso?)

Qual fonte me recomenda?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Cláudio Piansky disse:

(Que no caso, pode ter sido causado então pela fonte, isso?)

Provavelmente.

 

16 minutos atrás, Cláudio Piansky disse:

Qual fonte me recomenda?

Recomendo a Corsair CX550F RGB Series que é Tier B e adequada para usar com a RTX 3060ti GDDR6, caso não pense em fazer overclock no processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Tiberio disse:

Melhor mesmo é ligar num bom filtro de linha como os da marca Clamper, jamais em estabilizador ou nobreak (Short-Break).

https://www.kabum.com.br/produto/220301/dps-iclamper-energia-8-com-filtro-de-linha-8t-2p-t-10a-biv-preto-clamper-013000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!